Conversa com Bial Série documental sobre a história e os crimes atribuídos a João de Deus. Crédito: Mauricio Fidalgo/Globo

Em nome de Deus, do Globoplay, revela a força do jornalismo no caso envolvendo João de Deus

Publicado em Séries

Lançado na última terça-feira, o seriado documental Em nome de Deus retrata a história de João de Deus e de algumas das vítimas de abuso sexual do médium

Na última terça-feira, foi exibido na Globo, o primeiro episódio de Em nome de Deus, série documental do Globoplay que narra, em seis episódios, o ponto de partida para as investigações de abuso sexual cometidos pelo médium João de Deus em Abadiânia (GO). O caso foi denunciado em 2018 pelo programa Conversa com Bial.

Quase dois anos depois, a história é retomada em formato de série. Na produção, o grande destaque são os bastidores do caso, desde a descoberta da publicação nas redes sociais da primeira mulher que denunciou publicamente o médium até os dias de hoje, quando a equipe do Conversa com Bial e também do Em nome de Deus continuou em contato para que João de Deus, que está fora do encarceramento por conta da pandemia, pudesse dar sua versão.

Crédito: Globoplay/Reprodução

No primeiro episódio de Em nome de Deus, o público é apresentado ao panorama da investigação. Tudo começou porque Pedro Bial tinha o desejo de levar João de Deus para o programa em uma negociação sempre complicada. Até que o médium o convidou para ir até Abadiânia. Durante as pesquisas, o apresentador desistiu. Para Bial, faltava “fé” dele mesmo no que João de Deus fazia.

Por conta disso, Camila Appel, que é a roteirista da série e trabalha no Conversa com Bial, decidiu apurar mais informações sobre o médium. Foi a partir daí que ela se deparou com histórias contadas por uma amiga que trabalhou com João de Deus sobre possíveis casos de estupro. Com o primeiro fio da narrativa, Camila foi ligando as pontas até chegar a um grupo de mulheres que relatou casos de abuso sexual muito semelhantes, até que uma delas topou mostrar o rosto.

A série mostra o desenrolar do caso, mas sempre com uma perspectiva de revelar os bastidores, tudo aquilo que não foi passado, porque faz parte da apuração jornalística. O que é muito interessante, principalmente, para o público que não está acostumado com esse tipo de investigação.

Série documental sobre a história e os crimes atribuídos a João de Deus. Crédito: Mauricio Fidalgo/Globo

Outro ponto de destaque da produção foi o encontro inédito das mulheres que revelaram os casos ao Conversa com Bial. Pela primeira vez, todas elas se encontraram em um momento muito tocante em que as vítimas têm sua voz ampliada e conseguem falar sobre um momento de tanto sofrimento já com um distanciamento e com certo alívio por terem conseguido externalizar o abuso, que algumas guardaram por mais de 20 anos.

Nos demais episódios, disponíveis no Globoplay, a série traz, ainda, entrevistas com personalidades famosas que eram muito próximas a João de Deus, como Xuxa, além de mostrar toda a trajetória do médium da ascensão à queda, quando foi condenado a 60 anos de prisão. Em nome de Deus é um documentário pesado, mas extremamente necessário e que mostra a força do jornalismo.