Atriz Fernanda Montenegro
fernanda_caoa Sesc/Divulgação. Fernanda Montenegro completa 90 anos no próximo dia 16 de outubro Atriz Fernanda Montenegro

Enquete: De qual personagem de Fernanda Montenegro na televisão você mais gosta?

Publicado em Lista

O Próximo Capítulo antecipa a comemoração pelos 90 anos da dama e relembra grandes momentos de Fernanda Montenegro na telinha. Qual é o seu preferido?

Vai ter festa antecipada! A atriz Fernanda Montenegro completa 90 anos em 16 de outubro, mas o Próximo Capítulo já quer saber: De qual personagem dela na tevê você mais gosta? (vote na enquete) Difícil escolher, a gente sabe, pois Fernanda passa com tranquilidade por drama, comédia, mulheres pobres, empresárias ricaças.

Para comemorar a data, a Globo preparou um Globo repórter especial sobre ela, que será exibido sexta-feira (11/10), e programou o filme Central do Brasil, pelo qual Fernanda foi indicada ao Oscar, para o Tela quente de segunda-feira (14/10). Os dois são imperdíveis!

Qual é o papel de Fernanda Montenegro de que você mais gosta na TV?

Mosaico com seis papéis interpretados pela atriz Fernanda Montenegro na televisão
São vários os tipos encarnados por Fernanda Montenegro na telinha

Bia Falcão, de Belíssima (2005) – A grande vilã da novela de Silvio de Abreu era malvada e debochada na mesma proporção. O trunfo dela foi, no final, terminar a trama ao lado do garoto de programa Matheus (Cauã Reymond).

Charlô, de Guerra dos sexos (1983) – A comédia de Silvio de Abreu marcou época, entre outros motivos, pela dobradinha de Fernanda e Paulo Autran. Eles viveram os primos Charlô e Otávio, que disputavam uma herança deixada por um tio rico. A cena da guerra de comida num café da manhã é antológica.

Dona Picucha, de Doce de mãe (2014) – A mal-humorada mãe de Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Suzana (Mariana Lima) rendeu a Fernanda o Emmy internacional de melhor atriz de comédia. O texto delicioso de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado era um dos pontos altos da trama.

Nossa Senhora, em O auto da Compadecida (1999) – A versão televisiva do clássico de Ariano Suassuna teve direção de Guel Arraes. Com maestria, ele teve coragem ao escalar Fernanda para viver Nossa Senhora e Maurício Gonçalves para dar vida a um Jesus negro.

Olga Portela, de O dono do mundo (1991) – A controversa novela de Gilberto Braga trouxe Fernanda como a cafetina Olga. Ela participa do plano de vingança de Márcia (Malu Mader) contra Felipe Barreto (Antonio Fagundes). No fim da trama, descobre-se que ela é, na verdade, mãe de Felipe.

Teresa, em Babilônia (2015) – Esta não é uma das melhores novelas de Gilberto Braga, mas Gilberto é sempre Gilberto. Fernanda brilhou como a advogada Teresa, que mantinha um relacionamento homoafetivo com a socialite Estela (Nathalia Timberg). Juntas, elas criaram o neto de Estela, Rafael (Chay Suede). Babilônia mostrou que não estava para brincadeira ao, logo no primeiro capítulo, exibir um beijo de Teresa e Estela.