O Professor Raimundo atravessa gerações na televisão
Crédito: João Miguel Junior/TV Globo. Nova Escolinha do Professor Raimundo. O Professor Raimundo atravessa gerações na televisão O Professor Raimundo atravessa gerações na televisão

Enquete: De qual professor da televisão você mais gosta?

Publicado em Lista

O Dia do Professor está chegando e o Próximo Capítulo preparou uma enquete para saber qual dos docentes de séries e novelas é o seu preferido. Vote!

Na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, é Dia do professor, esse profissional tão essencial na nossa formação e, muitas vezes, tão mau reconhecido pelos governantes e pela sociedade.

Os autores de novelas e séries, vira e mexe, dão aos professores papéis de destaque em suas produções. Quase sempre eles são de índole boa, mas ー polêmica!! ー alguns deles adoram uma maldade. Já pensou ter aulas com a Juliana de Meu pedacinho de chão ou morrer de rir durante a classe do Professor Raimundo?

O Próximo Capítulo lembra de alguns personagens docentes que estão no ar e merecem a sua lembrança. Preparamos uma enquete para você contar pra gente qual é o seu preferido!

Qual é o seu professor da ficção preferido?

Débora Pavão, de As aventuras de Poliana – Nem sempre as professoras são boazinhas em novelas. Débora Pavão (Lisandra Cortez), de As aventuras de Poliana, é um exemplo de docente vilã. A professora de dança detesta criança e faz de tudo para que Poliana não estude na Escola Ruth Goulart.

Gabriela, de Malhação – Vidas brasileiras ー A professora de literatura vivida por Camila Morgado em Malhação — Vidas brasileiras bombou na internet, na vida real. Na cena, ela reúne a garotada e fala sobre fascismo. Sem exibir juízo de valor, ela explica os conceitos e deixa a turma de cabelo em pé. O legal de Gabriela é que ela se preocupa com os jovens como pessoas e não apenas como alunos. Está certo que ela se mete a psicóloga e passa do ponto algumas vezes, mas geralmente ela é fofa.

Juliana, de Meu pedacinho de chão – Só os cabelos cor de rosa já deixaram os alunos da professora Juliana (Bruna Linzmeyer) de Meu pedacinho do chão encantados. Ela era doce e ainda lutou contra a proibição de uma escola na Vila Santa fé, ideia do vilão, Coronel Epa (Osmar Prado).

Bruna Linzmeyer era um dos destaques de Meu pedacinho de chão
Bruna Linzmeyer era um dos destaques de Meu pedacinho de chão

Nina, de Nina – A personagem de Regina Duarte deu o que falar na trama de Walter George Durst. O ano era 1977 e Nina trabalhava num dos colégios mais tradicionais de São Paulo. Durante as aulas, ela falava com os alunos sobre assuntos como a posição da mulher na sociedade, liberdade de expressão e amor.

Professor Girafales, de Chaves – O canal Multishow e o SBT têm em comum o seriado Chaves. Um dos personagens icônicos do fenômeno mexicano é o Professor Girafales, interpretado por Rubén Aguirre. O coitado sofre com os meninos e ainda morre de amor por Dona Florinda. Assim como a boa educação, a atração é atemporal.

Professor Raimundo, de Escolinha do Professor Raimundo – O personagem pode ser visto no canal Viva na nova Escolinha do Professor Raimundo. Bruno Mazzeo assume o papel lançado pelo pai dele, Chico Anysio. Mesmo tanto tempo depois da estreia do personagem, o salário dos professores brasileiros continua do mesmo tamanhozinho.

Walter White, de Breaking bad ー Sim! É uma opção polêmica. O professor de química de Breaking bad foi interpretado com perfeição por Bryan Cranston, de 2008 a 2013. Ele dava aulas de química e decide produzir metanfetamina quando descobre que está com câncer. O papel rendeu a Cranston um Globo de Ouro e três Emmys de melhor ator em série dramática.