Semifinal do MasterChef foi decidida nos detalhes
semi Semifinal do MasterChef foi decidida nos detalhes Semifinal do MasterChef foi decidida nos detalhes

“Foi uma das semifinais mais amorosas que tivemos”, diz Paola Carosella no MasterChef – A revanche

Publicado em Reality show

Tensão derruba um cozinheiro na semifinal do MasterChef. Saiba quem são os dois finalistas do reality show!

Era dia de banquete no MasterChef – A revanche. A semifinal, disputada no episódio de terça-feira (10/12) por Estéfano, Fernando e Vitor, foi marcada por excelência e tensão. “É gastronomia. É alta gastronomia”, bradou Paola Carosella ao final do dia.

Ao lado de Erick Jacquin e de Henrique Fogaça, Paola começou o dia julgando um menu completo composto por três pratos complicadíssimos. Aliás, dois menus. Os três cozinheiros prepararam os menus criados pelos jurados e serviram para 9 ex-MasterChef profissionais. A avaliação era individual e o melhor ia direto para a final.

O primeiro menu tinha creme de castanha-do-brasil, lâmina de vieira, caviar, broto de coentro e raspas de castanha como entrada; fricassé de lagosta com funghi seco, gim e vermute de principal; e sobremesa de panacota de cardamomo e limão siciliano com compota de pera.

O segundo começava com gaspacho branco de amêndoas, pão e azeite servido frio com uvas verdes; seguia com linguado no vapor com tagliatelli de bisque ao molho de espumante e farofa de panko com raspas de limão; e terminava com suflê de frutas vermelhas com licor de laranja.

Os próprios participantes se dividiram e decidiram que Vitor ficaria na praça das entradas, Fernando na dos pratos principais e Estéfano na de sobremesas. Antes mesmo de saber o resultado, Fernando refletiu: será que é prudente deixar Estéfano na zona de conforto dele sendo o MasterChef uma competição?

Estranhamente nervoso, Fernando, que geralmente é bem tranquilo, se enrola, chegando ao ponto de esquecer o funghi. Estéfano aproveita enquanto a sobremesa gelava para ajudar o colega.

O resultado é que isso fez com que Estéfano se destacasse, “além dos pratos”, como ressaltou Paola ao anunciar que ele era o primeiro finalista do MasterChef – A revanche. A chef argentina elogiou bastante as sobremesas e criticou a sopa de Vitor e o molho de Fernando.

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef – A revanche

Se a primeira prova era de serviço, imagina o que viria pela frente. No clima de fim de ano, Fernando e Vitor tiveram 2 horas e meia para preparar um pernil de cordeiro recheado, três acompanhamentos e um molho. Do mezanino, Estéfano respira aliviado.

Fernando continua fora do eixo emocional: não se organiza no mercado, se corta duas vezes e deixa utensílios caírem. Já Vitor, corre, precisa de uma ajuda de Estéfano aqui ou ali, mas parece mais concentrado.

O primeiro a ser avaliado foi Fernando, com um pernil recheado com farofa de cebola, babaganuch, tabule e arroz quabili palou. O molho seguia a pegada árabe era de vinho branco com caldo do próprio pernil. O ponto da carne foi elogiado, assim como o cuscuz. Mas Jacquin e Fogaça destacaram que estava tudo meio ácido.

Depois era a vez de Vitor e seu pernil de cordeiro recheado com farofa, gratin de batata, salada de legumes e cuscuz. O molho, da cozinha clássica, era de mostarda, laranja e mel. Paola destaca a diferença entre os dois e prevê que será difícil a decisão. Para Jacquin, o molho ficou um pouco doce.

Paola volta da deliberação emocionada e diz que a carne e os molhos estavam perfeitos. A decisão estava, portanto, nos acompanhamentos. “É a final mais amorosa que tivemos. Está tudo muito bom e foi feito em 2 horas e meia, com 3 minutos de mercado, o que é uma loucura”, afirmou. Ela explicou que um competidor tinha três acompanhamentos excelentes e o outro, pecava pela acidez em dois deles. Por conta do babaganuch e do tabule, Fernando bateu na trave e deixou o MasterChef – A revanche. O vencedor será conhecido na próxima terça-feira ー ou na madrugada de quarta, como tem sido.