Sobre Susan Sontag mostra os amores e pensamentos da escritora americana
Créditos: Reprodução/Internet. Cena do filme Sobre Susan Sontag. Sobre Susan Sontag mostra os amores e pensamentos da escritora americana Sobre Susan Sontag mostra os amores e pensamentos da escritora americana

Cantores e atores de talento eterno revivem em documentários biográficos exibidos na tevê

Publicado em Documentário

Fã que é fã sabe que, por mais que o ídolo morra, o trabalho dele fica em músicas, filmes, livros, etc. E também fica registrado em documentários que estão na tevê e no streaming para manter vivos em nossa memória o legado de artistas como Michael Jackson, Nina Simone, Tom Jobim. Para nós, eles são imortais.

Michael Jackson: A vida de um ícone

 Fotos raras da infância de Michael Jackson estão no documentário A vida de um ícone
Fotos raras da infância de Michael Jackson estão no documentário A vida de um ícone

No mês em que Michael Jackson completaria 60 anos, nada mais justo que começar a homenagem ao Rei do Pop assistindo ao documentário Michael Jackson: A vida de um ícone, disponível no catálogo da Netflix. Na produção, o diretor Andrew Easton reúne vídeos caseiros, fotos raras e entrevistas com pessoas ligadas tanto ao Rei do Pop (casos de Dionne Warwick e Whitney Houston) como ao homem Michael Jackson (como a mãe dele, Katherine e os irmãos Tito e Rebbie Jackson). Eles falam sobre os altos e baixos na vida e na carreira do cantor e compositor. A trajetória de Michael Jackson também é tema de outros filmes disponíveis no catálogo da Netflix, como This is it.
Robin Williams: Come inside my mind

Robin Williams atua como espécie de narrador da própria história em Come inside my mind
Robin Williams atua como espécie de narrador da própria história em Come inside my mind

A produção original da HBO Robin Williams: Come inside my mind estreia amanhã, tanto no canal (às 22h) como na plataforma HBO Go. A diretora Marina Zenovich apresenta um emocionante retrato, em boa parte narrado pelo próprio Robin Williams, comediante morto há quatro anos. O foco está mais na carreira do ator vencedor do Oscar por Gênio indomável em 1998 e na contribuição dele para o cinema e para a cultura. Para contar essa história, Come inside my mind se vale de imagens inéditas e de arquivo. Além do próprio ator, o filme tem depoimentos de Billy Crystal, Whoopi Goldberg e David Letterman.

What happened, Miss Simone?

 What happened, Miss Simone? concorreu ao Oscar em 2016
What happened, Miss Simone? concorreu ao Oscar em 2016

Indicado ao Oscar de melhor documentário, What happened, Miss Simone? está no catálogo da Netflix e é uma oportunidade ímpar de rememorar ou até mesmo de conhecer a voz e a luta de Nina Simone. A personalidade forte dela era vista na expressão musical e no engajamento nos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos da década de 1960. A diretora Liz Garbus consegue ir do lirismo à força, sempre com eficácia e sem fugir da potência de Nina Simone.

Whitney: Can I be me

Os altos e baixos da vida de Whitney Houston são retratados em Can I be me
Os altos e baixos da vida de Whitney Houston são retratados em Can I be me

A carreira de Whitney Houston começou quando ela tinha 15 anos e foi interrompida somente com a morte dela, em 2012, aos 48 anos. O documentário de Nick Broomfield disponível no catálogo da Netflix acompanha essa trajetória. Estão lá o espanto do mundo com a potência daquela voz, o estouro com o filme O guarda-costas e o hit I will always love you, a conturbada vida amorosa, a briga contra as drogas, as polêmicas com a família, a morte.

Sobre Susan Sontag
Produzido pela HBO e disponível no serviço on demand HBO Go, Sobre Susan Sontag se debruça sobre umas das escritoras americanas mais influentes de sua geração. Susan viveu de 1933 a 2004 e teve conquistas literárias e pessoais. Por meio de imagens de arquivo, de entrevistas com colegas, amigos e amores, o documentário mostra o que Susan pensava do mundo e o que o mundo pensava de Susan. A diretora Nancy D. Kates não deixou de lado temas como direitos humanos, a arte e guerra.

A música segundo Tom Jobim

O Catetinho, em Brasília, é cenário de algumas cenas de A música segundo Tom Jobim, em cartaz no Canal Brasil
O Catetinho, em Brasília, é cenário de algumas cenas de A música segundo Tom Jobim, em cartaz no Canal Brasil

Maestro soberano da música brasileira, Tom Jobim é homenageado por Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, diretores de A música segundo Tom Jobim. O documentário será exibido nesta quarta-feira no Canal Brasil e pode ser visto no site da emissora. Na produção, o público pode acompanhar o surgimento de parcerias com Vinícius de Moraes e ouvir histórias da trajetória do compositor de Chega de saudade, Águas de março e Garota de Ipanema. O longa conta com imagens de Tom em Brasília, no Catetinho, onde começou a compor Água de beber, e do maestro ao piano, ao lado de nomes como Sylvinha Telles, Elis Regina e Julio Iglesias.