Créditos: Reprodução da Internet. Cena da série Atlanta. A comédia Atlanta trata o racismo com leveza

Aquecimento para o Emmy: Atlanta faz crítica social por meio do rap

Publicado em Séries

A comédia Atlanta concorre a seis Emmys e levou dois Globos de Ouro. O que será que ela tem de tão bom?

O tripé bom-humor, música e crítica social sustenta a série Atlanta, a escolhida do Próximo Capítulo para o aquecimento para o Emmy desta semana — já falamos de Black-Ish, Stranger things, Better call Saul e Westworld, entre outras. A atração levou para casa os Globos de Ouro de melhor comédia e melhor ator (Donald Glover) e concorre a seis categorias do Emmy — melhor comédia, melhor elenco de comédia, melhor ator (Donald Glover), melhor diretor de comédia (Donald Glover) e melhor roteiro de comédia para os episódios B.A.N. (Donald Glover) e o sensacional Streets on lock (Stephen Glover).

Donald Glover é o cara de Atlanta

Como você deve ter percebido, o sucesso de Atlanta atende pelo nome de Donald Glover. O ator, diretor e roteirista rouba a cena na pele de Earnest Marks, ou simplesmente Earn. Talentoso e atrapalhado rapper, ele larga a faculdade para se dedicar à música, inspirado no êxito do primo, Alfred (Brian Tyree Henry, também excelente no papel). Alfred é rapper e estoura ao assumir o codinome de Paper Boi (assim com “i” mesmo, porque o verdadeiro Paper Boy, já existe, como descobriremos com o tempo) e compor raps que falam sobre racismo, mulheres e lutas sociais.

Atlanta tem casal de protagonistas que funciona muito bem junto
Atlanta tem casal de protagonistas que funciona muito bem junto

 

Vale ressaltar que o racismo é um tema que vem sendo tratado com frequência em outras produções, quase sempre com abordagens rancorosas, violentas ou densas. Em Atlanta isso aparece de uma forma acertadamente leve e até engraçada. Os negros sofrem preconceito, mas também acabam sendo preconceituosos com outras minorias, as letras dos raps que pontuam cada episódio se encarregam de manter esse ar leve ao tema.

Earn acha que poderá seguir os passos do primo, que até pensa em ajudá-lo, mas o rapaz é azarado demais. Com o tempo e a convivência com Alfred ele ainda vai percebendo que a fama traz coisa ruim também, como inveja.

E é como diz a namorada de Earn, Vanessa (Zazie Beetz): ele faz uma carinha de triste abandonado e aí tudo dá errado mesmo. E tudo é tudo: somente nos primeiros episódios, ele é preso, briga com Vanessa, para no hospital e se envolve em pelo menos duas boas brigas. Sorte dele que Atlanta tem apenas 10 episódios. Sorte nossa que o canal FX já anunciou que a segunda temporada vem aí.