barry Crédito: HBO/Divulgação

Aquecimento Emmy 2018: Concorrendo como comédia, Barry é um grande híbrido de gêneros

Publicado em Séries

Série Barry, da HBO, foi lembrada em nove categorias do Emmy 2018. Entre elas, melhor comédia, melhor ator e melhor ator coadjuvante

Aquecimento Emmy! Toda sexta-feira o Próximo Capítulo publicará matérias sobre produções indicadas ao prêmio de 2018, que ainda não foram citadas no blog. Acompanhe!

emmys

A produção Barry, da HBO, talvez seja uma das surpresas da categoria melhor comédia do Emmy 2018. Isso porque a série, apesar de ser considerada uma produção de humor (tem piadas e se enquadra no tempo de duração de até 30 minutos), é, na verdade, um híbrido de gêneros, misturando comédia, ação e drama.

Inclusive, esse é o grande trunfo de Barry. A série tinha tudo para dar errado. Foi vendida como uma comédia sobre um assassino profissional, o protagonista Barry (Bill Hader), que está infeliz e durante um contrato para matar um personal trainer, que é também um aspirante a ator, acaba se encantando com o mundo do teatro. Qual era a chance desse enredo dar certo? À primeira vista, muito pequena. Mas basta assistir ao primeiro episódio para entender que produção funciona.

E, novamente, isso acontece pelo fato da história se aproveitar de vários gêneros. Ela tem um lado bastante dramático, principalmente, no começo, já que o protagonista vive um momento de infelicidade profissional e pessoal. Tem também o lado de ação, porque mostra a máfia chechena de Los Angeles, que foi responsável pela mais recente contração de Barry. E o humor aparece exatamente no núcleo de atores encabeçado por Sally Reed (Sarah Goldberg), que faz aula com o guru Gene Cousineau (Henry Wikler).

Crédito: HBO/Divulgação. Bill Hader como Barry
Crédito: HBO/Divulgação. Bill Hader como Barry

Até pela inovação no jeito de conduzir a comédia, Barry tem boas chances de levar a categoria principal. Quanto aos atores indicados, o protagonista Bill Hader, e o coadjuvante Henry Winkler, também é possível dizer que há chances.

Hader consegue entregar um Barry bastante crível, que começa a série cabisbaixo com as sobrancelhas sempre arqueadas e meio aéreo num transe quase à la Mr. Bean, até que, quando se depara com o teatro, muda totalmente de reação. Winkler é outro que tem boas e engraçadas atuações. Apesar de não ter sido indicada, um outro destaque é Sarah Goldberg, que é uma espécie de par romântico de Barry e entrega cenas tão absurdas, que levam à risada.

A primeira temporada, que é composta por oito episódios, está disponível completa na HBO GO e nas plataformas on-demand do canal. Uma segunda temporada já está confirmada, mas sem data de lançamento.

Relembre aqui a nossa entrevista com Henry Winkler na época da estreia de Barry na HBO.