Imagem de divulgação de The Big Bang Theory
The Big Bang Theory Crédito: Reprodução/Internet

Dez séries que completam 10 anos (do início ou do fim) em 2017

Publicado em Séries

Há 10 anos, a televisão ganhou seis séries importantes e viu outras quatro encerrarem as trajetórias. Em clima totalmente nostálgico, o Próximo Capítulo lista a seguir as 10 séries que completam 10 anos em 2017.

A que você assistia há 10 anos? Quais eram suas séries favoritas em 2007? Qual final te deixou mais triste naquela época? Talvez, você não saiba responder a essas perguntas de supetão. Mas o Próximo Capítulo te ajuda a lembrar!

Séries que completam 10 anos

Há 10 anos, a televisão viu surgir seis séries que viriam se tornar sucesso de audiência e, que, provavelmente você acompanhava.

1. The Big Bang Theory

Sim, bazinga! Já são 10 anos que você acompanha o grupo de amigos nerds encabeçado por Sheldon (Jim Parsons) e Leonard (Johnny Galecki) na sitcom The Big Bang Theory. A série estreou em 24 de setembro de 2007 nos Estados Unidos e, na época, ninguém imaginava que fosse fazer tanto sucesso.

The Big Bang Theory Cast GIF - Find & Share on GIPHY

Mas os nerds venceram e conquistaram a audiência. Já são 10 temporadas no ar, que garantiram os maiores salários da televisão para o trio Parsons, Galecki e Kaley Couco, a Penny, além da ampliação do elenco, que ganhou toda uma trupe feminina, formada por Mayim Bialik (Amy Farrah Fowler), Melissa Rauch (Bernadette Rostenkowski) e Laura Spencer (Emily).

2. Mad men

Em 19 de julho de 2007 estreava Mad men, série que iria se tornar um clássico e um marco na história da televisão. De Matthew Weiner, a produção retratava o dia a dia de uma agência de publicidade na Nova York dos anos 1960, sob o olhar do poderoso executivo Don Draper (Jon Hamm).

O seriado inovou em estética, fotografia, narração e complexidade dos personagens. Foram sete temporadas no ar, com encerramento em 2015, e várias estatuetas em prêmios importantes da tevê, como Globo de Ouro e Emmy Awards. Quem aí está com saudades?

Crying GIF - Find & Share on GIPHY

3. Californication

Não, não estamos falando do clássico do Red Hot Chilli Peppers. Mas sim do seriado lançado em 13 de agosto de 2007 abordando o cotidiano do escritor Hank Moody, papel de David Duchovny (o eterno Fox Mulder, de Arquivo X), que tenta reconquistar o amor de sua vida e precisa lidar com a filha adolescente.

Se fosse lançado hoje, o seriado seria muito controverso. O motivo é que o protagonista era bastante misógino e a produção tinha um excesso de mulher pelada. Mas, na época, todo mundo amava odiar o cafajeste que, apesar de tudo, era bastante carismático. Após sete temporadas, Californication encerrou sua história em 2014.

Californication GIF - Find & Share on GIPHY

4. Chuck

Por favor, não confunda com o Boneco Assassino. Chuck era um seriado que misturava ação e comédia e estreou em 14 de setembro de 2007. A produção levava o nome do protagonista Chuck Bartowksi (Zachary Levi), um jovem nerd que  levava a vida normalmente até que recebe um e-mail do antigo colega de quarto com toda a base de dados governamentais dos EUA e as informações ficam instaladas em seu cérebro. Isso muda sua vida completamente.

Chuck Bartowski GIF - Find & Share on GIPHY

Chuck, assim como The Big Bang Theory, trouxe muitas referências do mundo geek e nerd para os episódios. A série durou cinco temporadas, mas tinha uma base grande de fãs, que até conseguiu que a produção não fosse cancelada antes com a campanha “Save Chuck”. A comédia exibiu o último episódio em 2012.

5. Damages

A série de ficção jurídica estreou em 24 de julho de 2007 e acompanhava a jovem advogada Ellen Parsons (Rose Byrne), que consegue um emprego num dos escritórios de advocacia mais cobiçados para trabalhar com Patty Hewes (Glenn Close).

Rose Byrne GIF - Find & Share on GIPHY

Diferentemente da maioria das séries jurídicas, Damages cobrava que o telespectador ficasse atento a pequenos detalhes que depois se revelariam importantes na trama. Foram exibidas cinco temporadas, cada uma baseada em eventos do mundo real. O encerramento da série foi em 2012.

6. Gossip girl

Aproveitando o sucesso dos livros de Cecily von Ziegesar, Stephanie Savage e Josh Schwartz resolveram transformar a história, que já tinha cinco obras publicadas, em uma série de tevê. Assim, em 19 de setembro de 2007, a história das amigas ricas, Serena (Blake Lively) e Blair (Leighton Meester), e seu grupo, formado por milionários do Upper East Side (Nova York), ganhou as telinhas.

Gossip Girl GIF - Find & Share on GIPHY

A série, que também aproveitou o buraco deixado por The O.C. e Gilmore girls, logo fez sucesso entre o público juvenil e foi exibida por seis temporadas, com encerramento em 2012. Muitos apontam (eu também!) que a série poderia ter tido maior duração se não tivesse se distanciado tanto dos livros.

Também foi há 10 anos que você lamentou que quatro seriados encerraram suas temporadas.

1. Gilmore girls

No ano passado, a Netflix fez o imenso favor de fazer um revival com quatro episódios inéditos da série. Mas há 10 anos a trama de Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel) em Stars Hollow acabava. O último episódio da sétima (e controversa) temporada de GG foi exibido em 15 de maio de 2007. E a gente tava…

Gilmore Girls GIF - Find & Share on GIPHY

… chorando litros, como Sookie e Lorelai no gif acima.

2. The O.C.

Alguns meses antes de nos levar Gilmore girls, 2007 já tinha começado a acabar com as séries teens se despedindo do seriado The O.C. em 22 de fevereiro.

Cravetv GIF - Find & Share on GIPHY

Tudo bem que ninguém tava mais se importando com a quarta temporada do drama, mas doeu o cancelamento da trama que acompanhava Ryan (Benjamin McKenzie), um “jovem-problema” que acaba indo morar com a família Cohen em Orange County, na Califórnia.

3. Veronica Mars

Depois de The O.C. e Gilmore girls, 2007 não queria deixar nenhum seriado juvenil no ar e levou também Veronica Mars depois de três (míseras) temporadas. O seriado era sobre uma adolescente que trabalhava como detetive particular na pequena vizinhança de Neptune. Nos despedimos de Veronica em 22 de maio de 2007.

Veronica Mars GIF - Find & Share on GIPHY

Mas, tudo bem, a atriz Kristen Bell naquele mesmo ano se tornou narradora de Gossip girl e, em 2014, os fãs puderam reviver um pouco da série com o longa-metragem Veronica Mars: O filme. E já se fala em revival com seis episódios. Será que volta mesmo?

4. The Sopranos

Cansado de acabar com as séries jovens, 2007 também marcou o fim de The Sopranos. O seriado foi durante muito tempo a maior audiência da HBO — até Game of thrones chegar e derrubar o recorde. A produção acompanhava Tony Soprano (James Gandolfini), um mafioso de Nova Jersey, que procura terapia após ataques de pânico. A série ficou seis temporadas no ar e teve sua despedida em 10 de junho de 2007.

Testing 1, 2, 3 GIF - Find & Share on GIPHY