jose_capa Cinco destaques da carreira de José de Abreu

Enquete: De que personagem de José de Abreu você mais gosta?

Publicado em Novela

No dia em que José de Abreu, o Dodô de Segundo sol, completa 72 anos, o Próximo Capítulo relembra cinco personagens marcantes do ator na tevê. Qual é o seu preferido?

Um dos atores mais versáteis da televisão brasileira, José de Abreu, o Dodô de Segundo sol, completa 72 anos de idade nesta quinta-feira (24/5). O Próximo Capítulo aproveitou a data para relembrar cinco momentos marcantes dele na telinha e para te perguntar: qual deles você prefere?

Qual é seu personagem preferido de José de Abreu?

Tonhão, de Bebê a bordo (1988)

jose1_2

A novela de Carlos Lombardi está sendo exibida pelo canal Viva (com vários cortes, é bom lembrar!) na faixa das 15h30. É uma boa oportunidade para relembrar um dos poucos personagens cômicos de José de Abreu na telinha. Tonhão era irmão de Rei (Guilherme Fontes) e Rico (Guilherme Leme), personagens que se destacaram na novela, originalmente exibida às 19h. Escondido da família, Tonhão se dedica à carreira de locutor de rádio. A voz dele é tão envolvente que ngela (Maria Zilda Bethlem) se apaixona pela voz e passa a ter sonhos sensuais com Tonhão mesmo sem conhecê-lo. Quando eles se conhecem, o amor é à primeira vista. Os sonhos de ngela eram mostrados como se fossem divertidos videoclipes, linguagem em alta na década de 1980 e que combinava perfeitamente com o estilo de Carlos Lombardi.
Delegado Motinha, de A indomada (1997)

jose_aindomada
Trama da (ótima e saudosa) safra de realismo fantástico de Aguinaldo Silva, A indomada estreou em 1997 e deve voltar em junho no Viva. A novela, originalmente exibida às 20h, trazia José de Abreu como Delegado Motinha, aquele que ficou famoso ao cair num buraco na fictícia Greenville e foi parar no Japão. Todos acham que ele está morto quando ele reaparece, causando bastante confusão. Motinha era apaixonado por Mirandinha (Betty Faria), a quem chamava de “pedaço de mulher”, e morria de medo de Pitágoras (Ary Fontoura) e do prefeito Ypiranga.

Josivaldo, em Senhora do destino (2004)

jose_senohra
Mais uma trama de Aguinaldo Silva em que José de Abreu se destacou. Josivaldo era o ex-marido de Maria do Carmo (Susana Vieira). Na primeira fase da novela, ele abandona Maria do Carmo e os cinco filhos para tentar a vida no sul do país. Mas ele foi é colecionando ex-esposas ー cerca de 12 até que a segunda fase começa e Maria do Carmo está rica. Ele tenta se reaproximar dela, mas não dá certo. Josivaldo se une, então, à mítica vilã Nazaré (Renata Sorrah) para destruir Maria do Carmo.

Pandit, de Caminho das Índias (2009)

jose_caminho
Pandit era um sacerdote hindu dos mais radicais, que se opunha ao humanista de Shankar (Lima Duarte). Espécie de consultor familiar. Pandit circulava entre várias famílias, especialmente as de Opash (Tony Ramos) e Manu (Osmar Prado). Ao lado de Lima Duarte, Tony Ramos e Laura Cardoso, José de Abreu teve cenas líricas e determinantes para a trama.
Nilo, de Avenida Brasil (2012)

jose_avenida2
Nilo era personagem de muita importância em Avenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro, o mesmo de Segundo sol. O vilão que tinha uma risadinha irônica como marca registrada morava no lixão e, ao contrário, de Lucinda (Vera Holtz), explorava as crianças do local. No meio da novela, o público descobre que ele é pai de Max (Marcello Novaes). Ele acaba sendo assassinado por saber de vários segredos do passado de Santiago (Juca de Oliveira). O sucesso de Nilo foi tão grande que José de Abreu foi indicado a vários prêmios, tendo vencido o Extra de televisão e o Contigo de TV, ambos na categoria melhor ator coadjuvante do ano, e o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor ator.