Cena da novela Explode coração
explode Dara e Igor estavam prometidos um para o outro no início de Explode coração Cena da novela Explode coração

Explode coração, a novela do Cigano Igor, entra no catálogo do GloboPlay. Lembre quem é quem!

Publicado em Novela

Novela Explode coração, de Gloria Perez, é a terceira a entrar no Globoplay em projeto de resgate de folhetins antigos. Relembre os personagens da trama!

A partir desta segunda-feira (22/6) os assinantes do Globoplay poderão relembrar as emoções de Explode coração, novela de Gloria Perez que estreou em 1995. Conhecida por muitos como a novela do Cigano Igor (Ricardo Macchi), Explode coração inovou ao, ainda em na década de 1990, falar de internet e ainda mais ao misturá-la com o universo cigano.

Os ciganos Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi) foram prometidos um ao outro quando ainda eram crianças. Mas, para desespero dos pais, Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), e do próprio Igor, o sonho de Dara passa longe das tradições: a moça quer ser independente e acaba se mudando para a capital após ser aprovada no vestibular para o qual se preparou às escondidas.

Lá, ela tem contato com um mundo novo e, por meio de um chat, conhece virtualmente e se apaixona pelo empresário Júlio Falcão (Edson Celulari), marido de Vera (Maria Luisa Mendonça). Apaixonados, eles vão lutar para viver o amor. Vera e Igor vão se aliar para impedir que isso aconteça.

Outras tramas movimentaram Explode coração, como o namoro de uma mulher mais velha, Beth (Renée de Vielmond) com um homem bem mais novo, Serginho (Rodrigo Santoro); o hacker Edu (Cassio Gabus Mendes), que engana Yone (Deborah Evelyn) com uma identidade falsa na rede; e o casal Salgadinho (Rogério Cardoso) e Lucineide (Regina Dourado), dos bordões “stop, Salgadinho” e “me poupe, me economize”.

Um dos destaques foi a campanha promovida por Odaísa (Isadora Ribeiro) para encontrar seu filho desaparecido. Misturando ficção e realidade, a personagem se encontrou com as verdadeiras Mães da Cinelândia, no Rio de Janeiro, em cenas que comoveram o país. Em um dos capítulos, uma mãe mostrou a foto do filho que havia sumido há 10 anos. Em uma semana, a criança voltou para casa, de onde havia sido tirada pelo próprio pai. A campanha, que incluía depoimentos de mães no final dos capítulos, ajudou mais de 60 mulheres a reverem seus filhos.

Explode coração é a terceira novela a entrar no catálogo do Globoplay no projeto de estrear um folhetim antigo a cada duas segundas-feiras. As outras foram A favorita e Tieta. A próxima será Estrela-guia (2001).

Lembre os principais personagens de Explode coração

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dara (Tereza Seiblitz) – Filha de Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), irmã de Ianca (Leandra Leal). Jovem cigana em conflito com o próprio povo, pois não admite a ideia de se submeter às leis que determinam, entre muitas outras restrições, que a mulher não estude nem trabalhe, case-se virgem com o cigano que seus pais escolherem e sirva ao marido diuturnamente. Ela quer liberdade, o que não significa que esteja rejeitando a sua condição de cigana. Dara faz cursinho escondido, passa no vestibular e foge de casa com Serginho (Rodrigo Santoro), um colega de faculdade, para não ter que se casar com Igor (Ricardo Macchi). Depois conhece Júlio (Edson Celulari) por meio de um chat e se apaixona por ele.

Igor (Ricardo Macchi) – Cigano prometido para Dara desde criança, quando ela ainda nem tinha nascido. Rapaz simpático e alegre, mas também rude e impetuoso. O temperamento forte e apaixonado o leva a conseguir tudo o que quer, a seu devido tempo. É esperto nos negócios e torna-se muito bem-sucedido no ramo das construções.

Júlio Falcão (Edson Celulari) – Casado com Vera (Maria Luisa Mendonça), é um empresário habilidoso, arrojado e com grandes ambições políticas. Inteligente e charmoso, é um sedutor e vive rodeado por mulheres. A grande admiração é o sogro, Leandro Avelar (Odilon Wagner), que o amparou quando era estudante pobre e órfão, lançando-o no mundo dos negócios. Acaba se envolvendo numa operação desonesta e fraudulenta, ficando nas mãos do assessor Tadeu (Daniel Dantas).

Jairo (Paulo José) – Chefe de família dedicado e carinhoso. Como todo pai cigano, cuidou para que as filhas tivessem uma educação aos padrões de seu povo. Por ele, elas nunca teriam pisado numa escola, mas, como Lola insistiu muito, ele acabou cedendo.

Lola (Eliane Giardini) – Alegre, divertida e passional. Apaixonada pelo marido, fica completamente desesperada ao pensar que vai ter de dar conta da rebeldia da filha e, invariavelmente, forja desmaios para fugir da situação. Como toda cigana rica, usa roupas caríssimas e muitas joias. Fala tudo o que pensa em alto e bom som e não leva desaforos para casa.

Ianca (Leandra Leal) – Alegre e ruidosa. O maior dilema dela gira em torno dos anseios de liberdade da irmã, visto que, segundo as tradições ciganas, a caçula só pode se casar depois da irmã mais velha. Como está louca para se casar, lanca torce pela chegada de Igor, por quem vai se apaixonar.

Pepe (Stênio Garcia) – Pai de Igor e marido de Luzia (Ester Góes). É passional e violento. Encara a recusa de Dara como como uma grande traição do amigo Jairo. É músico, como todos os membros de sua família, e toca acordeão.

Luzia (Ester Góes) – Doce e apaixonada. De acordo com os costumes ciganos, a ela deve servir, durante um ano, aquela que for desposada por seu filho.

Mio (Ivan de Albuquerque) – Pai de Jairo. Esteve preso nos campos de concentração nazistas, na Segunda Guerra, como muitos outros ciganos. Mais do que um personagem, Mio é um porta-voz da cultura e dos valores de seu povo. É apaixonado por Soraya (Laura Cardoso), a matriarca da família de Igor. Mio chega para a festa de noivado de Dara e Igor e acaba ficando por mais tempo para ajudar o filho nessa crise.

Soraya (Laura Cardoso) – Matriarca da família de Igor. Conhece Mio dede quando eram jovens. Mas nunca puderam viver essa paixão porque estavam prometidos para outras pessoas. Como ambos são nômades, passaram a vida inteira longe um do outro, encontrando-se muito raramente; mas nunca se esqueceram.

Vera (Maria Luisa Mendonça) – Esposa de Júlio e mãe de Marcos (André Luiz). Alegre, interessante, romântica e ingênua. Vive em função da carreira política do marido e se ressente com os constantes romances que ele mantém.

Leandro Avelar (Odilon Wagner) – Homem de aparência moderada e confiável. Inteligente e sóbrio, gosta muito do genro, que considera seu herdeiro. Viúvo, mora em Brasília e é muito rico, dono das empresas que Júlio representa no Rio.

Eugênia (Françoise Forton) – Prima de Vera. Ex-colega de Júlio no colégio, ficou interessada nele e começou a convidá-lo para estudarem juntos. Foi assim que ele conheceu Leandro Avelar e se casou com Vera, o que Eugênia nunca aceitou. Inteligente e requintada, é considerada por Vera sua melhor amiga, mas faz tudo para seduzir o marido dela.

Patia (Stela Freitas) – Os pais de Igor vão morar na casa dela quando chegam ao Brasil. É mãe de Vladimir (Felipe Folgosi) e Natasha (Cássia Linhares), filhos de uma união proibida com um gadjô (não cigano).

Vladimir (Felipe Folgosi) – Apaixonado por Ianca. No começo da história, ela corresponde até que a chegada de Igor muda tudo. Quando percebe que Igor não gosta de Ianca, encontra coragem para pedir a mão dela em casamento.

Tadeu (Daniel Dantas) – Braço direito de Júlio (Edson Celulari). Solitário e muito misterioso, sob a aparência humilde e devotada, esconde uma mente maquiavélica e invejosa. Quanto mais servil é, mais odeia intimamente Júlio.

Mila (Zezé Polessa) – Esposa de Tolentino (Cláudio Cavalcanti), perua, típica representante da sociedade emergente. Mora no mesmo prédio dos ciganos e implica com o barulho das festas, das danças e da fila de mulheres que se forma na porta do edifício toda sexta-feira, quando Lola cumpre com suas obrigações de cartomante.

Tolentino (Cláudio Cavalcanti) –Fica chocado com os costumes de seus vizinhos ciganos mas, por natureza, é menos alterado do que ela. Seu comportamento, em casa, é o oposto do que tem o homem cigano.

César (Reginaldo Faria) – Engenheiro de classe média alta, pessoa boa e simples, que acredita na imagem que Alícia (Nívea Maria), sua mulher, fabrica para si própria. Vive dividido entre as reivindicações da ex-mulher, Beth (Renée de Vielmond), e as determinações de Alícia. Pai de Catty (Roberta Índio do Brasil) e Rique (Patrick Alencar), filhos de seu primeiro casamento, e padrasto de Serginho (Rodrigo Santoro), filho de Alícia.

Alícia (Nívea Maria) – Protótipo da vilã boazinha, do tipo que manipula todos, obrigando-os a viver em função dos desejos dela. Possessiva e ambiciosa, faz-se de desprendida e liberal. Inferniza a vida de Seu Augusto (Elias Gleizer).

Serginho (Rodrigo Santoro) – A mãe, pretensamente liberal, o sufoca e manipula, mas ele a surpreende ao viver um romance inesperado com Beth. Faz Medicina, mas frequenta um cursinho porque resolveu mudar de carreira. Envolve-se com Dara no início da trama.

Beth (Renée de Vielmond) – É fotógrafa e trabalha com Yone (Deborah Evelyn). Um escândalo desaba sobre a família quando ela e Serginho se apaixonam. Além da diferença de idade entre os dois, ele é filho da atual mulher de seu ex-marido. Os dois têm de enfrentar preconceitos de todos os lados para levar adiante o romance, que é sincero.

Augusto (Elias Gleizer) – Inteligente, lúcido, de temperamento alegre e boêmio. Passa por uma fase muito triste, pois é discriminado por causa da idade. Augusto se horroriza com a revolução tecnológica, temendo que a relação do homem com a máquina se torne, a cada dia, mais importante que a relação entre os humanos. Uma nova fase em sua vida tem início a partir do dia em que ele surpreende a todos passando no vestibular e tornando-se o calouro mais festejado da faculdade de Serginho.

Yone (Deborah Evelyn) – Mulher ativa, inteligente, moderna. Uma jornalista em busca da grande reportagem e do grande amor, que encontra em Edu (Cássio Gabus Mendes), por quem se apaixona através de papos no computador. Quando conhece Edu, está envolvida com Cláudio (Marcos Breda), um colega de redação. Provoca uma crise na vida de Edu ao detonar o escândalo em torno de Júlio Falcão, de quem, até então, era grande admiradora.

Edu (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Dona Lucineide (Regina Dourado) e Seu Salgadinho (Rogério Cardoso). Apesar de charmoso, é tímido, não tem coragem de se mostrar a ela, até mesmo porque passa uma imagem idealizada de si próprio – a de galã impetuoso e arrojado –, e teme decepcioná-la. Divide-se, ainda, entre o amor de Yone e Rose (Paula Burlamaqui). Em suas noites em frente ao computador, acaba entrando no sistema de um banco norte-americano e descobrindo as falcatruas que podem colocar em risco a bem-sucedida carreira de Júlio Falcão.

Dona Lucineide (Regina Dourado) – Faladeira e briguenta, defende seus filhos de hipotéticas perseguições dos vizinhos. Tem muitos problemas com Odaísa (Isadora Ribeiro).

Seu Salgadinho (Rogério Cardoso) – Dono da lanchonete do subúrbio, do tipo que quer sossego. Em casa, quem manda é sua mulher, que aguenta suas pequenas infidelidades porque sabe que a titular é ela. As traições dele são a causa dos constantes bate-bocas entre Lucineide e Odaísa, que não suporta a infidelidade do vizinho e não entende como dona Lucineide a tolera.

Soninha Contratempo (Paula Lavigne) – O maior sonho dela é participar do programa do Faustão e, para isso, passa os dias escutando música com um volume altíssimo e ensaiando coreografias em casa.

Ivan (Herson Capri) – Alegre, moderno e nada machista, apaixonado por Vera.

Adilson Gaivota (Eri Johnson) – Um grande malandro, que mantém um eterno romance com Odaísa. Apesar de viver dando pequenos golpes, tem coração de ouro, e é incapaz de uma maldade. Seduz muitas mulheres através da dança. Um de seus orgulhos é sua coleção de camisas de seda e de sapatos de dança.

Odaísa (Isadora Ribeiro) – Parceira no tango e no amor de Adilson Gaivota, com quem mantém uma relação passional. Não é raro os dois se esbofetearem no palco, no meio de um espetáculo. É uma boa pessoa, mas um tanto desnorteada. Está sempre brigando com Sarita Vitti (Floriano Peixoto). Trabalha como empregada na casa dos ciganos, onde sua principal função é a de babá de Dara e Ianca. Tem um romance com um homem que entra no meio da novela, e vive o drama de ver seu filho, Gugu (Luiz Claudio Junior), desaparecido.

Adalberto/ Bebeto (Guilherme Karan) – Boy no escritório de Júlio Falcão, faz diversos bicos para sobreviver, enquanto sonha com a vida artística. Ele já é a estrela do bairro onde mora, porque faz propagandas num alto-falante e faz parte de um grupo de rockers que cultiva a década de 1950.

Rose (Paula Burlamaqui) – Balconista do bar de Maria da Graça, apaixonada por Edu, que não percebe, tão mergulhado que vive no mundo dos computadores. Tímida e reservada, disputa seu amor com a jornalista Yone.

Sarita Vitti (Floriano Peixoto) – Drag queen à noite, discretíssima de dia, veste-se de forma muito contida, porque lugar de exagero é o palco, como sentencia. Pessoa muito boa, é conselheira das mulheres de rua. Vive se indispondo com Odaísa e deplorando seu comportamento. Sonha com a maternidade, e realiza esse desejo de forma comovente.

Marisa (Débora Duarte) – Amiga dos Falcão, feminista exaltada e radical, vive um drama singular: sente uma grande atração pelos machões, e não sabe como resolver essa contradição. Faz conferências sobre a opressão masculina, mas sucumbe diante de um “opressor”, tendo que correr para o analista para tentar solucionar seu conflito. Boa amiga de Júlio, fica ao seu lado e o ampara em sua derrocada.

Fonte: Memória Globo