Dandara, Hugo e Fabiana se enfrentam nas urnas: discussão oportuna em 'Malhação'
malhacao Dandara, Hugo e Fabiana se enfrentam nas urnas: discussão oportuna em 'Malhação' Dandara, Hugo e Fabiana se enfrentam nas urnas: discussão oportuna em 'Malhação'

Eleições para o grêmio estudantil em Malhação mostram preocupação em discutir política

Publicado em Novela

Discussão oportuna, eleições para o grêmio estudantil dividem os alunos do Sapiência, colégio onde se passa Malhação ー Vidas brasileiras

Sempre que Malhação ー Vidas brasileiras resolve estreitar os laços com a realidade quem ganha é o público. Foi assim quando o assunto era o assédio sofrido por Verena (Joana Borges) e a boa sacada se repete com as eleições para o grêmio estudantil. A oportunidade fez com que os personagens levassem, a menos de um mês das eleições presidenciais da vida real, a discussão de como escolher o melhor candidato.

Tudo começou com Dandara (Jeniffer Dias) defendendo que Michael (Pedro Vinícius) poderia ir ao Sapiência vestido do jeito que quisesse. A discussão foi tão acalorada que a professora/heroína Gabriela (Camila Morgado) deu a ideia de formar um grêmio estudantil. A ideia dela era debater ideias e fortalecer a democracia.

A primeira candidata declarada foi Dandara. Com a plataforma “Pela igualdade”, a menina defende que a liberdade de expressão e que todas as minorias sejam respeitadas no Sapiência. Outro concorrente é Hugo (Leonardo Bittencourt), que tem o slogan “Vote com sapiência, vote Hugo”. O rapaz quer mais é que o grêmio seja uma espécie de RP dos alunos, com organização de festas e que os beijos sejam liberados no corredor. A terceira e última candidata é Fabiana (Giovanna Rangel). Com a palavra de ordem “Pelo fim da bagunça”, ela quer mais organização e regras mais rígidas no colégio.

Dandara defende que os alunos devem ser tratados com igualdade
Dandara defende que os alunos devem ser tratados com igualdade

Muitas ofensas, poucas ideias marcam as eleições de Malhação

Postas as candidaturas, os alunos agora terão que escolher um dos colegas para representá-los. O problema começa no momento da decisão. Em vez de apresentar ideias, Dandara, Hugo e Fabiana estavam mais preocupados em ofender uns aos outros. Gabriela chegou a se arrepender da proposição diante de uma invenção de notícia falsa a respeito de Dandara e a um “atentado” que colocou uma cobra no armário de Fabiana.

Fabiana encontrou uma cobra no armário e classificou o ato de 'atentado'
Fabiana encontrou uma cobra no armário e classificou o ato de ‘atentado’

É interessante notar que as eleições de Malhação – Vidas brasileiras guarda algumas semelhanças com as da realidade. Os meninos têm dificuldade imensa de expor ideias e preferem sempre o ataque. Hugo não perde a oportunidade de fazer festas e oferecer presentes a quem votar nele. A maioria dos alunos sabe muito bem em quem não votar, mas não em quem votar.

De qualquer maneira, foi bem positivo uma aluna dizer, na apresentação da candidatura de Fabiana, que não concorda com as ideias, mas que pelo menos ela tem ideias. Tudo bem que a frase foi mais um ataque a Hugo do que qualquer coisa, mas foi bom saber da preocupação da estudante.

Outro ponto é que amigos e até namorados começaram a brigar por causa de diferenças de ideias. Flora (Jeniffer Oliveira) e Tito (Tom Karabachian), o casal mais fofo da temporada, deu um tempo e a amizade entre Michael e Jade (Yara Charry) ficou abalada. Os jovens começaram a se bloquear nas redes sociais, maior sinal de desavença nos dias de hoje.

Hugo desistiu da disputa e apoiou Dandara, por quem é apaixonado
Hugo desistiu da disputa e apoiou Dandara, por quem é apaixonado

No meio de tudo isso, Hugo desistiu da disputa em favor de Dandara. Agora resta saber quando Dandara e Fabiana estarão na bancada do Jornal Nacional para que os alunos possam finalmente decidir em quem votar.