Giphy
Giphy Crédito: Reprodução/InternetGiphy - Está na hora de aprender Giphy

Dicionário: Conheça os termos mais comuns ao mundo das séries

Publicado em Séries

É fã de séries? O Próximo Capítulo quer te ajudar a ficar por dentro de tudo desse universo maravilhoso. Por isso, montamos um dicionário particular para você entender o que os blogueiros mais pedantes estão dizendo

Fall season: O termo designa um período do ano (o outono, no hemisfério Norte), e é aquele momento em que os principais lançamentos do mundo das séries chegam às telas. O período, geralmente, compreende os meses de setembro, outubro e novembro. O momento é estratégico, pois sucede o verão americano, período em que as pessoas geralmente viajam e não assistem televisão.

Mid season: O termo designa o meio do ano, época em que a maioria das séries sai do ar, e entram aquelas de gosto “duvidoso”, que, normalmente, estão em fase de teste no canal. Geralmente, vão de junho até o começo de setembro.

Giphy
Crédito: Reprodução/InternetGiphy – Atente-se para quando sua série começa ou termina 🙂

Demo: Esse é o termo que vai decidir o futuro da sua série favorita. A demo é a audiência específica a um público-alvo. É a que vale no fim das contas. Geralmente, as audiências norte-americanas partem de amostragens que determinam o público geral e o público-alvo. Para algumas circunstâncias é importante determinar o público geral, mas o público-alvo é o que faz a diferença.

Por exemplo, uma série “X” pode ter 10 milhões de pessoas na audiência geral, mas apenas um milhão de demo (público-alvo), e outra série “Y” pode ter quatro milhões de público geral e dois milhões de demo. Neste caso, a série “Y” será renovada. Isso é importante porque dá mais segurança para a publicidade veiculada em cada série, pois um produto que seja para um homem de 30 anos faz mais sentido está em uma propaganda com este público-alvo (como C.S.I, por exemplo), do que em uma série teen (como Riverdale).

Giphy
Crédito: Reprodução/InternetGiphy – A matemática nem é tão difícil assim

Plot: É aquela “reviravolta” de um episódio, ou de uma série. É aquele clímax que você não esperava. Como em Game of thrones, quando algum novo personagem entra e faz aquela mudança no enredo, ou no caminho dos outros personagens.

Cliffhanger: Sabe aqueles últimos segundos do fim de temporada de uma série em que você sabe que alguma coisa vai acontecer, aquele frio sobe pela coluna, e “tam tam”: o personagem principal morre, ou descobre um gêmeo do mal? Claro que você vai querer assistir a próxima temporada, graças a esse ótimo cliffhanger.

Crossover: É basicamente quando uma série tem um episódio especial que se mistura a outra produção. As séries de super-heróis da CW são mestres nisso: frequentemente um episódio de Arrow se entrelaça com a história de The Flash.

Giphy
Crédito: Reprodução/InternetGiphy – Eles ficam mais juntos do que separados

Piloto: É o primeiro episódio de uma série. De longe, é o mais importante para toda a história da trama porque vai apresentar o enredo para o público e, em consequência, determinar o sucesso, ou não, da série. O piloto é um episódio com maior tempo de produção e um grande orçamento, por isso, é quase uma regra: ele precisa ser muito bom. Se alguém te mandar o papinho de que “depois fica melhor”, desconfie, alguma coisa deu errado nessa série.

Showrunner: É a pessoa que criou a série e a desenvolve perante os canais de televisão. Eles são os grandes responsáveis pelas histórias da série, e em consequência, pelo seu sucesso, ou fracasso.

Giphy
Crédito: Reprodução/Internet/Giphy – Eles mandam…

Season premiere/finale: Bem simples, é só o começo e o fim da temporada.

Series premiere/finale: Mais simples ainda. É o primeiro episódio (também conhecido como piloto) e o último capítulo da história de uma série.

Obvio que ainda existem mais termos, e expressões que englobam o mundo das séries, mas por hora, essas vão te ajudar a se manter antenado!