julia mendes 2 Crédito: Ricardo Zenicola/Divulgação

Fenômeno no Instagram, Julia Mendes vive Marli em Malhação – Vidas brasileiras

Publicado em Entrevista, Novela

Sucesso com o canal Juju Me Conta Tudo, agora Julia Mendes se destaca na nova temporada do folhetim. Leia entrevista com a atriz!

Formada em artes cênicas e com passagem pelo curso de teatro do Tablado, a jovem Julia Mendes tem trajetória nos palcos, nas telinhas (em tramas como Pega pega e Salve Jorge) e também nos “smartphones”. Ela é um dos fenômenos do Instagram, onde mantém o canal Juju Me Conta Tudo, em que divide com mais de 170 mil seguidores opiniões descontraídas de temas como relacionamentos, mundo virtual e boa forma.

Inclusive, foi o sucesso na internet que rendeu à Julia o convite para a nova temporada de Malhação – Vidas brasileiras, na qual interpreta Marli. A personagem trabalha como garçonete do restaurante Le Kebek ao lado do colégio Sapiência. Ela atua lado a lado com Felipe Rocha, que interpreta Paulo, o padrão de Marli e marido de Gabriela, papel de Camila Morgado.

Ao Próximo Capítulo, a atriz falou da experiência em Malhação, da trajetória na carreira de atriz e de temas atuais, como feminismo e assédio. Confira!

Entrevista / Julia Mendes

Crédito: Ricardo Zenicola/Divulgação
Crédito: Ricardo Zenicola/Divulgação

Na televisão, você esteve em Pega pega, Salve Jorge e agora em Malhação – Vidas brasileiras. Conte um pouco como foi a sua inserção na tevê e no mundo da atuação?
Sempre tive essa veia artística em mim, minha mãe sempre falou que desde criança eu dizia que seria atriz e trabalharia com teatro. Então entrei no Tablado (curso de teatro no Rio de Janeiro) com cinco anos e só sai de lá com 18 anos. Fiz faculdade de artes cênicas, me formei em 2009 e desde então rodei o Brasil com várias peças de teatro. Em paralelo com o teatro, também fui experimentar a televisão, e me encantei. É muito interessante experimentar a atuação nesses dois campos tão diferentes. O início da minha experiencia com a televisão se deu muito por conta de produtores de elenco irem assistir aos meus espetáculos. Por isso que eu falo: nunca fique parado! Movimento gera movimento!

Como veio a oportunidade de integrar o elenco de Malhação? Como tem sido dar vida a Marli?
Foi através do meu canal no Instagram: JuJu Me Conta Tudo. Recebi um direct (mensagem privada) do produtor de elenco me chamando para fazer o teste para a Marli. Ele disse que adorava os vídeos e queria que eu fosse lá fazer o teste. Eu não acreditei, achei que era um trote, pensei: “Será? um convite de trabalho via Instagram?” Isso é pra gente ver como a internet hoje em dia está presente e como ela pode ser aliada na hora de você divulgar o seu trabalho. Estou amando viver a Marli, ela é divertida e dá ótimos conselhos! Queria ser amiga dela. (risos)

Como você se preparou para viver a Marli? O que a personagem tem em comum com você?
Tivemos dois meses de preparação de elenco com a maravilhosa preparadora Cris Moura. Esses encontros foram essenciais para que a integração do elenco iniciasse a novela a todo vapor! E não foi diferente, hoje já somos como uma grande família. E não estou falando apenas dos atores não, todos que ficam atrás das câmeras também! A Marli é bem parecida comigo, eu sempre fui a conselheira do meu grupo de amigas e a Marli é praticamente o ombro amigo da galera. Está sempre de prontidão para quem estiver precisando. Também acho ela irônica às vezes e me identifico um pouco com essa característica, porque às vezes um ironia bem feita evita muitas dores de cabeça.

Crédito: Gshow/Divulgação
Crédito: Gshow/Divulgação

Você se destaca bastante na internet com o projeto Juju me conta tudo. Como surgiu a ideia de fazer esses vídeos?
Tudo iniciou de uma maneira muito despretensiosa. Meus amigos sempre me encorajavam dizendo que eu tinha que fazer vídeos na internet, por conta da minha espontaneidade e do meu humor. Então um belo dia fiz um vídeo sobre dieta, que é um tema que o público feminino ama e se identifica muito, e foi super bem recebido, viralizou e tudo mais! E foi nessa oportunidade que vi que poderia utilizar a internet como mais um meio de divulgação do meu trabalho.

Com a rotina na novela é mais difícil manter o canal? Como você concilia?
Com certeza fica mais difícil. Antes da Malhação minha dedicação era quase integral pro canal. Agora, confesso que fico meio desesperada, porque não posso deixar de criar conteúdo. Mas também não gosto de postar qualquer coisa só porque precisa postar. Trabalhar com a criatividade é delicado, nem sempre estamos super criativos. Tem dias que escrevo cinco roteiros para vídeos e tem vezes que passo três dias seguidos no limbo, desesperada atrás de ideias. É bem difícil, mas no final sempre dá certo, e por isso eu amo!

Como é atuar ao lado de Camila Morgado e de outros grandes nomes da TV que estão em Malhação? Também como é a convivência com os novos talentos? Você costuma dar conselhos aos mais jovens?
Não é porque eu estou nesta temporada não, mas realmente esse time do elenco adulto é um timaço! Fora que são todos super queridos, disponíveis, o tempo inteiro prontos para te ajudar, trocar, bater o texto, com eles é aprendizado o tempo inteiro! O elenco jovem é incrivel, todos com uma energia linda e infinita. Este elenco é um encaixe perfeito, é engraçado porque parece que estou apaixonada por todos ao mesmo tempo. Cada um é tão singular, tão único, que fica difícil imaginar outras pessoas vivendo os personagens. É lindo perceber como todos mergulharam de cabeça!

Sua personagem encontra Paulo em um aplicativo de namoro em Malhação. O que você pensa sobre os aplicativos?
Eu acho que a modernidade está ai para ser usada! Mas confesso que nunca tive aplicativo de relacionamento. Pode parecer meio estranho eu falar isso por trabalhar justamente envolvida com tanta conexão. Mas sobre os encontros amorosos ainda prefiro aqueles que o olhar bate e a coisa acontece. Mas não tenho absolutamente nada contra quem usa, acho que os aplicativos ajudaram muitas pessoas com dificuldades de relacionamentos, seja por timidez ou por alguma outra trava, a se descobrirem e se aceitarem melhor do jeito que são. Sei até de casamentos de pessoas que se conheceram pelo Tinder.

O que você leva em consideração na hora de escolher uma personagem?
Prefiro que a personagem me escolha e depois vamos nos conhecendo melhor. Acho que antecipar os desafios de uma personagem, pensar em algo que pudesse me desafiar enquanto atriz já seria antecipar o que tem de melhor no trabalho do ator: o desconhecido; o não saber.

Malhação costuma ser uma novela que debate temas atuais. Para você quais são as temáticas importantes desta temporada?
Esta temporada está recheada de bons temas. Mas acredito que um tema que está sendo bastante debatido hoje em dia que é a questão do assédio é um ponto alto, assim como a intolerância religiosa.

Muito tem se falado de empoderamento feminino em diversos âmbitos. Como você vê isso no audiovisual e nas artes cênicas?
Acho que o movimento está a todo vapor! Fico admirada com meninas tão jovens e tão bem esclarecidas com o tema. É lindo saber que a internet proporciona esse tipo de reflexão. Hoje em dia vemos por todos os lados a força do empoderamento feminino, desde frases em muros até vídeos no YouTube com pessoas querendo falar e refletir sobre o tema. Fico feliz que estejamos falando sobre algo tão importante e de maneira tão esclarecida.