house of cards

House of Cards: O que você precisa lembrar para acompanhar a nova temporada

Publicado em Séries

Socorro! Chegou a nova temporada de House of Cards, e quem disse que alguém consegue lembrar tudo o que aconteceu? É muita confusão política nessa Casa Branca para a gente! Mesmo sendo brasileiro, não dá para acompanhar o ritmo. Então aqui vai uma ajudinha:

House Of Cards GIF - Find & Share on GIPHY

1ª temporada

Tudo começa com Frank Underwood, um parlamentar ambicioso, pragmático, frio e calculista. Após apoiar o presidente Garrett, ele não ganha o posto de secretário de Estado, como havia negociado. O chefe da Casa Branca quer que ele continue no Congresso, promovendo sua agenda. Frank não deixa transparecer sua frustração (porque ele nunca deixa nenhum dos seus pontos fracos a mostra, a gente sabe), e faz de conta que está tranquilo com a situação, mas começa a traçar um plano inescrupuloso para ganhar mais poder.

Nesse ponto, Claire, esposa de Frank, está a frente de uma ONG que leva água à comunidades africanas. Assim como o marido, ela também tem aspirações políticas, e usa a instituição para tentar ampliar seu poder e sua influência internacional.

Em sua jornada por vingança, Underwood inclui algumas peças no seu jogo de xadrez imaginário. São elas: Zoe Barnes, uma jovem jornalista ambiciosa, que faz um trato com o parlamentar. Ele fornece informações exclusivas para ela, e em troca ela expõe fatos do interesse dele. Não demora muito para o acordo profissional se estender a um relacionamento sexual; Peter Russo, um congressista que Frank usa para arruinar o senador Kern, escolhido pelo presidente como secretário de Estado. Underwood consegue que ele seja substituído pela senadora Catherine Durant.

O protagonista também consegue ardilosamente acabar com uma grande greve de professores, e passa uma lei de educação, melhorando assim seu relacionamento com o presidente.

Em meio a tantos planos ardilosos, algumas coisas saem de controle. Enquanto o fiel funcionário de Frank, Doug Stamper tenta acobertar escândalos de Peter Russo, a trama fica ainda mais dramática. Doug paga uma prostituta que foi presa em uma noite em que Russo dirigia bêbado, para que ela não revele que foi contratada pelo congressista. Ela entra em contato com Doug diversas vezes, até que ele a contrata para um último serviço. Ela seduz Russo e o faz fracassar em uma importante entrevista. Essa sequência de eventos termina com Peter sendo assassinado por Frank.

2ª temporada

Zoe e seus colegas jornalistas, Lucas Goodwin e Janine Skorsky investigam o desaparecimento de Rachel Posner. Para por um fim a isso, Frank decide matar Zoe, simulando um acidente/suicídio no metrô (Sim, gente, logo no primeiro episódio da temporada). Janine se assusta e imediatamente para com as investigações, mas Lucas, que estava apaixonado pela jornalista assassinada, fica obcecado em provar o envolvimento de Frank no homicídio. Em uma armadilha, ele é acusado de ciberterrorismo pela polícia

House Of Cards GIF - Find & Share on GIPHY

Frank Underwood consegue o posto de vice-presidente, e Claire se aproxima cada vez mais da Primeira Dama. Nesta temporada, descobrimos que a mulher de Underwood foi estuprada durante a faculdade por um militar e recorreu a um aborto.

No seu plano de conquistar a presidência, Frank precisa afastar o Walker de um dos seu maiores aliados (e inimigo dos Underwood), o empresário Raymond Tusk. Após interferir em negociações com chineses, na construção de um porto, Frank consegue criar uma desconfiança entre os dois amigos.

Depois desta manobra, ele consegue fazer com que uma investigação sobre doações de dinheiro para os republicanos, que ligava a administração da Casa Branca a China, terminasse com a renúncia do presidente. Dessa forma, vemos Underwood assumindo a presidência no final da segunda temporada.

3ª temporada

Essa temporada acompanha o início do governo de Underwood, e sua luta para vencer as primárias democratas e se qualificar para disputar as eleições presidenciais de 2016.

O início do seu mandato enfrenta uma baixíssima aprovação, e o presidente lança campanhas para tentar diminuir os números de desemprego. Internacionalmente, o casal se mobiliza. Enquanto Frank recebe o presidente da Rússia, Viktor Petrov, e tenta melhorar as relações entre os dois países, Claire assume o posto de embaixadora da ONU. O mandato dela não traz bons resultados, e para resolver um empasse com a Rússia, Petrov exige que Claire deixe seu cargo.

Contrariada, ela se afasta da ONU. Durante as prévias democratas, em uma longa batalha contra Heather Dunbar e Jackie Sharp, Frank começa a se distanciar da esposa. A medida que a tensão entre o casal aumenta, as eleições se aproximam. A temporada termina com Claire abandonando Frank e partindo para o Texas, para ficar com a mãe.

Smoking GIF - Find & Share on GIPHY

4ª temporada

A quarta temporada acompanha a campanha presidencial de Frank, e a tensão que ele enfrenta ao não ter Claire do seu lado. Enquanto a esposa está no Texas, planejando concorrer ao Congresso, Frank começa a apoiar a concorrente de Claire. Em retaliação, a esposa libera uma foto do sogro com um líder da KKK, o que abala a candidatura de Underwood.

Claire continua pressionando, e diz que se Frank não a aceitar como vice-presidente, ela irá anunciar publicamente que eles estão se divorciando.

Nessa temporada, Lucas Goodwin entra em um programa de proteção a testemunhas, e sai da cadeia. Ele continua obcecado com a ideia de que Frank matou Zoe, e para se vingar, planeja assassinar o presidente. Durante um protesto, o jornalista atira contra Frank, mas mata seu guarda-costas, Edward Meechum. Por sua vez, o segurança consegue acertar um tiro em Lucas, que morre na hora. No meio da confusão, uma bala acerta Underwood, que é imediatamente internado.

Não demora muito para Frank sair do hospital, o casal fazer as pazes, e Underwood aceitar que eles são mais fortes quando estão juntos. Em uma manobra em que finge apoiar Catherine Durant como vice, Frank consegue que o partido apoie a candidatura de Claire ao cargo.

O fim da temporada é extremamente caótico para os protagonistas. Enquanto o ex-editor chefe do The Washington Herald, Tom Hammerschmidt, resolve dar continuidade ao trabalho de Lucas Goodwin e publica uma reportagem comprometedora sobre Frank com informações obtidas através de Remy Danton, Jackie Sharp e Garrett Walker, uma negociação terrorista termina mal.

Em rede nacional, o fim do sequestro de uma família por um líder terrorista preso pelos Estados Unidos desanda. Após conseguir a libertação de duas pessoas e o consentimento de Yusuf Al Ahmadi para intermediar o acordo em favor do último refém durante uma transmissão ao vivo pela TV, o casal se desespera com o péssimo desempenho na campanha, e pisa na bola.

Eles decidem, de última hora, declarar guerra ao terrorismo, e anunciam publicamente que não irão mais negociar com os seqüestradores. A temporada termina com o assassinato do refém enquanto os Underwood assistem friamente.

House Of Cards GIF - Find & Share on GIPHY

Ufa, acho que de maneira bem resumida, isso é o que a gente precisa lembrar para acompanhar essa nova temporada. Agora, vamos correr para a Netflix e assistir os 13 novos episódios! Quer saber o que vem por aí? Leia nossa crítica.