westworld Crédito: HBO/Divulgação

Entrevista: Criadores de Westworld falam sobre segunda temporada

Publicado em Entrevista, Séries

Jonathan Nolan Nolan e Lisa Joy, criadores de Westworld, comentam detalhes da segunda temporada da série. Produção exibe neste domingo (17/6) o penúltimo episódio!

Jonathan Nolan e Lisa Joy são os grandes nomes por trás da série Westworld, da HBO. O casal é criador, produtor e diretor do seriado, que está em sua segunda temporada explorando a revolução dos robôs do parque de Westworld que ganharam consciência. Confira abaixo entrevista com a dupla.

Entrevista / Jonathan Nolan e Lisa Joy, criadores de Westworld

Jonathan-Nolan-and-Lisa-Joy-1200x520

Como foi redefinir as coisas para essa temporada?
Jonathan Nolan: Nós lidamos com isso desde a abordagem de contar uma grande história em episódios e então cada um desses capítulos tem sua própria identidade. Cada um deles, pode até ter gêneros próprios. É a questão de qual metologia de história funciona. Se a primeira temporada é uma investigação lenta e psicológica sobre a ideia de como seria a identidade artificial, a segunda temporada é uma espécie de revolução sangrenta. Criaturas a quem foi negado o livre arbítrio, neste ponto, entendem que precisam responder uma pergunta determinante: agora que você está no comando, o que fará? Então tem um sentido e uma sensibilidade diferente. Acho que desde o começo sabíamos que não poderíamos fazer uma temporada sobre isso todos os anos, que precisaríamos responder a maior parte das perguntas que colocamos em uma determinada temporada. E então esperamos encontrar novas perguntas fascinantes e deixá-las de uma temporada para a outra.

Como o quê?
Jonathan Nolan: Uma das perguntas que não respondemos na primeira temporada era o que a Delos estava fazendo no parque. Entendemos que, como todas as empresas do Vale do Silício, ela têm um modelo de negócio ostensivo e real. Mas, desde o piloto, nós estabelecemos que a Delos tem uma agenda dentro do parque. Então, essa é uma das perguntas que vamos responder em um episódio dirigido espetacularmente por Lisa Joy.

Essa foi a sua primeira vez dirigindo, Lisa?
Lisa Joy: Sim e foi realmente ótimo. Eu tive muitas ajudas, sendo o primeiro e o mais importante um roteiro incrível escrito por Jonah e Gina Atwater. Eu só queria trazer o que eles tinham colocado na página para a vida. Eu trabalhei muito com Ed (Harris) e Jeffrey (Wright) e foi maravilhoso começar a explorar mais esses personagens. Eles são artistas generosos e incríveis, eu não poderia pedir por melhores.

Você sempre quis dirigir?
Lisa Joy: Eu sempre quis dirigir. Mesmo como roteirista, sou uma pessoa muito visual e gosto de me imaginar nesse mundo. E então, em Westworld, Jonah dirigiu o piloto e o final da primeira temporada, mas a cada passo ao longo do caminho, trabalhamos em tudo, do figurino as pequenas nuances.

Foi importante em uma série que tem protagonistas mulheres ter uma mulher também dirigido?
Jonathan Nolan: Muito mesmo. Nós temos três diretores fenomenais e talentosas nessa segunda temporada.
Lisa Joy: Sim, é importante ter diretoras mulheres, de outros países, mas não apenas em direção, mas em todo o elenco, na equipe, entre os roteiristas… A diversidade é algo que nós definitivamente nos esforçarmos para ter.
Jonathan Nolan: Nós aprendemos isso há muito tempo como roteiristas. Você tem que ter essa alquímia de uma visão singular para algo.

Vocês já têm um destino final já traçado para a série?
Jonathan Nolan: Sim, acho que temos.