Cena do penúltimo episódio da sétima temporada de Game of thrones
gameofthrones1 Crédito: RS/Divulgação

Game of thrones: Penúltimo episódio da sétima temporada tem momentos de tirar o fôlego, mas roteiro fraco

Publicado em Séries

Penúltimo episódio da sétima temporada de Game of thrones, entrega teoria popular (mas de forma nova), muito “fan service”, mas ainda fica atrás dos tradicionais episódios 9, os antigos penúltimos episódios de GoT

Expectativa era a palavra certa para definir a sensação que havia em torno do penúltimo episódio da sétima temporada de Game of thrones. A maior parte dos spoilers de Beyond the wall já tinha vazado na internet devido a falha da HBO Espanha que exibiu o episódio erroneamente no momento reservado para uma reprise do sexto capítulo da saga. Como sou curiosa, mas estou sempre do lado da HBO escolhendo esperar pelo #DomingoGoT, fui atrás das informações, mas deixei para ver o episódio no domingo mesmo.

Quando li os spoilers meu coração foi a mil e eu tinha certeza que Beyond the wall entraria na lista dos meus episódios favoritos de Game of thrones e honraria a tradição dos penúltimos episódios da série (ou melhor, dos episódios 9). Mas não foi isso que senti ao final do episódio — e vocês não imaginam o quanto me dói falar mal de Game of thrones, que é a minha série favorita de todos os tempos. Beyond the wall é um episódio com momentos de tirar o fôlego, concordo. Mas também é um capítulo com muita enrolação e furos no roteiro.

O episódio começa com o “Esquadrão Suicida” comandado por Jon Snow (Kit Harington) seguindo para além de Atalaialeste do Mar em busca dos Caminhantes Brancos. Para dar uma leveza a esse demorado trajeto, os roteiristas decidiram manter uma interação entre o grupo, com muitas piadinhas e conversas, que não acrescentaram muita coisa, mas foram interessantes de se ver.

Crédito: HBO/Reprodução
Crédito: HBO/Reprodução

Depois de muito lenga-lenga, o grupo encontra o primeiro perigo um urso morto-vivo (e pudemos ver as espadas flamejantes de Thoros e Beric Dondarian!!) e, em seguida, um grupo aleatório de mortos-vivos comandados por um Caminhante Branco. E é exatamente aí que começa aquela coisa de roteiro conveniente. Jon Snow mata o Caminhante Branco e com isso quase todos os mortos-vivos que o acompanhavam. Mas sobra um. Esse um chama o restante do exército (e ficou até o fim para ser levado para Westeros). Percebendo que a situação não estava fácil, Gendry (Joe Dempsie) é designado para voltar e mandar um corvo para Daenerys (Emilia Clarke).

Se a ida foi demorada, a volta nem tanto. E como o sistema de corvos lá em Westeros está melhor que o whats app, é, claro, que Daenerys foi avisada a tempo de chegar além de Atalaialeste do Mar e salvar o dia. Tudo bem, a gente pode esquecer isso, porque é nesse momento que começam as partes que realmente valem a pena nesse episódio. Ver Daenerys colocando Drogon, Viserion e Rhaegal no campo de batalha foi muito legal, nos proporcionou cenas bonitas, como em The spoils of war, e também fez com que uma teoria muito popular se tornasse verdade (enquanto nosso coração sofreria com a perda de um dos dragões).

Quem está habituado com o universo de Game of thrones sabe que, por conta dos livros de George R.R. Martins, há muitas especulações sobre a história. Há muito tempo que se fala na teoria do dragão de gelo (dá para ver várias nesse vídeo aqui das youtubers Mikannn e Carol Moreira). Mas o que aconteceu no penúltimo episódio da sétima temporada de Game of thrones, talvez, pouca gente especulasse. O Rei da Noite conseguiu o que Bronn (Jerome Flynn) tentou: matar um dragão.

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

E não foi só isso: ele matou e transformou um deles em morto-vivo. Sim, agora temos um “dragão de gelo” em Game of thrones. Se a situação já tava ruim para o time de Westeros, agora só piorou. Ponto para o exército dos Caminhantes Brancos.

Em cima falei para relevarmos o roteiro apenas por ter cenas impactantes. Mas voltemos. Como o Rei da Noite acerta Viserion lá longe, enquanto Drogon e metade do elenco estavam bem mais perto? Conveniência. E Jon Snow TEM que ser o Azor Ahai, porque para sobreviver a hipotermia, ser salvo aos 45 do segundo tempo por Tio Benjen e conseguir voltar…

Lá em Winterfell, aconteceu o embate esperado entre as irmãs Sansa (Sophie Turner) e Arya (Maisie Williams). Tivemos muitas acusações, clima de conflito no ar e Sansa pedindo conselhos para Mindinho (Aidan Gillen) em plena sétima temporada. Só quero saber em que momento Arya e Sansa vão perceber que elas não deviam estar brigando, mas colocando Peter Baelish para correr?

E como Game of thrones se tornou rei/rainha em “fan service”, tivemos mais um pouco da inserção do futuro romance entre Daenerys e Jon Snow, com piadinha no começo do episódio feita por Tormund (Kristofer Hivju), apelidinho e mãozinhas dada e direito ao Rei do Norte prometendo que vai “dobrar o joelho” para Dany.

Já que minhas expectativas, que estavam altíssimas, não foram tão bem correspondidas em Beyond the wall, quem sabe o episódio derradeiro da sétima temporada de GoT me fará feliz? Abaixo o trailer!