forca2

Último capítulo fecha A força do querer com chave de ouro

Publicado em Novela, Sem categoria

A força do querer chega ao fim com capítulo longa, mas belas cenas. Um desfecho digno da bela novela de Gloria Perez!

Com uma vela acesa para Nazinha e outra para o santo da audiência, Gloria Perez pôs um ponto final na melhor novela da carreira dela, A força do querer. Com capítulo de quase duas horas seguido por um Globo Repórter especial, com cenas ao vivo da festa de encerramento, a trama das 21h teve desfecho previsível, mas coerente nesta sexta (20/10).

Já operado, Ivan vai à praia com Cláudio
Já operado, Ivan vai à praia com Cláudio

A força do querer seguiu a fórmula da mestra Janete Clair, ao lado de quem Gloria Perez iniciou a carreira, mas inovou em tocar em assuntos modernos.

Saiba como foi o último capítulo de A força do querer!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Atenção, tem (muitos) spoilers, se a ideia é assistir à reprise de sábado (21/10), não passe desse ponto do texto e se desconecte das redes sociais!

Em alta voltagem, o capítulo começa com a prisão de Bibi (Juliana Paes) depois de confessar que incendiou o restaurante de Dantas (Edson Celulari). Logo na cena seguinte, Ruy (Fiuk) descobre que Ritinha (Isis Valverde) fugiu com Ruyzinho. Ela vai para a Amazônia (um povoado entre o Acre e o Pará, segundo detetive contratado por Eugênio), região onde tudo começou e para onde vão Ruy e Zeca (Marco Pigossi) atrás dela.

Essa volta ao começo marcou o primeiro bloco todo, já que Caio (Rodrigo Lombardi) visita Bibi na cadeia e eles relembram o tempo do noivado — será sinal de que se acertarão antes do “e viveram felizes para sempre”? –, perdem perdão um para o outro e se despedem, pois o rapaz vai deixar de ser secretário de segurança para fazer uma especialização em Israel.

Ainda no primeiro bloco, Eurico (Humberto Martins) descobre que Nonato (Silvero Pessoa) é Elis Miranda e pensa em o demitir, mesmo admitindo que o motorista é um artista de talento.

Antes da propaganda, o agiota que persegue Silvana (Lilia Cabral) faz Simone (Juliana Paiva) de refém e a mantém na mira de um revólver.

A fiel escudeira de Silvana, Dita (a ótima Karla Karerina), chama a Polícia — ao pai da menina ela não avisou imediatamente, somente depois — e Jeiza (Paolla Oliveira) corre pro local. Em uma cena emocionante, depois de ter a filha libertada, Simone admite ser dependente de jogo e, aos prantos, confessa tudo que fez e, sozinha, volta para a clínica de reabilitiação.

O noivado de Jeiza e Caio começa a ruir ainda no segundo bloco, quando ele conta a ela sobre a especialização em Israel e ela não se mostra disposta a ir, para não abandonar as carreiras de policial e de lutadora de UFC que tem no Brasil.

A emoção tomou conta da novela quando Ivan (Carol Duarte) vê o resultado da cirurgia de retirada do seios. Ele não contém as lágrimas, ao lado dos pais, Eugênio (Dan Stulbach) e Joyce (Maria Fernanda Cândido). O casal não escondeu a felicidade e ficou claro que a aceitação do filho definitivamente veio.

No início do terceiro bloco, Bibi aparece escrevendo na cadeia o que viria a ser o livro Perigosa, biografia que inspirou Gloria Perez a criar a personagem.

Enquanto isso a rixa entre Rubinho (Emílio Dantas) e Sabiá (Jonathan Azevedo) se acirra e culmina nos dois sendo baleados — Rubinho por Sabiá e Sabiá por Jeiza. Rubinho morre no local e Sabiá é preso.

No quarto bloco, o déjà vu proposto por Gloria Perez aos personagens chega a Zeca. À beira do rio, ele grita por Ritinha, que foge num barco com Ruyzinho. Cena perfeita para ele lembrar o dia que a perdeu para Ruy e o dia em que os destinos deles dois (Zeca e Ruy) se entrelaçaram, ainda meninos. Debaixo de muita chuva, mais uma vez Ruy salva a vida de Zeca.

Novo bloco, novos tempos. Bibi consegue uma condicional e sai da prisão. O corte vai para a Estudantina Musical e o palco Maria Bethânia, que recebe esta noite Alcione. É ao som da Marrom que Ivan e Claudio (Gabriel Stauffer) têm o esperado reencontro. Cláudio fica chocado ao ver que a ex-namorada agora é Ivan.

Agora amigos, Ruy e Zeca se chamam de “irmãos” e Zeca trabalha na empresa de Zeca. E Ritinha? É Dantas que lê a notícia na internet: “sereia brasileira faz sucesso em Las Vegas”. As imagens de Ritinha no aquário, como de costume, encheram a tela. Os dois vão até lá para tentar trazer Ruyzinho para o Brasil. Mas ela nega: “égua, não gosto de ficar presa, não. Eu gosto de vocês dois, mas gosto mais de mim”. Esse era o melhor de Ritinha!

Em Las Vegas, Jeiza vê Zeca antes da luta pelo cinturão do UFC. Sem Caio, que está se preparando para embarcar para Israel, a loira fica mexida com a presença do caminhoneiro.

No octógono, Jeiza está sendo massacrada quando, como num milagre, vira o jogo incentivada pelos gritos de Zeca. Sim! Temos uma nova campeã e um velho romance… a velha fórmula de reatar casais está sendo seguida quase à risca.

Todo fim de novela que se preze tem um casamento. O de A força do querer é de Cibele (Bruna Linzmeyer) com… ela mesma! À maneira da personagem, ela falou sobre autoestima ao se justificar para os convidados.

Sete blocos e mais de duas horas depois do início do capitulo vem um resumão do que aconteceu (porque não resolver as coisas aos poucos, gente?): Ivan está feliz da vida na praia e sem camisa, como ele sempre quis; Biga e Elis Miranda são estrelas e Elis é patrocinada por Eurico; Ruyzinho tem duas famílias unidas; Silvana está no Jogadores Anônimos; Elvira recuperou as joias dela; Abel (Tonico Pereira) e Ednalva (Zezé Polessa) se casaram; Jeiza e Zeca tiveram gêmeos: Jeizinha e Zequinha (pois é…); Bibi lançou um livro, voltou a estudar e autografou a obra para Fabiana Escobar, a verdadeira Bibi Perigosa; tempos depois Caio volta para o Brasil e reencontra Bibi.

A narração maluca só termina para o reencontro (agora de verdade) de Ivan e Cláudio na praia. O romance entre os dois fica na sugestão. No campo da delicadeza, mesmo tom que guiou a trama de A força do querer.