Paulo Rocha e Lilia Cabral nas gravações da novela Fina estampa Paulo Rocha e Lilia Cabral nas gravações da novela Fina estampa. Crédito: Pedro Paulo Figueiredo/Divulgação

Edição compacta de Fina estampa, de Aguinaldo Silva, começa a ser exibida nesta segunda na Globo

Publicado em Novela

Fina estampa assume o lugar de Amor de mãe no horário das 21h na programação da Globo

Com o encerramento da primeira fase de Amor de mãe, a partir desta segunda-feira (23/3) é Fina estampa que assume o espaço deixado pela trama de Manuela Dias protagonizada por Adriana Esteves, Regina Casé e Taís Araújo. O folhetim terá uma exibição compacta.

Novela de Aguinaldo Silva com direção geral de Wolf Maya, a trama gira em torno da portuguesa Griselda (Lília Cabral), mãe de três filhos que sustenta a família com o trabalho de faz-tudo desde a morte do marido Pereirão há quase 20 anos.

Sem vaidades nem arrependimentos, a viúva coloca o bem-estar dos filhos em primeiro lugar. Quinzé (Malvino Salvador) é o primogênito que volta a morar com a mãe depois de ter sido abandonado pela esposa Teodora (Carolina Dieckmann). Ele trabalha no Tupinambar para ajudar em casa e no sustento do filho Quinzinho (Gabriel Pelícia), o xodó de Griselda.

O filho do meio é Antenor (Caio Castro), um estudante de medicina e o único entre os irmãos a ingressar em uma universidade. É apaixonado por Patrícia (Adriana Birolli), filha da madame Tereza Cristina (Christiane Torloni), o que o obriga a perseguir um status.

A caçula é Maria Amália (Sophie Charlotte), batalhadora como a mãe tem uma visão romântica sobre a vida. Cabe a ela, ajudar Griselda na cozinha, com os irmãos e até com o sobrinho, tudo com o objetivo de aliviar a rotina da matriarca. Saiba mais sobre os personagens no blog!

Personagens de Fina Estampa

Griselda Pereira (Lilia Cabral) – Portuguesa criada no Brasil, sustenta os filhos Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte) e o neto Quinzinho (Gabriel Pelícia) fazendo pequenos consertos na vizinhança desde que o marido, Pereirinha (José Mayer), desapareceu no mar. O trabalho como faz-tudo – ou “marido de aluguel”, como se intitula – a fez ficar conhecida como Pereirão. Devota de Nossa Senhora de Fátima, vive maldizendo o falecido, que a deixou com três filhos para criar e cheia de dívidas.

José Pereira, o Pereirinha (José Mayer) – Pescador, filho de portugueses criado no Brasil, desapareceu no mar há 15 anos deixando a mulher, Griselda (Lilia Cabral), e os três filhos. Homem de caráter duvidoso, bem diferente da esposa, estava envolvido em negócios suspeitos antes de sumir e ser dado como morto. Ao longo da trama, reaparece na companhia de um quarto filho, Enzo (Julio Rocha).

José Antenor Pereira (Caio Castro) – Filho de Griselda (Lilia Cabral), é um jovem ambicioso e envergonhado da origem humilde, que não mede esforços para atingir os objetivos. Estudante de medicina, desperta o orgulho da mãe, que não esconde a admiração que tem pelo único filho que chegou à universidade. É apaixonado por Patrícia Velmont (Adriana Birolli), mas teme a sogra Tereza Cristina (Christiane Torloni).

Sophie Charlotte na novela Fina estampa. Crédito: Estevam Avellar/Divulgação

Maria Amália Pereira (Sophie Charlotte) – Filha caçula de Griselda (Lilia Cabral), é uma jovem romântica, que sonha viver uma bela história de amor. Além de ajudar a mãe com as tarefas domésticas, trabalha como vendedora de cosméticos naturais. Amália tenta deixar a mãe mais feminina, e admira muito seu pulso firme diante dos obstáculos da vida. Logo no início da história se apaixona por Rafael (Marco Pigossi).

Joaquim José Pereira, o Quinzé (Malvino Salvador) – Filho mais velho de Griselda (Lilia Cabral), trabalha como garçom no bar de Guaracy (Paulo Rocha). Cria o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) com muito amor, mas não consegue esconder a tristeza pelo abandono de sua ex-mulher, Teodora (Carolina Dieckmann), por quem nunca deixou de ser apaixonado.

Teodora da Silva (Carolina Dieckmann) – Jovem ambiciosa e interesseira, abandonou o marido Quinzé (Malvino Salvador) e o filho Quinzinho (Gabriel Pelícia) para tentar a sorte nos Estados Unidos ao lado de Wallace (Dudu Azevedo), lutador de vale-tudo.

Celeste Fonseca (Dira Paes) – Mulher romântica, amiga de Griselda (Lilia Cabral), abandonou o sonho de ser professora para se casar com Baltazar (Alexandre Nero), com quem teve Solange (Carol Macedo). É agredida pelo marido, mas teme denunciá-lo à polícia.

Mirna Belo (Ângela Vieira) – Atriz falida, aceita se passar por Gisela Pereira, a falsa mãe de Antenor (Caio Castro), durante um jantar de noivado na casa da família Velmont.

Guaracy Martins (Paulo Rocha) – Português, dono do “Tupinambar”, veio para o Brasil quando herdou o estabelecimento de um tio. Sua origem – é filho de português com uma índia – desperta a curiosidade dos frequentadores do bar. É apaixonado por Griselda (Lilia Cabral) e faz tudo para agradá-la, até contratar o filho mais velho, Quinzé (Malvino Salvador), mesmo sabendo que o rapaz não tem experiência.

Fina estampa. Crô (Marcelo Serrado), Fred (Carlos Vieira) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). Crédito: Rede Globo/Divulgação

Tereza Cristina de Siqueira Velmont (Christiane Torloni) – Socialite, casada com o chef Renê (Dalton Vigh), por quem é apaixonada, e mãe de Patrícia Velmont (Adriana Birolli) e Renê Junior (David Lucas). Herdeira da fortuna dos pais e sempre preocupada em manter o nome e a honra da família, ocupa o tempo com as mais requintadas formas de gastar dinheiro. Os atritos com a filha, de personalidade bem diferente da sua, são frequentes. Não vive sem o mordomo Crô (Marcelo Serrado).

Crodoaldo Valério, o Crô (Marcelo Serrado) – Mordomo e fiel escudeiro de Tereza Cristina (Christiane Torloni), a quem idolatra. É um empregado subserviente e dedicado, apesar de, muitas vezes, dizer que não a tolera. No fundo gostaria de ser a patroa, que o ajuda com a mensalidade da faculdade da sobrinha Vanessa (Milena Toscano). Nada discreto no visual, mantém um secreto caso amoroso.

Renê Velmont (Dalton Vigh) – Chef de cozinha, é dono do restaurante Le Velmont, que ganhou de presente de Tereza Cristina (Christiane Torloni). Ao contrário da mulher, mantém um ótimo relacionamento com os filhos Patrícia (Adriana Birolli) e Renê Junior (David Lucas).

Patrícia Velmont (Adriana Birolli) – Estudante de psicologia, filha de Renê (Dalton Vigh) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). Herdou a beleza da mãe e a personalidade do pai. Apesar de não se considerar patricinha, tem gostos bastante caros. Namora Antenor (Caio Castro), por quem é apaixonada.

Vanessa Ribas (Milena Toscano) – Sobrinha de Crô (Marcelo Serrado), estuda relações públicas na mesma universidade de Antenor (Caio Castro) e da amiga Patrícia (Adriana Birolli). Trabalha como hostess do restaurante Le Velmont, onde não perde a oportunidade de jogar o charme para cima de Renê (Dalton Vigh).

Baltazar Fonseca (Alexandre Nero) – Motorista de Tereza Cristina (Christiane Torloni), é um homem discreto e educado no trabalho, mas extremamente violento em casa. Além de ser autoritário com a filha, Solange (Carol Macedo), agride a mulher, Celeste (Dira Paes).