Cena de Inumanos
inumanos Crédito: Sony/Divulgação

Inumanos: assistir ou não assistir, eis a questão

Publicado em Séries

 

Lançada em 29 de setembro nos EUA, a série Inumanos (ou Marvel’s Inhumans) recebeu diversas críticas negativas. O Próximo Capítulo assistiu e compartilha com você as sensações

Tenho que admitir que sou uma pessoa “do contra”. Gosto muito de ver uma produção que TODO mundo está falando mal, só para poder falar algo diferente (o contrário também, tá?). Foi exatamente isso que aconteceu com Inumanos (ou Marvel’s Inhumans, se você preferir o nome original). Me convenci a ver porque eu tinha que encontrar algo que não fosse tão ruim assim na série.

Não leio quadrinhos, então, eu não conhecia os personagens e nem a história da série. Mas vamos lá, inumano é o termo usado para designar as pessoas que fazem parte de uma espécie que, ao ser exposta a terrígena, ganha poderes. Se você é familiarizado com Marvel’s agents of S.H.I.E.L.D., lá está cheio de inumanos há algumas temporadas. Até por isso é fácil entender porque a Marvel decidiu fazer essa série. A intenção foi ter mais uma produção no mesmo universo.

No entanto, não deu muito certo. Inumanos estreou em 29 de setembro nos Estados Unidos com um episódio duplo e, antes, tinha sido exibido para convidados em uma sala de cinema IMAX. Desde então, a moral (ainda nem existente da série) foi ladeira abaixo e tudo indica que a produção encerrará sua história apenas com os oito episódios previstos na primeira temporada. Mas por quê? É justo?

Assisti ao episódio duplo e acho que sim as pessoas foram muito duras com a série. Mas sim, eu também entendo porque ela não será renovada e nem deveria. Inumanos é uma produção genérica e tem o azar de ser do mesmo produtor de Punho de Ferro, Scott Buck, que já havia sido criticado demais na série da Netflix (e eu até que defendi, lembra?).

A produção tem os defeitos de muitas séries de heróis que existem por aí: tem efeitos especiais fracos (isso tem a ver com o baixo orçamento da tevê) e um roteiro cheio de furos. Seu maior pecado é, sem dúvidas, ter um protagonista que não causa empatia ao espectador. Mas, vai, não é sofrível de assistir, tem muita coisa pior.

Episódio duplo de Inumanos

Crédito: Sony/Divulgação
Crédito: Sony/Divulgação

Inumanos começa apresentando a família real da cidade de Attilan, localizada na Lua e residência dos inumanos, que vivem escondidos dos humanos. O clã é composto por Raio Negro (Anson Mount), o rei; Medusa (Serinda Swan), a primeira-drama; Maximus (Iwan Rheon), o irmão do rei; Crystal (Isabelle Cornish), irmã de Medusa; além dos fiéis escudeiros do rei, Karnak (Ken Leung) e Gorgon (Eme Ikwuakor). Cada um deles têm um poder. Quer dizer, menos Maximus, que não manifestou nenhuma mudança em seu processo com a terrígena. Raio Negro tem uma voz fatal — que matou os pais deles (e por isso ele não fala). O poder de Medusa está em seu cabelo (cortado logo nos primeiros episódios). Karnak pode ver as possibilidades de cada acontecimento. Crystal possui poderes elementais. E Gorgon tem pernas que causam terremotos no solo.

Attilan vive em um sistema de castas. Aqueles que manifestam poderes estão na mais alta e quem não tem poder nenhum fica trabalhando nas minas. Maximus é o único inumano sem poder que vive uma vida de luxo. No entanto, ele não está satisfeito com o sistema proposto pelo irmão Raio Negro e quer, a todo custo, assumir o trono e ir para a Terra. Em uma atuação boa de Iwan Rheon, o personagem é o grande (senão, o único) destaque de Inumanos. Há um pouco de Ramsay Bolton, de Game of thrones, no personagem e, por isso, pode agradar.

Porém, Rheon não consegue segurar a série por completo. Não é que seja ruim, mas a produção tem erros infantis, como personagens que deveriam ser excelentes sendo derrotados em seus próprios trunfos. Um exemplo disso é Karnak caindo de um penhasco quando chega à Terra. A promessa de efeitos de primeira ao estilo de cinema não foi cumprida. Além disso, tem horas que é confuso e difícil entender as motivações dos personagens. Como não achar que o sistema de Attilan é opressor? Ou seja, o espectador acaba tendo mais empatia com o vilão do que com o mocinho. Bola fora.

Apesar disso tudo, se Inumanos não se levasse a sério, como algumas séries de heróis fazem (estou falando das concorrentes The Flash e DC Legend’s of tomorrow), até funcionaria. E, se você, assiste S.H.I.E.L.D. pode esperar que o enredo de Inumanos tenha algum efeito na produção. Isso sim poderia ser um ponto positivo para Inumanos, sobreviver dentro de outra série.

OBS: Se você quiser tirar a prova e a assistir a primeira temporada, a produção estreia no Brasil em 14 de novembro, às 21h, com exibição de três episódios seguidos, no canal Sony.