alex2

Fã dos vilões, Alex Morenno comemora a volta do Francisco na reprise de Novo mundo

Publicado em Entrevista

Ator Alex Morenno chama a atenção pela forma física e pelo talento para viver vilões como o Francisco de Novo mundo e o Robson de Órfãos da terra. Leia entrevista com ele!

O sorriso aberto de Alex Morenno pode levar o público a ligar o ator aos bons moços. Mas não se engane: é pelos vilões que bate mais forte o coração do ator. Por isso, tem sido especial para ele rever Francisco, personagem do mal que ele interpretou em Novo mundo, novela que a Globo reprisa na faixa das 18h por causa da pandemia de covid-19.

“Sempre escolhia ser os vilões quando assistia aos filmes de super heróis, quando via novelas também adorava me imaginar fazendo aquilo. Acho que esses personagens nos tiram da sensação de vida real de uma forma intensa. Fazendo vilões eu provavelmente direi e farei coisas que na vida real eu nunca faria”, afirma o ator que também aprontou em Órfãos da terra (2019) como Robson.

Apesar de não gostar de se rever na tela por causa da autocrítica, Alex reconhece que está mais seguro em cena hoje do que em 2017, quando Novo mundo foi ao ar pela primeira vez. “Eu não gosto de me ver. Sempre fico achando mil defeitos, mas também acho importante rever meus trabalhos e amadurecer em relação a eles para que nos próximos coisas que me incomodam agora possam melhorar”, afirma, em entrevista ao Próximo capítulo.

Quem acompanha Alex nas redes sociais sabe que a boa forma exibida por ele é fruto de muito exercício físico. Na quarentena ele não deixou a malhação de lado, mas encontrou mais tempo para outras atividades , inclusive para uma descoberta: a cozinha! Inquieto ele anuncia que uma novidade vem por aí: o ator vai se entregar à yoga e promete compartilhar tudo com os seguidores para incentivar outras pessoas a aderir à prática.

O período do isolamento social tem trazido também reflexão da profissão escolhida por Alex Morenno. Ser ator não será mais da mesma forma: “Tenho visto um movimento grande surgindo aos poucos com esse repensar o teatro. Eu fiz há alguns dias uma leitura de um texto com a Monique Alfradique pelo Teatro Claro e tenho amigos que estão fazendo apresentações pontuais pela internet. É uma maneira de nos mantermos trabalhando, mas isso não necessariamente nos traz remuneração. Temos que repensar muita coisa sozinhos e não temos uma figura que nos represente.”

Entrevista// Alex Morenno

Alex Morenno em cena de Novo mundo
Foto: Globo/Rafael Campos. Alex Morenno em cena de Novo mundo

Como você está vendo a reprise de Novo mundo? O que essa novela representou na sua carreira?
Novo Mundo foi uma novela linda de se ver e de se fazer, marcou uma época muito especial, um período de transição muito forte em diversos aspectos. Então revê-la no ar me lembra tudo que envolveu essa época por dentro da novela e fora dela também. E claro, foi o meu retorno à TV 7 anos depois do meu primeiro trabalho, e tudo isso tem um valor muito grande.

Você gosta de se assistir na tela? O que mudou no Alex de lá para cá?
Eu não gosto de me ver. Sempre fico achando mil defeitos, mas também acho importante rever meus trabalhos e amadurecer em relação a eles para que nos próximos coisas que me incomodam agora possam melhorar. Acredito que eu esteja mais seguro hoje em dia, e que tenha passado o susto de entrar numa produção. A autocrítica me parece parte do trabalho.

Depois do Francisco de Novo mundo você viveu outro vilão, o Robson de Órfãos da terra. Os personagens maus são mais desafiadores para o ator? Você os procura ou eles procuram você?
Sempre escolhia ser os vilões quando assistia aos filmes de super heróis, quando via novelas também adorava me imaginar fazendo aquilo. Acho que esses personagens nos tiram da sensação de vida real de uma forma intensa. Fazendo vilões eu provavelmente direi e farei coisas que na vida real eu nunca faria. Então, não sei se eu os procuro ou se sou encontrado por eles como nos dois últimos trabalhos, mas sei que cada vez que acontece eu agradeço.

Novo mundo terá uma continuação, Nos tempos do Imperador. Você participará desta novela também?
Me parece que os dois únicos personagens que voltarão em Nos tempos do Imperador são Germana e Licurgo, bem velhinhos. A novela se passa 40 anos depois de Novo mundo, então muitos de nós já teríamos morrido ou estaríamos muito velhos. Porém, se me chamassem para fazer outro personagem, ou alguma participação, eu adoraria.

Ator Alex Morenno
Foto: Oseias Barbosa/Divulgação. Alex Morenno: ”Essa coisa toda de idade é muito mais interna do que externa e me sinto jovem”

Como tem vivido esses tempos de isolamento social?
Tenho procurado manter uma rotina de exercícios caseiros, estou assistido a diversos filmes e seriados. Leio bastante e definitivamente adquiri o hábito de cozinhar e estou adorando.

A pandemia chegou a interromper algum projeto seu?
Existia a possibilidade de continuarmos com a peça que fiz ano passado durante a novela (Órfãos da terra), Van Gogh por Gauguin. Claro que o projeto não está cancelado, está suspenso. Fazer teatro antes da pandemia já era difícil no nosso cenário político, pós-pandemia me parece ainda pior, mas faremos o possível para voltar!

A arte é um dos segmentos mais atingidos pela quarentena e deve ser um dos últimos a voltar à “vida normal”. Como se reinventar diante disso?
Tenho visto um movimento grande surgindo aos poucos com esse repensar o teatro. Eu fiz há alguns dias uma leitura de um texto com a Monique Alfradique pelo Teatro Claro e tenho amigos que estão fazendo apresentações pontuais pela internet. É uma maneira de nos mantermos trabalhando, mas isso não necessariamente nos traz remuneração. Temos que repensar muita coisa sozinhos e não temos uma figura que nos represente.

Você tem planos de voltar aos palcos ou às telas em breve?
Sim, no teatro tanto com Van Gogh por Gauguin quanto com um projeto novo de comédia que estou elaborando com uns amigos. Na TV ainda tudo é muito incerto, torço para voltar logo, mas ainda não tenho nada em vista.

Além do talento, você costuma chamar a atenção pela beleza e pela boa forma. Isso é uma preocupação sua? Gosta de cuidar do corpo?
Ahhh… Em primeiro lugar muito obrigado pelo elogio! Gosto de me cuidar, como disse anteriormente treino todos os dias, claro que pela forma física, mas, em tempos de pandemia, muito mais para me manter em equilíbrio do que outra coisa. Então fico caçando o que fazer, agora vou começar a fazer yoga e vou dividir com meus seguidores… tudo será transmitido pelo Instagram. Como fui inspirado por pessoas que se cuidam, espero humildemente inspirar outras pessoas também!

Fazer 40 anos de idade foi uma questão para você? Como lida com a idade?
Bom, já estamos aí com 42, né? Isso tem sido um tema para mim, não pela idade, mas porque eu simplesmente nem me reconheço dentro de um padrão de 40 anos. Só me lembro disso quando me pego agarrado em playlist dos anos 80/90, ou quando lembro de algumas referências de filmes e novelas de que muitos amigos nunca ouviram falar. Essa coisa toda de idade é muito mais interna do que externa e me sinto jovem, se isso se reflete na minha aparência, bom para mim!