meu nome é liberdade Crédito: Internet/Divulgação

Globo estreia Meu nome é liberdade, produção canadense mais conhecida como The book of negroes

Publicado em Minissérie

A emissora transmitirá a primeira temporada da minissérie Meu nome é liberdade a partir desta sexta-feira (18/1) após o BBB 19 com dublagem especial

A Globo tem apostado nas séries internacionais para bombar o serviço on-demand Globoplay, que já tem em seu catálogo produções como The Big Bang Theory e The good doctor. Uma das estratégias da emissora tem sido exibir o primeiro episódio das novas séries na tevê aberta em formato degustação. Porém, nesta sexta-feira (18/1), a emissora faz um lançamento simultâneo com a nova produção do catálogo: a minissérie Meu nome é liberdade, que está tanto na plataforma, como será exibida às sextas-feiras depois do BBB 19.

Meu nome é liberdade, que no Canadá foi lançada como The book of negroes, é inspirada no livro de Lawrence Hill (2007) e foi exibida na América do Norte em 2015. A minissérie chega ao Brasil com três anos de atraso, mas não teria momento melhor para a história de Aminata Diallo (Aunjuane Ellis), uma mulher que ainda jovem foi levada da África Ocidental para a Carolina do Sul como escrava, ser retratada na tevê.

Em seis episódios, a minissérie, que se passa no século 17, acompanha Aminata desde à infância, com 11 anos quando é capturada, até a vida adulta, já escrava. Ao longo desse período, a personagem passou por muitos problemas, desde violência física à sexual. Com muita luta, aprendeu a ler e a escrever, conseguiu oportunidades e foi recrutada para ajudar a registrar os nomes dos negros que trabalhavam para a Inglaterra em meio à Guerra da Independência Americana.

Imagem de Aminata Diallo na minissérie ‘Meu Nome É Liberdade’. Crédito: Globo/Divulgação

Cabe a Aminata escrever “o livro dos negros”, daí o nome do livro e da série original. Esse relato da história é inspirado em documentos reais do governo britânico que traziam o registro dos escravos que lutaram pela Coroa Britânica na Revolução Americana.

Com uma protagonista extremamente forte, a minissérie retrata e debate um período nebuloso para muitos países — a escravidão do povo negro e africano — sem medo de expor e mostrar cenas fortes. Pelo contrário, a produção faz questão de mexer na ferida, até por isso, é tão urgente.

Na versão que será exibida pela Rede Globo, a produção terá uma dublagem especial feita por parte do elenco da emissora. Sheron Menezzes, Érico Brás e Ailton Graça dão voz aos personagens principais da trama. “Esse trabalho é especial por diversos motivos. Além de ser um exercício desafiador como atriz, no qual tive que somar a minha interpretação à interpretação da Aunjanue Ellis, tem o fato de ser um papel intenso. Tive a voz como único recurso para transmitir a riqueza dessa personagem e de sua história”, afirmou Sheron Menezzes em material de divulgação da Globo.

Confira abaixo o trailer de Meu nome é liberdade