Marcelo Melo Jr. vive o protagonista de Arcanjo renegado
GloboPlay/Divulgação. Marcelo Melo Jr em cena da série Arcanjo renegado. GloboPlay/Divulgação. Marcelo Melo Jr. vive o protagonista de Arcanjo renegado Marcelo Melo Jr. vive o protagonista de Arcanjo renegado

Séries de dramas policiais chamam a atenção

Publicado em Séries

Séries mesclam cenas de ação, suspense, terror e drama em tramas complexas que vão da brasileira Arcanjo renegado à americana The outsider

Nem só de tiros e perseguições vive uma série policial. Vários títulos mesclam esses elementos a drama e suspense, dosando tudo na medida certa. As atrações vão de séries nacionais àquelas inspiradas no universo de Stephen King.

A partir da próxima sexta-feira, a série nacional Arcanjo renegado entra em cartaz no GloboPlay, em parceria com o Multishow e com o AfroReggae. Sob a direção de Heitor Dhalia e com roteiro de José Junior, a série reúne Marcelo Melo Jr, Érika Januza (a Marina de Amor de mãe), Leonardo Brício, Dani Suzuki, Alamo Facó, Rita Guedes e Flávio Bauraqui, entre outros.

O foco da trama é no Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro. O protagonista é o sargento Mikhael (Marcelo Mello Jr.). Ele é um destacado policial até que comanda uma desastrada operação que termina numa chacina. O resultado é que Mikhael é transferido para o interior do estado até o assunto sair do foco de atenção da mídia e das autoridades policiais.

A pitada de drama vem quando a transferência desencadeia uma série de lembranças em Mikhael, filho de um agente do Bope, e muda a rotina familiar dele. “Eu o definiria como um cara corajoso por ter tido o pai assassinado e ainda assim seguir a mesma profissão dele e assumir essa carga de energia. Dentro dos próprios princípios, ele é um cara honesto e não faz o que faz por maldade ou prazer de matar, porque considera que isso é honrar a farda que ele usa”, afirma Marcelo, em material de divulgação de Arcanjo renegado.

Também no Globoplay, há outra série nacional que segue por esse caminho: A divisão. Criada também por José Junior, nome ligado ao AfroReggae, a série retrata, em cinco episódios, a onda de sequestros que tomou conta do Rio de Janeiro no fim dos anos 1990. Os policiais Mendonça (Silvio Guindane) e Santiago (Erom Cordeiro) assumem a recém-criada Divisão Anti-Sequestros (DAS). Cada um a seu modo, Mendonça e Santiago têm estratégias questionáveis técnica e moralmente.

“Eu queria criar uma série que fosse uma referência no sentido policial. Desde Tropa de Elite, que foi em 2010, tem um vácuo. Não teve nada bom e de qualidade nesses nove anos no cinema, na televisão e no serviço de streaming. Com esse enorme buraco, quis contar a história da Divisão Anti-Sequestros (DAS)”, afirmou José Junior ao Correio, à época do lançamento de A divisão.

Mestre do suspense

The outsider leva o universo de Stephen King para as telas
The outsider leva o universo de Stephen King para as telas

Conhecido dos fãs da série de suspense por ter vários livros adaptados para a tela, Stephen King dá origem a The outsider, série da HBO que tem capítulos liberados aos domingos. Hoje está programado para ir ao ar o quinto de 10 episódios.

O tom policial de The outsider tem a forte presença do suspense e um bom toque do sobrenatural, características marcantes do autor. Tudo começa quando um menino é encontrado morto com requintes de crueldade numa pacata vizinhança. Com pressa para resolver o crime, a polícia chega logo à conclusão de que o culpado é o treinador da liga infantil de basebol Terry Maitland (Jason Bateman, também diretor da série).

Mas, embora haja indícios de que ele possa ter cometido o assassinato, ele tem um álibi, no mínimo, convincente: ele estava fora da cidade no dia do acontecido. Outros crimes acontecem (não vamos dar spoiler aqui, mas eles são bem significativos para a investigação) e a trama vai ficando cada vez mais instigante.

O detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn), amigo pessoal de Terry, mas o primeiro a acusá-lo, logo percebe que está à frente de um caso muito mais complexo do que parecia no início. A culpa de poder ter punido um homem inocente vai perseguir Anderson de perto. Até o momento as pistas parecem estar focadas em pesadelos da menina Jessa (Scarlett Blum), filha de Terry. Curiosamente, a esposa de Terry e mãe da menina, Glory (Julianne Nicholson), além de outros policiais, que querem dar o caso por encerrado, são os maiores entraves na vida de Anderson, além da complexidade natural do caso.

O elenco de The outsider ainda traz Cynthia Erivo, indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme Harriet, como Holly Gibney, detetive que promete dar um novo rumo às investigações.