HBO/Divulgação. Cena da oitava temporada de Game of Thrones. HBO/Divulgação. Cena da oitava temporada de Game of Thrones.

‘Há disputa e confusão, mesmo dentro das alianças’, diz Iain Glen sobre nova temporada de Game of thrones

Publicado em Séries

Série sensação da tevê, Game of Thrones inicia neste domingo (14/4) a conclusão da história iniciada em 2011 com a adaptação da saga As crônicas de gelo e fogo, de George R.R. Martin

Há oito anos, a HBO apostou na adaptação seriada da saga As crônicas de gelo e fogo, escrita por George R.R. Martin em 1996, uma fantasia que retrata a disputa entre diferentes famílias pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos de Westeros, continente fictício em que se passa a trama. Com reviravoltas, mortes de personagens relevantes, efeitos visuais deslumbrantes e exibições simultâneas em vários países, incluindo o Brasil, a série logo conquistou fãs em todo o mundo e se tornou um dos maiores fenômenos da televisão.

Depois de sete temporadas de sucesso, a série, que foi criada por David Benioff e D. B. Weiss, chega ao fim neste ano. O primeiro capítulo da derradeira temporada será exibido neste domingo (14/4), a partir das 22h, na HBO — confira onde assistir à estreia. Em 54 minutos de duração, o episódio dá início ao enredo da oitava temporada, que terá como foco a união das famílias, até então inimigas, para uma batalha ainda maior do que a pelo Trono de Ferro, que é contra os caminhantes brancos (espécie de zumbis de gelo conhecidos como white walkers). Eles ameaçam todo o continente com a chegada do inverno e de um exército de mortos que só pode ser parado com aço valiriano.

2019. Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cenas da oitava temporada de Game of Thrones.

Para fazer mistério, a emissora ainda não revelou o nome do episódio de estreia e nem sequer detalhes da nova temporada, que será formada por seis episódios, com média de duração de mais de uma hora, e chega ao fim em 19 de maio. Essa estratégia tem motivo: evitar o vazamento de informações, já que a série ultrapassou os livros da saga de Martin, e o final será completamente original, tanto para os fãs da obra literária quanto para os espectadores do seriado.

União dos personagens

Game of thrones iniciou a história em 17 de abril de 2011 com a exibição do episódio Winter is coming (O inverno está chegando, em tradução livre), que leva o lema da casa Stark, uma das famílias protagonistas da trama e que, na oitava temporada, será representada por Jon Snow (Kit Harington), Sansa (Sophie Turner), Arya (Maisie Williams) e Bran (Isaac Hempstead Wright), os únicos sobreviventes do clã ao longo das temporadas.

O lema dos Starks pode ter um papel fundamental no encerramento da história, já que a narrativa da oitava temporada se passará na estação mais fria do ano. Logo na primeira temporada, o patriarca dos Starks, Ned (Sean Bean), em diálogo com Arya, pode ter dado uma dica sobre o desenrolar da temporada: “O verão é o momento das disputas. No inverno, devemos nos proteger uns aos outros, nos manter calorosamente perto e compartilhar nossos pontos fortes”.

2019. Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cenas da oitava temporada de Game of Thrones.

Ou seja, se no verão, as famílias Stark, Lannister, Targaryen, Baratheon, Greyjoy, Bolton, Frey, Martell e Tyrell se enfrentaram na chamada Guerra dos cinco reis, no inverno, os clãs remanescentes desse longo conflito precisarão se unir para vencer uma força ainda maior para além da Muralha.

“Temos que enfrentar o imbatível. É o que os personagens estão tentando fazer (nesta temporada). É como humanos contra super-humanos, incluindo outras variáveis, como dragões — e há um deles trabalhando para o outro lado. Há disputa e confusão, mesmo dentro das alianças. É um grupo muito diferente de pessoas que estão em disputa por oito temporadas e agora precisam se unir para servir ao mesmo propósito”, define o ator Iain Glen, que interpreta Sor Jorah Mormont, o fiel escudeiro de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

Duas perguntas /Gemma Whelan (Yara Greyjoy) e Iain Glen (Sor Jorah Mormont)

Crédito: HBO/Divulgação

Como a última temporada começa para os seus personagens?
Gemma Whelan: Eu estou como refém no barco do Euron Greyjoy (a personagem foi capturada na temporada passada pelo tio).
Iain Glen: Houve movimentos no final da última temporada para tentar enfrentar o exército dos mortos e convencer as pessoas da existência deles. É onde Jorah está. Ele é um dos chefes dos soldados e braço direito. Ele tem um papel diferente agora e está satisfeito onde está. Acho que ele perdeu essa paixão por Daenerys por ter sido aceito completamente por ela.

Qual foi o momento decisivo para vocês perceberem que Game of thrones havia se tornado um fenômeno global?
Iain Glen: Foi em algum momento entre a terceira e a quarta temporadas. Eu estava filmando outra coisa na África do Sul e eu estava andando sozinho em uma cidadezinha quando as pessoas me reconheceram.
Gemma Whelan: Eu não sei. Eu ainda raramente sou reconhecida, o que é ótimo. Meu dia a dia ainda é como era antes. Mas se você for a uma convenção ou a uma première, realmente é muito impressionante. Sem os fãs, é claro, a série não significa nada. Eles são extremamente importantes.

Entenda Game of thrones

Westeros: É um dos quatro continentes fictícios criado por George R.R. Martin. Ele equivale à maior parte dos Sete Reinos e abriga Porto Real, que é a cidade-sede do Trono de Ferro.

Famílias: Os clãs são essenciais na história na disputa pelo Trono de Ferro. Os mais importantes são Stark (“O inverno está chegando”), Lannister (“Ouça-me rugir”), Baratheon (“Nossa é a fúria”), Greyjoy (“Nós não semeamos”), Arryn (“Tão alto como a honra”), Tyrell (“Crescendo fortes), Martell (“Insubmissos, não curvados, não quebrados”), Tully (“Família, dever e honra”) e Targaryen (“Fogo e sangue”). Originalmente, o trono pertencia à família Targaryen, que perdeu o poder após uma revolução liderada pelos Baratheon. O casamento de um Baratheon com uma Lannister deixou o poder na mão da família que tem os leões como brasão.

Crédito: Google/Reprodução

Muralha: A Muralha foi criada para separar os chamados caminhantes brancos, que entraram em conflito com os humanos do extremo norte. O local é protegido pela chamada Patrulha da Noite, que reúne ex-criminosos e pessoas que largaram a vida tradicional para se dedicar à proteção do reino. É formado apenas por homens, que não podem constituir família.

Caminhantes brancos: As criaturas para além da Muralha são citadas logo no episódio inicial da série. Na trama, elas não eram vistas há um milênio, e se tornaram, para boa parte da população de Westeros, meros mitos. Porém, aos poucos, GoT mostra que as criaturas mortas e com fisionomia de “gelo” estão voltando para reivindicar seu espaço em Westeros. Recentemente foi mostrado que elas foram criadas pelos Filhos da Floresta como uma arma contra os humanos.

Vida pós-série

Trilha sonora
Na semana passada, a HBO revelou que a série ganhará uma trilha sonora especial. Intitulada For the throne (Music inspired by the HBO series Game of thrones), a produção terá canções inspiradas na fantasia. Entre os artistas confirmados no álbum estão Ellie Goulding, SZA, Muse, Travis Scott e The Weeknd. O disco chega às plataformas digitais em 26 de abril.

Documentário
Em 26 de maio, um domingo após a exibição do último episódio de Game of thrones, a HBO lança o documentário Game of thrones: The last watch (A última olhada, em tradução livre). A produção promete mergulhar fundo no universo de Westeros. Ela foi gravada nos estúdios da Irlanda do Norte, onde parte da série foi filmada.

Visita ao estúdio
Como forma do projeto Game of thrones legacy, foi divulgado que os estúdios Linnen Mill, na Irlanda do Norte, serão abertos ao público em 2020 para visitação. O local será transformado num museu com tour para fãs da série. Além dos cenários da trama, haverá uma exposição permanente com objetos e figurinos. Algo semelhante como a mostra itinerante GoT Exhibition, que passou por São Paulo e Rio de Janeiro.

Nova saga
O universo criado por Martin continuará a ser contado na tevê. A HBO confirmou a produção de um spin-off inspirado na obra A longa noite, que terá direção de SJ Clarkson e roteiro de Jane Goldman e revelará os segredos sobre a origem dos caminhantes brancos. O elenco também já foi anunciado, entre os nomes, o destaque fica para Naomi Watts. A produção ainda não tem previsão de lançamento.