Cena do filme La la land - Cantando estações
Reprodução/Internet

Gostou de La la land? Confira cinco séries musicais para assistir

Publicado em Séries

Vencedor de seis prêmios Oscar, o filme La la land – Cantando estações agradou público e crítica. Se você gostou do longa, que tal conferir outras produções do gênero musical? O Próximo Capítulo lista séries musicais para você assistir.

Desde que estreou nos cinemas, o filme La la land – Cantando estações, de Damien Chazelle, chamou a atenção da crítica e do público. Inclusive daqueles espectadores que não estão acostumados a consumir musicais, que é o gênero do longa-metragem vencedor de seis prêmios Oscar e que acompanha o casal Sebastian (Ryan Gosling) e Mia (Emma Stone) em busca da vida artística em Los Angeles, nos Estados Unidos. Pensando em você que curtiu La la land, mas não está habituado a acompanhar produções musicais, o Próximo Capítulo lista abaixo cinco séries musicais para assistir e cantar junto!

Séries musicais

Séries musicais
Crédito: Reprodução/Internet. Séries musicais: Glee, Nashville, Empire, Crazy ex-girlfriend e Smash

Glee

De criação de Ryan Murphy (American crime story: The people vs. O.J. Simpson), Glee surgiu na televisão americana aproveitando o sucesso de High school musical (aquele filme da Disney com Zac Efron, lembra?), mas buscando um pouco mais de maturidade. Para isso, a produção convocou alguns artistas famosos na Broadway para compor o elenco, como Lea Michelle (Rachel Berry) e Matthew Morrison (Will Schuester).

Com um elenco forte de cantores, Glee acompanhava a saga do professor Will Schuester, que, infeliz com suas aulas de espanhol, decide criar um coral na escola McKinley. No entanto, fazer parte do clube de música, o New Directions, não é necessariamente o sonho de todo aluno. O professor precisa de fato recrutar o grupo, que acaba sendo formado por Rachel, Finn Hudson (Cory Monteith), Kurt Hummel (Chris Colfer), Mercedes Jones (Amber Riley), Artie Abrams (Kevin McHale) e Tina Cohen (Jenna Ushkowitz).

A série estreou em 2009 e ficou no ar durante seis temporadas, com encerramento em 2015. Antes de se destacar como musical, Glee chamou a atenção por trazer ao protagonismo aqueles personagens que costumavam ser descartados em produções juvenis: gays, jovens fora dos padrões estéticos e nerds. Além disso, a produção lançou vários artistas como Lea Michelle, Grant Gustin (nosso atual Flash) e Melissa Benoist (a Supergirl).

Em seis temporadas (todas disponíveis na Netflix), Glee apresentou versões de canções de clássicos de diferentes ritmos, indo do rock ao pop, além de ter criado mash-ups e até algumas canções originais. Ainda aproveitou para homenagear alguns artistas em episódios temáticos, como Os Beatles, Madonna, Whitney Houston, Michael Jackson e Britney Spears.

Empire

A trilha sonora de La la land bombou no Spotify, mas bem antes a série Empire viu o álbum com as músicas exibidas na produção (todas originais e com batidas R&B) atingir a primeira posição do ranking da Billboard, batendo, na época, o disco de Madonna, o CD Rebel heart. A última série musical a conseguir o feito tinha sido Glee.

De criação de Lee Daniels (responsável por outra série musical, o seriado Star com Queen Latifah) e Danny Strong, Empire mostra a disputa dos filhos de Lucious Lyon (Terrence Howard), rapper famoso que descobre ter uma doença grave, pela gravadora da família. Ao mesmo tempo, a ex-mulher do músico, Cookie (Taraji P. Henson) sai da prisão após passar 17 anos cumprindo uma pena no lugar do ex.

A produção possui três temporadas. A segunda parte da terceira temporada será exibida a partir de 15 de março, à 1h, no canal Fox Life. A transmissão é simultânea no Brasil e nos Estados Unidos. Ao todo, serão nove episódios. As outras temporadas estão disponíveis no aplicativo da Fox.

Nashville — No ritmo da fama

No ar há quatro temporadas, Nashville — No ritmo da fama tem como protagonista Rayna James (Connie Britton), uma cantora de música country norte-americana em ascensão. Para aumentar a repercussão da artista, a produtora de Rayna sugere que ela faça uma turnê com a estrela Juliette Barnes (Hayden Panettiere). No entanto, as duas querem seguir caminhos diferentes e começa uma disputa entre as cantoras.

Como o próprio nome diz, a série é uma referência a cidade que revela os principais artistas da música country dos Estados Unidos e tem como foco as canções do estilo rural. Atualmente, a produção está na quarta temporada no Brasil, com exibições às segundas, às 21h30, no canal Sony. E uma quinta sequência já está no ar nos Estados Unidos.

Crazy ex-girlfriend

Criada e protagonizada pela atriz Rachel Bloom, a comédia Crazy ex-girlfriend mostra a vida de Rebecca Bunch, uma jovem advogada que decide largar a vida estável em Nova York após reencontrar o ex-namorado da adolescência Joshua Chan (Vincent Rodriguez II), que está retornando para a cidade natal, a pequena West Covina, na Califórnia. Ela, então, segue os passos do ex, procurando a felicidade da época em que namorava com Josh.

A produção já tem duas temporadas. Por enquanto, apenas a primeira está disponível na Netflix e uma terceira está confirmada, ainda sem data de lançamento. O grande diferencial de Crazy ex-girlfriend é que a série não faz versões de músicas populares, todas as canções apresentadas na produção são originais e representam um diálogo dentro da história. Ficou curioso? Leia aqui uma crítica sobre a comédia.

Menção honrosa!

Smash

Disponível até outro dia na Netflix (snif, snif… já pode voltar?), Smash mostrou durante duas temporadas a disputa entre as personagens Karen Cartwright (Katharine McPhee) e Ivy Lynn (Megan Hilty) para conquistar o papel de Marilyn Monroe em um musical da Broadway, sob o título de Bombsell.

Diferentemente de Glee, Smash se caracterizou por ter um enredo mais adulto e por mostrar como funciona fazer parte de um musical dentro da conceituada Broadway, em Nova York, nos Estados Unidos. A produção também tinha no elenco nomes conhecidos da televisão, como Debra Messing (da série Will & Grace), Anjelica Huston (A família Adams) e Jennifer Hudson (Dreamgirls: Em busca de um sonho).

No quesito musical, Smash fazia uma boa mescla entre versões de canções atuais, como Shake it off (Florence and The Machine), com músicas originais, como Let me be your star. Mas parece que isso não foi o suficiente para garantir a permanência da produção, que foi cancelada após duas temporadas de exibição.