Dira Paes em Verão 90 como Janaína
dira Foto: Globo/João Miguel Júnior. Janaina começou Verão 90 vendendo marmitas e termina como empresária da gastronomia Dira Paes em Verão 90 como Janaína

Homenagem ou repeteco? Vale tudo é citada em novelas atuais

Publicado em Novela

Rastros da clássica Vale tudo podem ser encontrados em tramas de Verão 90 e A dona do pedaço

Clássico é clássico. Não tem jeito — sempre que podem os autores voltam a eles. Mas há de se tomar cuidado, pois o limite entre homenagem e repetição é bem mais tênue do que parece.

Escrita em 1988 por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a novela Vale tudo talvez seja o maior dos clássicos da nossa teledramaturgia. Não é por acaso, então, que vira e mexe nos deparamos com algumas referências a ela em produções contemporâneas. Atualmente, é possível identificarmos traços de Vale tudo em dois folhetins: Verão 90 e A dona do pedaço.

Mas as tramas de hoje em dia bebem da fonte de Vale tudo em doses e intensidades bem diferentes. As referências de Verão 90 são bem mais explícitas, tendo algumas cenas inclusive copiadas. A dona do pedaço é bem mais sutil e a semelhança pode até passar despercebida.

Um dos pilares de Vale tudo era o ódio que Maria de Fátima (Glória Pires) tinha da mãe, Raquel (Regina Duarte). A menina infernizou a vida de Raquel para que a mãe ficasse rica, sem se importar se por meio de um golpe ou do trabalho de vendedora de sanduíches naturais do qual Maria de Fátima morria de vergonha.

Lembrou da relação entre Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e Janaína (Dira Paes) em Verão 90? Pois é… Para piorar as coisas, Raquel venceu na vida e, de vendedora ambulante, passou a dona de restaurante. Janaína tem trajetória parecida: vendeu marmitas numa kombi, trabalhou num bufê e abriu o próprio restaurante. A sutileza vem em apenas um detalhe: o nome dos dois restaurantes é o mesmo: Paladar.

As “referências” não param por aí. Para ficar rica a qualquer custo, Maria de Fátima faz uma aliança com a icônica Odete Roitman (Beatriz Segall), que se identificou com a ambição da moça. Foi Odete que defendeu Maria de Fátima das acusações de Raquel mesmo sabendo que a pupila estava errada.

Salto no tempo. Em 2019, Jerônimo se alia a Mercedes (Totia Meirelles), que também defende o rapaz de Janaína. As semelhanças entre Odete e Mercedes não param por aí: as duas são muito ricas, esnobes, exaltam o exterior e querem cada vez mais poder. Eu não me surpreenderia com um assassinato de Mercedes agora que Verão 90 está na reta final. Quem será a Leila — personagem de Cassia Kiss em Vale tudo que matou Odete Roitman — da vez?

Uma das cenas mais marcantes de Vale tudo aconteceu no último capítulo, quando o vilão Marco Aurélio (Reginaldo Faria) foge do Brasil em seu jatinho particular “dando uma banana” para o país. Era uma crítica à impunidade, tom adotado em Vale tudo desde o início. Em Verão 90, a cena foi repetida em versão completamente debochada e fora de contexto por Vanessa (Camila Queiroz) quando ela deixou o país após mentir no julgamento de João (Rafael Vitti).

Inspiração sutil em A dona do pedaço

Juliana Paes como Maria da Paz de A dona do pedaço
Foto: Globo/João Miguel Júnior. Maria da Paz venceu na vida, mas não se rendeu a regras de etiqueta em A dona do pedaço

Mais sutil, porém, com semelhanças na trama principal, A dona do pedaço também lembra Vale tudo, especialmente na trama de Maria da Paz (Juliana Paes) e Josiane (Agatha Moreira), mãe e filha na novela de Walcyr Carrasco.

A semelhança é que Josiane tem vergonha da origem pobre de Maria da Paz. A dona da rede de bolos começou no ramo vendendo seus quitutes no porta-malas de um carro emprestado. Agora, ela tem uma grande rede de bolos, com mais de 10 unidades. É a Raquel da confeitaria!

Mesmo assim, Maria da Paz continua com essência que tinha no início e sem se preocupar com questões de etiqueta, o que deixa Josiane envergonhada. Como quem tem dinheiro é a mãe, Josiane arma com o playboy Régis (Reynaldo Gianecchini) para que ele tenha um romance com Maria da Paz e roube a fortuna dela. Quem será que deu essa ideia para Josiane? Será que foi a Maria de Fátima, que, ao lado de César (Carlos Alberto Riccelli), tentou uma jogada parecida pra cima de Afonso (Cássio Gabus Mendes)?

Em defesa de Walcyr Carrasco, autor de A dona do pedaço, temos que dizer que Afonso não tinha ligação nenhuma com Raquel e que filhas malvadas não são bem uma exclusividade de Vale tudo.

Ainda tem o fato de Josiane jogar a mãe contra Amadeu (Marcos Palmeira) e separá-la do homem por quem ela é apaixonada, assim como Maria de Fátima fez com Raquel e Ivan (Antonio Fagundes) em Vale tudo.

É como a velha máxima diz: na televisão nada se cria, tudo se copia. Mas bem que Verão 90 podia ter a sutileza de A dona do pedaço ao homenagear a obra-prima que é Vale tudo. Se bem que sutileza não foi bem a marca de Verão 90, mas isso é assunto para outro papo!