explode_coracao Dara e Igor formavam o principal casal de Explode coração

Novela Explode coração volta, no Viva, nesta segunda-feira

Publicado em Novela

Explode coração, a novela que tinha o cigano Igor, volta a ser exibida, desta vez no Viva. Lembra da trama de Glória Perez?

Começa nesta segunda-feira (29/1) a reprise de mais uma novela no canal Viva. Desta vez a escolha foi polêmica: Explode coração, de Glória Perez, não é exatamente uma unanimidade e ficou mais conhecida como a novela que tinha o cigano Igor, personagem que iniciou e praticamente encerrou a carreira de Ricardo Macchi.

Exibida originalmente em 1995 na faixa das 21h, a trama tinha direção de Dennis Carvalho. A cultura cigana era o principal mote de Explode coração. Mas é Gloria Perez, né… então a gama de assuntos não acaba aí. Tinha inclusão digital (a internet estava engatinhando no Brasil), crianças desaparecidas, amor entre um homem bem mais novo que a mulher e preconceito contra travestis. O elenco da novela mesclava nomes consagrados como Laura Cardoso, Edson Celulari, Paulo José e Teresa Seiblitz com outros que hoje são bem conhecidos, casos de Eliane Giardini e Leandra Leal. Regina Dourado e Rogério Cardoso brilharam como o casal Lucineide e Salgadinho.

No Viva, Explode coração vai ao ar às 23h30, com reprise no dia seguinte, às 13h30. Vai resistir a relembrar a trama?

Lembre as principais histórias de Explode coração!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os ciganos
Dara Sbano (Tereza Seiblitz) e Igor Nicolich (Ricardo Macchi) são ciganos que não se conhecem, mas, por força do acordo firmado pelos pais deles, devem se casar. Ele está feliz com a possibilidade de levar os costumes ciganos adiante, mas ela não está muito animada em se casar tão nova. Dara tem planos de estudar e trabalhar para ter o próprio sustento, o que deixa os pais dela, Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), desesperados. Os pais de Igor, Pepe (Stênio Garcia) e Luiza (Ester Góes), também estão comemorando a manutenção das tradições ciganas.

A mocinha vai fazer de tudo para conseguir fugir das amarras impostas pela tradição. Mas terá algumas dificuldades, como a família. A irmã mais nova de Dara, Ianca (Leandra Leal), por exemplo, faz uma pressão enorme para que Dara se casar porque, pelas tradições, a irmã mais velha sai de casa primeiro.

As tradições ciganas fazem com que Dara tenha um respeito muito grande pelos mais velhos. É assim que começa a amizade dela com Augusto (Elias Gleizer), avô de Serginho (Rodrigo Santoro), um amigo que ela conhece na faculdade. Rejeitado pelos familiares, Augusto encontra em Dara uma espécie de neta.

A internet
Em busca de uma vida mais independente, Dara faz cursinho pré-vestibular escondida dos pais. E é lá que ela tem contato com a internet. E com o amor virtual. Ela começa a conversar com Júlio Falcão (Edson Celulari) pela internet. O casamento dele com Vera (Maria Luisa Mendonça) não anda nada bem e, quando ele e Dara, se conhecem pessoalmente, logo se apaixonam.

Mas ela não consegue driblar a família e acaba se casando com Igor, mesmo estando grávida de Júlio. O cigano até entende a situação e corta o pulso para forjar a perda da virgindade de Dara com ele ー exibir essa prova é uma tradição para eles. A prova de amor que Igor dá a Dara é respeitar a gravidez dela e o fato de a criança não ser filho dele. No último capítulo, ele entrega o filho a Júlio e volta para a comunidade cigana de onde saiu.

Outro casal formado pela internet é Edu (Cássio Gabus Mendes) e Yone (Débora Evelyn). O rapaz se descreve como um galã, sarado e rico na rede. Na verdade, ele mora no subúrbio e não tem muita afeição pela academia. A confusão aumenta quando os papos virtuais vão para o mundo real.

Amor não tem idade
Beth (Renée de Vielmond) é ex-mulher do padrasto de Serginho e, por isso, eles se conhecem há algum tempo. A relação deles se estreita somente quando eles se apaixonam um pelo outro e decidem assumir esse romance, mesmo ela tendo 20 anos a mais que ele. As famílias dos dois são contra e o fato de eles estarem em fases diferentes da vida não ajuda. Com tudo isso, eles conseguem ser felizes e ela termina a trama grávida dele.

A travesti
Bem antes da Ivana (Carol Duarte) de A força do querer, Gloria Perez tocou no assunto de homofobia. Em Explode coração o tema era o foco de Sarita (Floriano Peixoto), travesti que enfrentava o preconceito com bom-humor. Pelo menos era o que aparentava, pois, quando estava sozinha, Sarita sofria por ser alvo de ações homofóbicas.

Crianças desaparecidas
Vira e mexe Gloria Perez inclui uma campanha social em suas novelas. Em Explode coração foi a vez do drama de mães de crianças desaparecidas. Empregada doméstica na casa de Dara, Odaísa (Isadora Ribeiro) perdeu o filho Gugu e se juntou ao grupo Mães da Cinelândia . Assim como as outras mães do grupo, Odaísa não perdeu a esperança de ter o filho de volta. A campanha foi um sucesso e, segundo o site Memória Globo, mais de 60 crianças foram encontradas graças aos depoimentos de mães e fotos dos filhos que eram exibidos no fim de cada capítulo.