Avenida Brasil Tufão era um craque do futebol em Avenida Brasil

No dia do jogo do Brasil na Copa, relembre o futebol em seis novelas

Publicado em Novela

Paixão nacional, o futebol esteve presente em várias novelas. O Próximo Capítulo entra no clima da Copa e relembra seis delas

Não tem jeito. Brasileiro ama futebol e é louco por novela. Quando dá pra juntar tudo, então, a gente vai à loucura. Por isso autores do quilate de Janete Clair e Aguinaldo Silva não tiveram dúvida em lançar mão do esporte em tramas que assinaram.

Em clima de Copa do Mundo, o Próximo Capítulo relembra cinco novelas que tiveram o esporte como um dos temas ー um folhetim para cada estrela na camisa amarelinha. Epa! Então a gente vai lembrar seis novelas… vai que daqui a um mês a gente já vai ser hexa!

Relembre seis novelas sobre futebol!

Avenida Brasil (2012)

Cauã Reymond jogava futebol em Avenida Brasil
Cauã Reymond jogava futebol em Avenida Brasil

A trama de João Emanuel Carneiro tinha o próprio time, o Divino Futebol Clube, que era da terceira divisão. O gramado recebeu jogadores como Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni), Roni (Daniel Rocha) e Leandro (Thiago Martins). O esporte não era o mote principal para as tramas de Jorginho e de Iran, mas era o que movia os conflitos de Roni e Leandro. Os dois amigos acabam num casamento aberto com a maria chuteira Suelen (Isis Valverde) e assumindo a paternidade-dupla do filho que ela espera.

Além deles, a novela tinha o grande jogador Tufão (Murilo Benício), campeão carioca pelo Flamengo que começa a novela se despedindo das quadras com direito a título e a Maracanã lotado.

Irmãos Coragem (1970 e 1995)

Claudio Marzo e Marcos Winter: Duda Coragem em dois momentos
Claudio Marzo e Marcos Winter: Duda Coragem em dois momentos

A maga das novelas Janete Clair escreveu esse clássico em 1970 e Dias Gomes assinou o remake, 25 anos depois. Nas duas versões, um dos irmãos coragem, Duda, era jogador de futebol do Flamengo. No original, o personagem foi vivido por Cláudio Marzo e, mais recentemente, por Marcos Winter.

Ídolo rubro-negro, o caçula dos Coragem é um orgulho da cidade Coroado, mas causa um escândalo quando volta ao local e reencontra a namorada da juventude, Ritinha (Regina Duarte/ Gabriela Duarte). Ela engravida e eles são obrigados a se casar, mesmo sem estarem apaixonados.

Lado a lado (2012)

O início do futebol no Brasil era mostrado em Lado a Lado
O início do futebol no Brasil era mostrado em Lado a Lado

A novela de Claudia Lage e João Ximenes Braga ganhou o Emmy International com uma trama sobre a amizade entre as personagens de Camila Pitanga e Marjorie Estiano, de classes sociais e raças diferentes. Mas um dos panos de fundo da novela é a chegada do futebol ao Brasil. Sim! Podemos ver, por meio de personagens como Albertinho (Rafael Cardoso), Fernando (Caio Blat) e Umberto (Klebber Toledo), como o esporte foi recebido pela sociedade carioca, sendo, primeiramente considerado um esporte de elite.
Suave veneno (1999)

Suave Veneno tinha Rodrigo Faro como ator
Suave Veneno tinha Rodrigo Faro como ator

Aguinaldo Silva não guardou glórias para o craque Renildo (Rodrigo Faro). O filho do porteiro Clóvis (Elias Andreato) está no auge da carreira e prestes a embarcar para o exterior. Mas é acometido por uma doença degenerativa e seu drama muda completamente de foco. Tem Marina (Deborah Secco) no pé dele, entre o amor e o interesse. É interessante relembrar que Rodrigo podia não ser um gênio, mas estava longe de fazer feio como ator.

Vidas em jogo (2011)

Record falava de futebol no pano de fundo de Vidas em jogo
Record falava de futebol no pano de fundo de Vidas em jogo

Não é só a Globo que faz novelas girando em torno do tema. A Record veio com Vidas em jogo, de Cristianne Fridman. A trama tinha como mote a vitória de 10 amigos na loteria. Um deles era Belmiro Silveira Aguiar (Ricardo Petraglia), presidente do Clube de Futebol e Regatas Cariocas. O time estava decadente, é bem verdade, mas Belmiro nunca perdeu a esperança de levar o escrete para a primeira divisão do futebol brasileiro. O sonho dele é compartilhado por Wellington Nobre Batista (Ricky Tavares), peladeiro que almeja se profissionalizar nos campos.

Belmiro morre na explosão de um restaurante e deixa Wellington com um segredo, mais tarde descoberto: ele se dopava quando jogava no Cariocas. A ideia era ser visto por algum “olheiro” e parar no exterior. Mas ele acaba expulso do time e se entregando de vez às drogas.
Zazá (1997)

O futebol feminino ganha vez em Zazá
O futebol feminino ganha vez em Zazá

Que tal nossa última novela falar de futebol feminino? Pois é! Zazá, de Lauro César Muniz, trazia a ótima Raquel Ripani como Silvia, a caçula das sete filhas da personagem-título, vivida por Fernanda Montenegro. A jogadora de futebol é completamente impulsiva, dentro e fora de campo, o que rende vários cartões vermelhos e uma relação mal resolvida com Pedro (Roberto Bataglin).