Imagem do episódio de estreia do MasterChef Profissionais
Candidatos ao troféu da nova temporada do MasterChef Profissionais Crédito: Band/Divulgação

Estreia de MasterChef profissionais tem ares de amadorismo

Publicado em Reality show

Mesmo com elenco bastante experiente, estreia de MasterChef profissionais ficou marcada por nervosismo e falhas dos participantes ao melhor estilo da versão “amadores”

Açúcar no lugar de sal. Carne crua e fora do ponto. Comida sem sabor. Empratamento tosco. Essas foram as falhas presentes em alguns dos pratos apresentados pelos participantes nas provas da estreia de MasterChef profissionais na Band na noite de terça-feira (5/9), que já começou eletrizante e com três (sim, T-R-Ê-S) eliminados. Os erros à la amadores demonstraram o nervosismo dos candidatos e não representaram, necessariamente, o currículo de cada um deles, já que o grupo é composto por chefs experientes e, alguns, até de renome.

Diferentemente do MasterChef Brasil amadores, a versão profissional não tem uma “peneira” que o público acompanha. O programa já começa com o time definido e o primeiro episódio da segunda temporada apresentou os 16 cozinheiros selecionados. Cada candidato ia entrando na cozinha do Masterchef e um pouco da trajetória deles era revelada pela edição. Nesse momento dois nomes já saltaram aos olhos, Francisco Pinheiro, que foi reconhecido por alguns participantes, e Angélica Vital, especialista em cozinha molecular. Ambos, inclusive, foram bem ao longo do capítulo de estreia. Já temos favoritos?

o. Elenco da segunda temporada de MasterChef Profissionais
Crédito: Carlos Reinis/Band/Divulgação. Elenco da segunda temporada de MasterChef Profissionais

Para começar animada, a estreia de MasterChef profissionais dividiu os participantes em dois grupos para duas provas diferentes. Na primeira, os cozinheiros deveriam reinventar um prato bastante brasileiro: a feijoada. No Teste de reinvenção, quem agradou foi Angélica ao fazer um espuma de feijoada com cogumelo Paris, farofa de cebola e cripsy. Entre os piores ficaram Ravi, Bárbara e Pedro, que levaram algumas broncas do trio de jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. Ravi pela escolha de misturar quente e gelado na feijoada cremosa com granita de caipirinha, Bárbara pela cozinha conceito com dois pequenos pedaços de carne seca com molho de feijoada e Pedro por fazer um prato sem sabor. E disso saiu o primeiro hino da nova edição…

“A gente não come conceito.” CAROSELLA, Paola.

Trocando o sal pelo açúcar e ao fazer um prato gosto, Pedro levou a pior e foi embora para casa mais cedo. Bárbara e Ravi foram levados para o vestuário a espera da prova de eliminação. Antes, o MasterChef ia garantir mais uma eliminação, além dos dois participantes que fariam a prova final do episódio de estreia.

A segunda prova ganhou o nome de Teste de habilidade. Os participantes deveriam destrinchar um leitão inteiro e utilizar dois cortes do animal no mesmo prato. Edney foi o candidato que teve menos problema na hora dos cortes. Mas se o começo foi fácil para o participante, o final foi complicado. Ele esqueceu o pernil na mesa e foi eliminado do programa por não cumprir as exigências da prova. Quem também foi mal e seguiu para a primeira prova de eliminação foram Ruby (outra que criou um hino da temporada: “O sky é o limite mesmo”) e Guilherme. A primeira já havia sido criticada pelo mezzanino por optar por um macarrão com queijo para acompanhar a costela e o pernil ao molho barbecue de goiabada e Guilherme se atrapalhou com o cozimento da costela e a entregou fora do ponto. Ele fez terrine de carne e costela de porco acompanhados de mandioca.

Com dois eliminados e profissionais cometendo erros de amadores veio a prova das provas, a de serviço. Bárbara, Ravi, Guilherme e Luby tiveram que executar dois menus completos de Jacquin para 30 convidados. O francês se estressou com o quarteto ao longo da prova, que teve filé cru de Bárbara e Guilherme fazendo ravioli no momento de servir os clientes. No meio do desespero da prova, Francisco ficou do mezzanino comandando os participantes e até chegou a descer quando Jacquin perguntou se ele queria trocar de lugar com os possíveis eliminados. Após perceber a mancada, o cozinheiro voltou ao mezzanino. Problemas à parte, a comida de modo geral foi elogiada pelos convidados, que deixam críticas apenas ao filé. E a eliminada foi Bárbara, responsável pela falha.

Eliminados do episódio de estreia do MasterChef Profissionais
Crédito: Band/Divulgação. Eliminados do episódio de estreia do MasterChef profissionais

Comentários aleatórios

– Com a saída de Pedro, MasterChef profissionais já perde um de seus musos. Snif, snif…

– Alguém desliga a chavinha de Luby para o inglês? O sky é o limite até vai, mas o restante ficou forçado, amiga!

– Já temos a nova Miriam da edição? Será que a vaga é de Ravi?

– Mirna me representou (demais) ao falar sobre a elegância de Paola Carosella

– E Pablo deixando claro que trabalhar com Jacquin foi uma experiência não tão bacana assim…

– Quanto palavrão, gente! O episódio de estreia foi uma sequência de “piiiiiis”