bia_capa Bia Arantes em dois momentos: Carinha de anjo e Deus salve o rei

Duas em uma: Bia Arantes é Cecília em Carinha de anjo e Brice em Deus salve o rei

Publicado em Entrevista

Atriz que vive a mocinha da trama juvenil do SBT e uma bruxa centenária na aventura da Globo, Bia Arantes fala mais sobre essa experiência ao Próximo Capítulo. Confira!

Para o público infanto-juvenil ela é a Cecília de Carinha de anjo, no SBT. Os mais crescidinhos e os adultos a vêem como a feiticeira Brice de Deus salve o rei, na Globo.

No ar em duas novelas ao mesmo tempo, a atriz Bia Arantes é só felicidade. “São públicos muito distintos entre si, com abordagens totalmente diferentes. Enquanto uns me abordam para falar das maldades e atitudes engraçadas de Brice, outros me falam sobre Cecília, sobre o carinho dela com a Lorena Queiroz em cena”, afirma Bia, em entrevista ao Próximo Capítulo.

Além da personalidade das duas personagens, o visual de Brice e Cecília são bem diferentes. Isso porque, para gravar Deus salve o rei, Bia usa uma peruca que deixa o cabelo dela com o aspecto de mais longo. Isso sem falar na composição de um personagem de época.

“Olhar, postura, jeito de falar, de persuadir, tudo foi pensado nos mínimos detalhes”, conta a atriz, que, bem-humorada, se vê na idade de Brice (117 anos) tendo bons papéis pela frete. Teremos muito Bia Arantes pela frente, então. Que bom!

Leia entrevista completa com a atriz Bia Arantes!

Bia Arantes conta que já se acostumou com o cenário virtual de Deus salve o rei
Bia Arantes conta que já se acostumou com o cenário virtual de Deus salve o rei

A Brice é uma das personagens que transitam entre os núcleos dos dois reinos de Deus salve o rei e isso possibilita crescimento da personagem. Isso acaba te gerando ansiedade?
Não diria ansiedade, mas sim uma grande responsabilidade e aprendizado durante as gravações. Ter a oportunidade de transitar pelos núcleos e ter contato com vários personagens é muito bacana, porque permite uma troca, um entendimento de trama enorme. Estou feliz com essa personagem, a Brice é um presente!

Você mudou o visual para viver a Brice, escurecendo e alongando o cabelo. Em que ponto isso te ajuda na composição do personagem?
Na verdade, uso uma peruca por cima do meu cabelo, não precisei fazer uma mudança de fato nos fios. Mas, para a composição da personagem, estudei muito e tive apoio do Marcelo Bosschar, para conseguir achar o tom certo da Brice. Olhar, postura, jeito de falar, de persuadir, tudo foi pensado nos mínimos detalhes.
O que você acha que não toparia fazer (fisicamente) por uma personagem?
Olha, eu não sei te dizer. Se eu gostar da proposta da personagem, me identificar, eu aceitaria fazer grandes transformações. Acho válido essas metamorfoses, principalmente em nosso trabalho de atriz/ator.
Deus salve o rei é uma trama de época. É mais difícil atuar em novelas desse tipo?
Eu acredito que toda obra carrega consigo as suas dificuldades. Fazer uma trama de época requer entendimentos de contextos econômicos, culturais, sociais, porque só assim a veracidade das cenas será melhor transmitida. Não diria que é mais difícil, são meandros diferentes que nós atores exploramos na hora de atuar. Estou adorando!

A Brice joga um feitiço sobre Amália. Quem a Bia gostaria de enfeitiçar na vida real e que feitiço faria?
Difícil essa pergunta (risos). Eu acho que faria feitiços para congelar o tempo em momentos especiais. Eu gostaria de viver esses episódios com mais tempo. Além disso, acho que faria magias para voltar no tempo também.

As bruxas são personagens frequentes na dramaturgia. Já tinha pensado em interpretar uma?
Não tinha pensado, mas está sendo ótimo, uma experiência ímpar na minha carreira, só tenho a agradecer.

Uma das armas de Brice é a sedução. Você se identifica com isso? Considera-se sedutora?
Não, estou explorando um lado novo meu na atuação. Na vida, sou mais moleca, brincalhona. É a primeira vez que interpreto uma personagem assim e estou me descobrindo nesse aspecto. Acho demais ter essa possibilidade em mãos, o trabalho do ator permite isso, te abre vários caminhos.

Brice tem 117 anos na trama. Chegou a se imaginar nessa idade? A escassez de papéis para mulheres mais velhas te preocupa?
Já sim, é surreal (risos). Me imagino com essa idade, quem sabe chego lá? (risos). Sobre a escassez, não me preocupo com isso, acho que não é verdade. Hoje há um encontro de gerações na atuação. É mágico essa possibilidade de troca entre nós atores jovens com artistas mais velhos. Aprendemos muito, é ótimo.

Vocês gravam muito com cenário digital. Já se acostumou a “não ver” o cenário?
No início era mais complicado, usávamos mais da imaginação para visualizar as cenas. Agora, com a novela no ar, ficou mais fácil, consigo enxergar melhor por meio do antes e depois das cenas de efeitos especiais.

A repercussão do público adulto de Deus salve o rei é muito diferente do infantil de Carinha de anjo? Em que medida?
Sim, são públicos muito distintos entre si, com abordagens totalmente diferentes. Enquanto uns me abordam para falar das maldades e atitudes engraçadas de Brice, outros me falam sobre Cecília, sobre o carinho dela com a Lorena Queiroz em cena. Eu adoro! Está sendo muito especial, agradeço muito esse momento.
Você está no ar nas duas novelas ao mesmo tempo. Como é essa experiência?
Está sendo ótima, muito enriquecedora. Estou feliz com esse momento da minha carreira.