Elenco do reality PopStar
Pop Star Crédito: Mauricio Fidalgo/Divulgação. Elenco do reality PopStar.

Entenda como funciona PopStar, o novo reality show musical da Globo

Publicado em Reality show

A partir deste domingo (9/7), PopStar terá 14 famosos disputando um lugar de destaque no mundo da música

O filão dos reality shows musicais voltou a ganhar espaço na televisão brasileira. A Globo, por exemplo, teve três franquias nos últimos anos — The voice Brasil, Superstar e The voice kids — e lançará mais uma neste domingo. É a atração PopStar, um formato original do canal que reunirá 14 pessoas famosas competindo musicalmente pelo prêmio de R$ 250 mil e o título de popstar brasileiro. O programa será exibido aos domingos, logo após o Esporte espetacular.

Os convocados são conhecidos do público e têm certo envolvimento com o mundo da música. São eles: os atores André Frateschi, Claudio Lins, Eduardo Sterblitch, Érico Brás, Fabiana Karla, Lúcio Mauro Filho, Marcello Melo Jr, Mariana Rios, Marcella Rica, Murilo Rosa e Thiago Fragoso; o jornalista Alex Escobar; e os apresentadores Sabrina Parlatore e Rafael Cortez.

“O formato me atraiu porque é diferente do que já vi em realities de música no Brasil: somos 14 artistas cantando, mostrando o talento e esperando que no, final, sejamos consagrados como um popstar”, revela Érico Brás. Ele foi convidado para participar do programa durante os bastidores de Tamanho família. “Um dos diretores entrou, me entregou o convite e disse: ‘Agora é contigo’”, completa.

Dinâmica do programa PopStar

Sob o comando de Fernanda Lima, que ficou à frente do Superstar por três temporadas, em cada episódio, os participantes apresentam uma música escolhida por eles para uma bancada de jurados formada por 10 especialistas, que mudam a cada semana. Eles são responsáveis por dar estrelas aos candidatos, assim como a plateia interativa e o público de casa, que participará a partir do terceiro programa. A pontuação das estrelas será decisiva para a criação do ranking eliminatório também depois do terceiro episódio, que será o primeiro ao vivo.

Assim como as outras competições musicais da emissora, o programa contará com um repórter nos bastidores. O cargo ficará com o ator e músico Tiago Abravanel, que terá a missão de acompanhar os competidores, fazendo entrevistas.

Elenco do reality PopStar
Crédito: Mauricio Fidalgo/Divulgação. Elenco do reality PopStar.

Duas perguntas // Érico Brás

Como é o processo de preparação para o programa?
Eu estou lutando contra o tempo porque tenho também as gravações do Zorra e as apresentações do stand up, Double black, peça criada e apresentada por mim e Kenia Maria. É um trabalho de muita dedicação. Primeiro, tem o processo de escolher qual música cantar e isso não é fácil, porque amo este universo musical e as possibilidades são diversas — do jazz ao samba. Depois vêm os ensaios, que são um tanto quanto solitários. Afinal, é um reality e o que vale são as surpresas. Aula de canto é fundamental no meu dia a dia. E, por fim, o dia da apresentação, que será adrenalina pura.

Qual é a sua relação com o mundo da música?
Minha relação com a música existe desde que me entendo como gente. Desde criança, eu me relaciono com este universo; ouvindo, batucando e aprendendo as técnicas. Os artistas baianos são os que me inspiram. Gilberto Gil é o maior influenciador na minha caminhada musical. Outro exemplo é a americana Beyoncé, como o símbolo da música feminina negra. Também adoro escutar música latina. Eu sou um verdadeiro amante dos ritmos caribenhos, colombianos, venezuelanos, mexicanos…