adriano elisei Crédito: Arquivo pessoal

Game of thrones: Ator brasileiro compartilha experiência de atuar na série como figurante

Publicado em Entrevista, Séries

Adriano Elisei, que mora na Irlanda, fala sobre os bastidores de atuar como figurante na oitava e última temporada da série: “Foi uma feliz surpresa”

Apesar de grande parte do elenco de Game of thrones ser de origem inglesa e americana, a série está habituada a ter brasileiros em seu set de filmagens. Logo na primeira temporada, a produção contou com o paulista Lino Facioli, que dá vida ao personagem Robin Arryn — que está entre os cotados para aparecer no derradeiro episódio, que será exibido hoje, às 22h, na HBO — e depois, na sexta temporada, foi a vez de o carioca Diogo Sales se unir à atração interpretando um dos dothrakis do khal de Drogo (Jason Momoa), que acaba sendo morto por Daenerys Targaryen (Emilia Clarke).

Agora, na oitava e última sequência da trama fantasiosa, mais de 10 brasileiros estiveram entre os figurantes da produção, atuando como imaculados, integrantes da Patrulha da Noite e do exército de Winterfell. Um deles é o mineiro de Lavras Adriano Elisei. Morador da Irlanda, ele participou das gravações da série que se passavam na fictícia região de Winterfell, local que recebeu a batalha contra os Caminhantes Brancos e que foi o cenário dos três primeiros episódios da atual temporada de GoT.

A oportunidade de participar da série veio da experiência do brasileiro na figuração de outro seriado, a produção Vikings, na qual trabalha frequentemente desde 2017. “Foi lá que fiquei sabendo que GoT estava procurando por mais extras para participar da oitava temporada. Aqui na Irlanda temos muitas séries e filmes sendo rodados e existem várias empresas que você se registra para poder participar. E foi assim que eu fiz, me registrei no site de GoT e não demorou muito para eles me chamarem. Confesso que não esperava ser chamado, mais foi uma feliz surpresa”, conta em entrevista ao Correio.

Rotina de filmagens

Crédito: Arquivo pessoal. Ator brasileiro Adriano Elisei em cena de Game of thrones.

Adriano Elisei apareceu logo no episódio de estreia da oitava temporada de Game of thrones. O brasileiro esteve em uma cena com Peter Dinklage, Liam Cunningham e Conleth Hill, que interpretam Tyrion Lannister, Davos e Varys, respectivamente. “Minha participação principal aconteceu no primeiro episódio. Foi uma experiência incrível. O contato com os atores, diretores e toda a equipe foi incrível”, completa.

“A produção e a organização são impecáveis. Quer dizer, às vezes podem esquecer algum copo de café na cena… (risos) Mas tudo é impecável, roupas, cenas, cenários, equipes. Nós, extras (figurantes), temos um mix de trabalho e diversão por estarmos participando de séries que somos fãs”, afirma.

Por morar em Dublin, o brasileiro levava duas horas para chegar aos sets de filmagens. Mas isso era pouco se comparado com os sacrifícios que outros fãs da série faziam só para ter a oportunidade de participar da trama. “Durante as gravações conheci gente que veio de outros países mais distantes só para participar. Escoceses, americanos etc. Como sou fotógrafo, o que mais me chamou atenção foi toda a produção por trás da cena, câmeras, lentes, efeitos”, completa.

Sobre o dia a dia dos bastidores de Game of thrones, Adriano revela que é bastante restrito, principalmente se comparado com outros trabalhos que ele já fez. “Diferentemente do Vikings, em que os extras e os atores dividiam praticamente o mesmo espaço, em GoT isso não é possível. Chegando ao estúdio, a primeira coisa que fazem é colocar um adesivo em cada câmera do seu celular. É extremamente proibido fotos, compartilhar localização ou falar qualquer coisa sobre o que está sendo gravado. Nosso contato com os atores principais fora das cenas é mínimo. Se tiver a sorte, como eu tive, de participar de alguma cena, onde é só você e os atores, provavelmente vai ter oportunidade de conversar com eles”, explica.

Mesmo assim, acredita que valeu muito a pena a experiência de estar na última temporada de uma série tão emblemática como a produção da HBO: “Game of thrones me marcou pelo tamanho da produção, por ser a maior série já feita na história. Fiquei extremamente feliz por ter aparecido em uma cena, em foco, como foi”, define.