SuperMerendeiras Crédito: Carlos Henrique Santos/Divulgação

Eri Johnson comanda o reality SuperMerendeiras, da TV Escola

Publicado em Reality show

Primeiro reality show original da emissora, SuperMerendeiras valoriza as mulheres que alimentam os estudantes da rede pública e suas receitas saborosas e saudáveis

Desde 2016, o ator e humorista Eri Johnson entrou na onda dos realitys shows. Naquele ano, ele participou do Super chef celebridades, quadro do Mais você, testando os conhecimentos gastronômicos. Dois anos depois, ele volta a se envolver com a culinária no programa SuperMerendeiras, que estreou em 28 de setembro, na TV Escola.

Na atração, ele é o apresentador, mas prefere a alcunha de 11º participante. Cabe a Eri Johnson, auxiliar as merendeiras das escolas municipais e estudais de várias regiões do Brasil que colocam em prática receitas saudáveis, saborosas e criativas, em uma disputa que vale um prêmio em dinheiro.

SuperMerendeiras

SuperMerendeiras é o primeiro reality show original da TV Escola. Ao todo são 13 episódios semanais mostrando a competição e destacando provas com base nos eixos centrais da alimentação escolar: crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis.

O time de competidoras é formado pelas 10 melhores merendeiras do Brasil, entre cinco mil inscritas. O grupo selecionado reúne as vencedoras do concurso Melhores Receitas da Alimentação escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2015 e em 2016.

Crédito: Carlos Henrique Santos/Divulgação. Os jurados do SuperMerendeiras
Crédito: Carlos Henrique Santos/Divulgação. Os jurados do SuperMerendeiras

Em cada prova, as participantes são avaliadas por três jurados a nutricionista Nathalia Silva Raposo Barreiros, o chef de cozinha André Luiz da Silva e o aluno Milton Carlos Espindola da Silva.

Exibição sempre às sextas, às 21h. Com reprises aos sábados, às 15h30, e, aos domingos, às 18h, na TV Escola.

Três perguntas / Eri Johnson, apresentador do SuperMerendeiras

Como é a sua atuação no SuperMerendeiras?
Eu consegui me colocar como mais um elemento. Não como um apresentador. Eram 10 merendeiras, três pessoas na comissão julgadora e eu conseguir fazer com que nós virássemos um time.

E como foi provar as comidas das merendeiras e conviver com elas?
Conseguimos uma intimidade com muita naturalidade, ríamos, tinha uma afinidade verdadeira. Havia uma amizade, um carinho, um respeito. Experimentar as comidas era voltar à infância. Estudei em escola pública. As merendeiras me ensinaram, depois de tantos anos, a reconhecer e agradecer a presença delas. Voltei a chamá-las de tias. Foi muito prazeroso e muito puro.

Crédito: Carlos Henrique Santos/Divulgação
Crédito: Carlos Henrique Santos/Divulgação

Além de SuperMerendeiras, você também está no reality show Popstar. Como têm sido isso para você?
Eu sou um artista, uma pessoa que gosta de ver o que Deus manda pra mim. O que Ele manda, eu aceito e procuro fazer da melhor maneira possível. Tive a felicidade de fazer o SuperMerendeiras antes do Popstar, onde aprendi a não competir com ninguém. No Popstar estou competindo comigo mesmo, não com os meus colegas, que, inclusive, estão arrasando.