jessika_alves3 Jessika Alves estudou a década de 1920 para viver Helena em Tempo de amar

Jessika Alves aposta na diversidade na carreira para viver a Helena de Tempo de amar

Publicado em Entrevista

Atriz Jessika Alves foge dos tipos que estava acostumada a interpretar com a sensível e sofrida Helena, da novela Tempo de amar. Leia entrevista com ela!

Estagnação e comodismo são uma palavras que não parecem combinar com Jessika Alves, atriz que interpreta Helena na novela Tempo de amar (Leia crítica da primeira semana da novela). A trama das 18h da Globo é a sexta novela da atriz que já passou pela Globo e pela Record, onde fez Os dez mandamentos e os primeiros capítulos de Terra prometida. Isso sem falar em Preamar (2012), produção da HBO que representa uma guinada na carreira da menina, que passou a ser vista como mulher pelos diretores.

“Em uma série como Preamar, você tem o perfil e toda a trajetória do seu personagem traçada. Isso te dá uma base mais fixa na hora de compor”, explica a atriz.

Crédito: Pino Gomes/Divulgação. Jessika Alves gostou da experiência como apresentadora
Crédito: Pino Gomes/Divulgação. Jessika Alves gostou da experiência como apresentadorala

 

A ligação de Jessika com a arte vem desde a adolescência, quando ela fazia teatro. Aos 17 anos, entrou para o elenco de Malhação como Norma Jean e não parou mais.

Mais do que atriz, Jessika foi apresentadora do TV Globinho, experiência que não descarta repetir. “Não está nos meus planos, mas gosto de diversificar e não me limitar”, afirma.

Presença fácil nas redes sociais, onde se expõe sem medo, Jessika é daquelas que sabem que quem está na chuva é para se molhar. “A exposição tem a importância que você dá a ela. Não deixo de viver minha vida por isso. Mesmo assim, existem alguns lugares que sei que são mais expostos e quando não quero isso, apenas escolho a opção B”. Parece que a palavra para definir Jessika é mesmo “decidida”.

Leia entrevista completa com Jessika Alves

Fale um pouco de Helena, sua personagem em Tempo de amar… como está sendo atuar nessa novela?
Helena é uma menina muito digna, teve uma infância dura e fugiu de Portugal para tentar uma vida melhor no Brasil. Chegando ao Rio de Janeiro, ela ainda encontra dificuldades que não esperava, é enganada e toma a difícil decisão de se separar das irmãs. O que mais me encanta em Helena é que, mesmo com tudo isso, ela continua doce e preocupada com o próximo.

Participar de uma trama de época requer uma caracterização especial. Fale um pouco sobre o que fez para se preparar para a Helena. Você curte esse tipo de preparação?
Com certeza requer uma caracterização diferente, que faz parte da composição. Toda a caracterização ajuda a definir a personalidade do personagem. Como a novela se passa em uma época que não vivi, procurei estudar sobre o que acontecia em 1927. Tanto economicamente, quanto na sociedade e na cultura. Busquei filmes, pesquisei grandes nomes que surgiam nesse período como Gilka Machado, Pagu, Julia Lopes de Almeida, entre outras.

Jessika Alves foi uma das participantes do reality show SuperChef
Jessika Alves foi uma das participantes do reality show SuperChef

Você esteve em duas produções da Record, Os dez mandamentos e Terra prometida. Notou alguma diferença entre estar na Globo e lá? Se sim, quais?
Cada empresa tem suas características. Não vejo o porquê de comparar dessa forma. Aprendi e continuo aprendendo em cada novo trabalho que faço. Independentemente do lugar, eu quero fazer o que amo.

A série Preamar é uma marca em sua carreira. É muito diferente atuar em produções da TV aberta e fechada?
Tive apenas uma experiência em TV fechada e fui muito feliz. Trabalhei com diretores maravilhosos, uma galera do cinema incrível e foi um dos projetos que mais gostei de fazer parte. A novela na TV aberta é uma obra viva, você joga com seu personagem junto com os outros e com o público e ele pode mudar a qualquer momento dependendo do rumo que a história tomar. Já em uma série como Preamar, você tem o perfil e toda a trajetória do seu personagem traçada. Isso te dá uma base mais fixa na hora de compor. Ambos são deliciosos de fazer.

Ainda na adolescência você apresentou o TV Globinho? Gostou da experiência de ser apresentadora? Pretende fazer isso mais vezes?
Sim. Eu adorei apresentar a TV Globinho e trabalhar com o público infantil. Eu adoro criança. Faria sim, se surgisse algo. Não está nos meus planos, mas gosto de diversificar e não me limitar.

Você foi uma das participantes do SuperChef, quadro de gastronomia do Mais você. Continua cozinhando? O que você mais aprendeu com essa experiência?
Adoro inventar moda na cozinha, mas estou longe de ser uma super chef (risos). Participar do programa foi ótimo, o clima era bacana, a Ana Maria (Braga) é uma linda, e eu aprendi dicas de pratos que levo para vida.

O número de reality shows/quadros que contam com a participação de atores e famosos vem crescendo. De qual outro você participaria?
Difícil. Não sei dizer (risos)

Seu namoro acaba chamando bastante atenção dos fotógrafos e você posta fotos e declarações de amor nas redes sociais. Em tempos como os de hoje dá para fugir da superexposição?
Sou totalmente “Eu” nas minhas redes sociais. Posto o que tenho vontade e o que estou vivendo. Só me policio em relação a alguns assuntos, pois sei que muita gente acompanha e algumas vezes se influencia. Não tenho pretensão de servir de exemplo, mas gosto de passar coisas boas a quem está a minha volta e me acompanha. A exposição tem a importância que você dá a ela. Não deixo de viver minha vida por isso. Mesmo assim, existem alguns lugares que sei que são mais expostos e quando não quero isso, apenas escolho a opção B.