daymesquita Crédito: Pupin&Deleu/Divulgação

Queridinha das novelas bíblicas, Day Mesquita está de volta como Maria Madalena em Jesus

Publicado em Entrevista, Novela

Confira uma entrevista com a atriz Day Mesquita

A atriz paranaense Day Mesquita é figurinha carimbada nas tramas bíblicas da televisão. Ela esteve em Milagres de Jesus (2015), Os dez mandamentos (2015), A terra prometida (2016) e agora em Jesus, trama que estreou nas últimas semanas na Record.

Na nova novela, ela dá vida Maria Madalena e para interpretá-la mergulhou na história da personagem. “Assisti aos filmes e li livros para entender, descobrir e me aprofundar mais no universo, na época e na história das personagens”, revela. Apesar disso, ela tem buscado construir a própria Maria Madalena: “Agora o foco é no texto, nas características e nuances que a personagem vem mostrando a cada cena, em entender e viver a personagem dentro de mim”.

Além da novela, Day Mesquita esteve recentemente em O negócio, série da HBO, e na primeira temporada de (Des)Encontros, produção que está exibindo uma sequência às segundas no canal Sony (confira a crítica da segunda temporada aqui). Veja um bate-papo com a artista!

Entrevista // Day Mesquita

Você retorna à tevê para viver Maria Madalena em Jesus, da Record. Como aconteceu o convite para interpretar essa personagem?
Eu já havia feito algumas novelas na emissora, que já conhece um pouco do meu trabalho e no início de abril recebi um convite para integrar o elenco da novela.

Como você se preparou para dar vida a Maria Madalena?
Assisti aos filmes e li livros (Maria Madalena – Michael Haag e Maria Madalena – Lilia Sebatiani) para entender, descobrir e me aprofundar mais no universo, na época e na história das personagens. Agora o foco é no texto, nas características e nuances que a personagem vem mostrando a cada cena, em entender e viver a personagem dentro de mim.

Como está a expectativa em torno da novela, já que ela tem sido apontada como uma aposta do canal para ser um “novo Os dez mandamentos“, que você também participou?
O resultado e o retorno só saberemos após a estreia, mas estamos fazendo tudo com muito carinho, muito amor, e acho que isso de alguma forma já traz algo positivo no resultado do trabalho. Esperamos que o público se encante com as imagens e a história que esta sendo contada, assim como nós estamos.

Crédito: Record/Divulgação
Crédito: Record/Divulgação

Você tem se consolidado nas novelas bíblicas. Você vê alguma diferença nesse gênero de folhetim?
Todas as histórias e conflitos que qualquer personagem passa em qualquer obra, sendo bíblica ou não, são humanas e universais. Acho que o principal ao interpretar qualquer uma delas é a verdade e a entrega, o que diferencia um pouco é só a forma, por se tratar de uma época e costumes diferentes.

Você também tem tido aparições em séries nacionais, como (Des)Encontros e O negócio. Como você esse mercado de séries no Brasil?
É um mercado que vem crescendo muito, o que é ótimo! Nos traz cada vez mais oportunidades de trabalho. Temos produções de altíssima qualidade, onde muitas não deixam nada a desejar comparadas às produções internacionais, isso traz uma exigência maior para o mercado, e é maravilhoso poder participar de trabalhos assim.

Neste ano, você esteve no filme Nada a perder. Como foi essa sua experiência no cinema?
Eu sempre tive muita vontade de fazer cinema e foi uma linda experiência. Estava ao lado de grandes profissionais da área, então aprendi muita coisa. Cinema é um processo bem intenso. 12 horas de filmagem, onde durante todo o tempo, filmando, caracterizando ou aguardando para filmar é preciso estar inteiro, entregue, concentrado, vivo dentro da história da personagem e isso é desafiador, mas maravilhoso.

Como você começou na carreira de atriz?
Aos 18 anos quando resolvi me tornar atriz, procurei uma escola de teatro e comecei um curso profissionalizante. Desde que conclui, fiz inúmeros testes, gravei várias campanhas publicitárias e em paralelo a isso também trabalhei como modelo. O primeiro teste de novela em que fui aprovada, foi com a personagem Amanda, da novela Dance dance dance na Band. A partir daí, outras oportunidades foram surgindo. São 14 anos de carreira, 7 novelas, algumas séries, longas metragem e peças de teatro.