masterchef 1 Crédito: Band/Divulgação

Domingo teve queda prematura de um dos participantes favoritos do Masterchef Brasil

Publicado em Reality show

Jogada certeira de um participante ajudou na eliminação de um dos cozinheiros amadores apontado como um dos favoritos a estar na final do Masterchef Brasil

O episódio do último domingo (26/5) do Masterchef Brasil foi surpreendente e extremamente estratégico, mostrando a queda de um participante visto como favorito à final, tanto pelos integrantes do programa, quanto pelo público. A eliminação rendeu muito chororô — dentro e fora da atração!

O programa começou com a prova em grupo em que os participantes tinham que cozinhar um menu, com entrada, prato principal e sobremesa, inspirado no filme O cangaceiro, de Lima Barreto, para 50 convidados da Cinemateca Brasileira de São Paulo.

Os grupos foram encabeçados por Fernando, que escolheu trabalhar com André, Juliana, Echaterine, Eduardo M., Juliana N. e Weverton, e Lorena, que comandou a equipe composta por Eduardo R., Haila, Helton, Janaina e Rodrigo. Cada um deles tinha que cozinhar com alguns ingredientes obrigatórios. Para o grupo de Fernando, ficaram o mocotó, a carne de sol e seriguela e umbu. Enquanto para o time de Lorena, o maxixe, a costelinha e o caju e sapoti.

Tanto o grupo azul, de Fernando, quanto o vermelho, de Lorena, viveram momentos de apreensão na prova. Mas quem acabou levando o melhor foi o grupo azul, que apresentou um caldo de mocotó com linguiça e torradinha com limão, seguido de uma carne de sol com purê de abóbora, farofa e vinagrete e de sobremesa sablé com creme de licor de cacau e coulis de umbu e seriguela. Os pratos foram os preferidos do público e, para os jurados, foram os que tiveram menos defeitos.

Crédito: Band/Divulgação

De volta ao estúdio, veio a prova de eliminação. Do time de Fernando, ele teve que escolher dois para disputarem a prova. Deixou Juliana N. e André e o restante foi para o mezanino. Do time de Lorena, ela poderia salvar duas pessoas, inclusive, ela. Optou por ficar, já que analisou que os erros do menu — que teve abóbora assada com vinagrete de feijão e maxixe, costela ao molho de vinho sobre pirão com leite de coco e gelado de sapoti e caju com crumble de castanha de caju — passavam por ela. Salvou Rodrigo e Eduardo R., que, segundo ela, foram os destaques da prova.

Antes da prova de eliminação, Ana Paula Padrão anunciou uma miniprova que salvaria um participante. A disputa consistia em avaliar o tipo de faca para cada ingrediente. Só André errou e foi direto para a disputa eliminatória. Sem vencedor, outra prova. Agora para abrir três ostras corretamente em dois minutos. A precisão ficou para Juliana N., que vitoriosa subiu para o mezanino.

Prova de eliminação

Com André, Janaina, Haila, Helton e Lorena, a prova de eliminação teve início. Os cinco participantes tinham que replicar cinco sopas, escolhidas por Fernando, líder do time vencedor. E foi exatamente nesse momento que o programa mostrou a estratégia do participante. Querendo dificultar a vida de Helton, apontado como favorito dentro e fora do programa, ele entregou ao jovem cozinheiro amador uma vichyssoise, clássica sopa da culinária francesa. O que irritou Helton, que não sabia os processos do prato. Janaina ficou com harira, Lorena com canja, Haila com minestrone e André com sopa de cebola.

Crédito: Band/Divulgação

Ao longo da prova, lá do mezanino, Fernando admitiu a jogada a Juliana N. e Eduardo M.. Confabulando com os participantes disse que queria ver Helton se dar mal. A torcida do trio era para a queda do jovem cozinheiro. E foi dito e feito! Sem saber os processos da sopa e insistindo em um molho bechamel, que Jacquin já havia alertado que não tinha nada a ver com uma vichyssoise, Helton fez a pior sopa da prova, perdendo para Haila, que também não tinha ido bem, mas pelo menos entregou algo parecido com uma sopa. A réplica de Helton foi comparada com uma purê ou um creme pelos jurados. Já o título de melhor sopa da noite ficou com Lorena, que disputou com Janaína. André ficou na média e subiu para o mezanino sem participar da disputa entre Helton e Haila.

Crédito: Band/Divulgação

A eliminação de Helton mostrou a jogada de mestre de Fernando e que ninguém está a salvo no Masterchef. O erro da execução de um prato é capaz de derrubar uma trajetória vitoriosa. A internet já pede a volta de Helton na repescagem. Repescagem essa que acaba de se tornar extremamente competitiva com a chegada do jovem.