stormborn

Game of thrones: Em Stormborn, a guerra começou, assim como as mortes e os tempos de teorias

Publicado em Séries

Não é Game of thrones se não tiver muita intriga, morte e teoria. E foi exatamente isso que o segundo episódio da série, Stormborn, entregou.

Cuidado! O conteúdo abaixo contém spoilers!

Depois de bom episódio de abertura, Game of thrones exibiu na noite de domingo (23/7) o segundo capítulo da sétima temporada da trama. Intitulado Stormborn — uma referência a um termo usado para se referir a Daenerys Targareyn (Emilia Clarke) nos livros –, o episódio apresentou tudo que os fãs mais gostam na trama: reencontros, guerras, mortes e espaço para teorias.

Stormborn já começou trazendo de volta uma personagem importante para o terreno de teorias. A sacerdotisa vermelha, Melisandre (Carine van Houten), chegou em Pedra do Dragão para convocar Daenerys para se unir a Jon Snow (Kit Harington) na luta contra os Caminhantes Brancos. Para convencer a mãe dos dragões, Melisandre citou uma das teorias do príncipe prometido, que salvará o continente de mais uma noite longa. Missandei (Nathalie Emmanuel) aproveitou para dizer que a profecia pode ser traduzida tanto para príncipe, como para princesa. Ou seja, olha Game of thrones indicando o que a maioria dos fãs já havia previsto, que Jon e/ou Daenerys podem ser o Azor Ahai — que Melisandre achou um dia que fosse o falecido Stannis Baratheon –, se fortalecendo.

Crédito: HBO/Divulgação. Daenerys Targaryen e Jon Snow serão a princesa e o príncipe prometido?
Crédito: HBO/Divulgação. Daenerys Targaryen e Jon Snow serão a princesa e o príncipe prometido?

Ainda em Pedra do Dragão, o enredo mostrou que Daenerys está em Westeros, mas talvez não totalmente pronta para governar os Sete Reinos sozinha. Ela tem contado com a ajuda de Tyrion Lannister (Peter Dinklage) para tomar suas decisões no jogo dos tronos. E, como Stormborn mostrou, a Targaryen foi a primeira a se enfraquecer nessa guerra. Querendo mostrar serviço para Cersei (Lena Headey), Euron Greyjoy (Johan Philip Asbaek) garantiu a primeira vitória para a Lannister ao abordar em alto mar os navios de Yara e Theon Greyjoy e matando as Serpentes de Areia.

Esse enredo, inclusive, foi um dos mais legais do segundo episódio. As cenas das batalhas nos navios tiveram um ar de Piratas do Caribe — mas de boa qualidade, vale ressaltar — e entregou o que todo fã de GoT espera: muitas mortes (adeus, Serpentes de Areia), um vilão com potencial (Euron deve estar na mesma escola de vilania que Ramsay e Joffrey) e Theon fugindo e deixando Yara nas mãos de Euron.

Embates

A apresentação de conflitos também foi outro ponto interessante em Stormborn. Em Pedra de Dragão, Daenerys colocou Varys (Conleth Hill) na parede mostrando que sabe que o eunuco joga no time que está ganhando e, que se isso ocorrer com ela, não terá medo de queimá-lo vivo.

No Norte, Jon Snow e Sansa Stark (Sophie Turner) voltaram a se estranhar, desta vez, porque o Rei do Norte pretende ir até Pedra do Dragão para pedir ajuda a Daenerys na guerra contra os White Walkers. Mas, como aconteceu no primeiro episódio, os “irmãos” fizeram as pazes e o que sobrou foi treta com Mindinho (Aidan Gillen), que contou a Jon Snow ser apaixonado por Sansa e logo recebeu uma ameaça do bastardo.

Encontros

Stormborn teve morte, guerra, tretas e ainda teve tempo para encontros e reencontros. Como era de se esperar Samwell Tarly (John Bradley-West) resolveu ajudar Jorah Mormont (Iain Glen) a tentar se curar da escamagris — prevejo uma aliança ainda maior entre o Norte e Pedra do Dragão se isso funcionar, hein?

Já Arya Stark (Maisie Williams) primeiro reviu Torta Quente até receber a notícia de que Winterfell voltou a ser um terreno Stark e encontrou Nymeria, a sua loba gigante, no caminho. Eu, particularmente, esperava muito mais da cena. Mas o reencontro da dupla serviu para que surgissem teorias na internet de que o fato da loba não seguir em frente com Arya representou que, assim como a dona, ela mudou. Voltar a ser domesticada não é quem Nymeria é agora.

Outro ponto alto de Stormborn foi a noite sexo entre Missandei e Verme Cinzento (Jacob Anderson). A cena era bastante aguardada pelo público, já que o eunuco e a intérprete de Daenerys já ensaiavam um relacionamento desde a temporada passada.

Comentários aleatórios

– Toma Varys! O personagem tentou queimar Melisandre por apoiar Stannis e levou uma tirada de Daenerys.

– Até quando Jon e Sansa vão começar uma reunião com os apoiadores do Norte sem conversar antes?

– Como odiar Euron Greyjoy? O personagem fez aquilo que todo fã queria: destruir o núcleo mais chato de GoT, Dorne.

– Theon foi realmente Theon e largou Yara para morte? SOCORRO!

theon

Assista ao trailer do terceiro episódio