for the throne Crédito: Perfexx/Divulgação. Capa do álbum For the throne

For the throne, álbum com músicas inspiradas em Game of thrones, pode dar pistas sobre a série

Publicado em Séries

O álbum For the throne foi disponibilizado de forma completa na sexta-feira (26/4) nas plataformas digitais. Algumas músicas podem dar “spoilers” do encerramento

Game of thrones não para de expandir seu universo. Na sexta-feira (26/4), a série de tevê ganhou uma trilha sonora oficial, com músicas inspiradas na trama de As crônicas de gelo e fogo. Nas plataformas digitais, o material foi lançado como uma playlist e, em formato físico, ganhará versão de vinil, que já está à venda no site.

Ao todo, o álbum conta com 15 faixas, entre elas, a já lançada Jenny of Oldstones, dessa vez, na voz da banda Florence and The Machine. A música foi cantada no segundo episódio da oitava temporada da produção pelo personagem Podrick Payne (Daniel Portman), antes do início da Grande guerra contra os caminhantes brancos.

Jenny of Oldstones é a única faixa que, de fato, já havia sido citada no universo de Game of thrones. Parte da letra foi retirada dos livros de George R.R. Martin e faz referência a uma personagem da obra literária, que tem ligação com uma bruxa que profetizou que o príncipe prometido viria de uma linhagem específica da família Targaryen, que, coincidentemente ou não, tem Daenerys (Emilia Clarke) e Jon Snow (Kit Harington).

“A música está nos livros de George, pelo menos o primeiro verso está”, afirmou o cocriador e produtor executivo David Benioff ao site Making Game of thrones. “Nós adicionamos algumas letras e Ramin (Djawadi, o compositor do programa) veio com a música para isso”.

As demais canções foram escritas por diferentes compositores, entre eles Sam Harris, da banda X Ambassadors, que esteve envolvido em sete faixas; Daniel Weiss e David Benioff, criadores da série, que participam de Pray, canção com trechos em alto valiriano; e Ramin Djawadi, autor alemão que faz a trilha de GoT desde a primeira temporada, que escreveu Hollow crown. Alguns intérpretes das faixas também se juntaram na composição, como as cantoras Ellie Goulding e Rosalía Vila.

Significados das músicas de For the throne

Como o próprio nome do álbum diz For the throne (Músicas inspiradas na série da HBO Game of thrones), as canções são inspiradas na história e, não necessariamente, são um retrato da trama. Porém, é possível tirar algumas informações das faixas, como em Jenny of Oldstones que fortaleceu a teoria do príncipe prometido (ou princesa prometida, já que em alto valiriano não há diferenciação de gênero), que pode salvar o mundo da longa noite.

A hipótese de um salvador do mundo também é mencionada em outra faixa, Nightshade, cantada pela banda The Lumineers no trecho: “We were sorrounded and the ending was near (Nós estávamos cercados e o final estava perto)/ All of a sudden, a ranger arrived, a saviour appeared (De repente, um guarda chegou, um salvador apareceu)/ Made it to safety but the devil was here, oh no (Feito isso para segurança, mas o diabo estava aqui, oh não)”.

Crédito: Reality social/Divulgação

Sam Harris, um dos principais compositores do álbum, revelou alguns detalhes sobre as faixas em entrevista ao site Making Game of thrones. Segundo ele, a segunda faixa do álbum Power is power, que ganhou um lyric vídeo com imagens da série, é uma música sobre Jon Snow, Daenerys “e um pouco de outros temas abrangentes do programa”. No vídeo divulgado pela HBO há imagens dos dois personagens, além de destaque para o Rei da Noite (Vladimir Furdik). A música é cantada por SZA, The Weeknd e Travis Scott.

Em Holow crown, de Ellie Goulding, a relação amorosa e agora conturbada de Cersei Lannister (Lena Headey) e Jaime Lannister (Nikolaj Coster Waldau) é destrinchada. “Isso é totalmente uma música de Cersei e Jaime. É essa a ideia de como Jaime sentiu que estaria lá com Cersei, não importa o que aconteça, mas ela o afastou porque está faminta de poder lutando em uma batalha perdida”, afirma fazendo referência ao fato do cavalheiro ter ido para o Norte.

Interpretada por Chloe e Halle, a faixa Wolf at your door é um retrato das jovens Starks, Arya (Maisie Williams) e Sansa (Sophie Turner). “Nós não tínhamos uma música que realmente incluía o espírito do relacionamento de Sansa e Arya ainda… (Essa música) É reflexo de onde essas mulheres desembarcaram na série. Ambas foram endurecidos pela guerra, pela perda e pela traição – e ainda assim têm uma bússola moral”, completa Sam Harris.

A canção que encerra o álbum é Pray, que tudo indica retratar um momento de ressurreição de algum personagem feminino. A música tem trechos falados pela atriz Catarine van Houten (a feiticeira Melisandre) em alto valiriano, que foram exibidos na série durante o episódio em que ela reviveu Jon Snow na sexta temporada, intercalados com trechos cantados por Matt Bellamy, que dizem “We will pray (Vamos orar)/ Pray with me (Reze comigo)/ We can bring her back (Nós podemos trazê-la de volta)”.

Clique aqui e ouça a playlist completa de For the throne