Cena da terceira temporada de The leftovers
Crédito: HBO/Divulgação

Crítica: Última temporada de The leftovers deve deixar mais perguntas do que respostas

Publicado em Séries

Terceira e última temporada de The leftovers estreou no último domingo (9/4) na HBO. Na nova sequência, a história leva os personagens ao aniversário de sete anos da primeira partida repentina

Veredito: Bom

Classificada como “a melhor série que ninguém está vendo” pelo The Hollywood Reporter, The leftovers retornou à programação da HBO no último domingo (9) para encerrar a história, com oito episódios inéditos. A produção tem como base o livro homônimo de Tom Perrota, que aborda a história da sociedade após o desaparecimento de 2% da população mundial, em um fenômeno que ficou conhecido como partida repentina.

A nova temporada começa como a anterior, levando o espectador a um acontecimento em um passado distante, em que uma comunidade que esperava pelo dia do arrebatamento — conceito cristão de que os escolhidos seriam salvos do Apocalipse –, que nunca chega. Após essa introdução, The leftovers nos leva de volta a Miracle (ou Jarden), cidade considerada milagrosa por não ter perdido nenhuma pessoa na data apocalíptica de 14 de outubro, e mostra como a cidade se reconstruiu depois do caos instalado no fim da segunda temporada com a chegada dos Remanescentes culpados.

Kevin (Justin Theroux) vira policial de Miracle, assim como o filho Tom (Chris Zylka). Nora (Carrie Coon) volta a trabalhar no departamento ligado à partida repentina. Matt Jamison (Christopher Eccleston) se torna um reverendo respeitado após sua mulher que estava em coma, Mary (Janel Moloney), acordar assim que entra na cidade, e para isso conta com ajuda do jovem Michael (Jovan Adepo). Laurie (Amy Brenneman) e John (Kevin Caroll) agora são um casal, que diz colocar as pessoas em contato com espíritos.

Tudo parece normal. Só que em The leftovers, nada nunca é normal. O primeiro episódio, intitulado The book of Kevin (O livro de Kevin, em tradução livre), mostra que o policial precisou se tornar mais cético após os acontecimentos da segunda temporada, em que ele enfrentou a morte diversas vezes e voltou à vida. Isso, inclusive, é o tema do capítulo. Seria Kevin o novo Jesus?

Essa não é a única pergunta do episódio. Ao final de The book of Kevin, a sensação é de mais questionamentos do que respostas, principalmente, durante os últimos minutos finais. Mas isso não é nenhuma novidade em The leftovers e nem deve ser em seu encerramento, já que o roteirista Damon Lindelof (Lost) afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que The leftovers “não é uma série sobre encontrar respostas”. E também não é um defeito, o grande trunfo do seriado é levantar questionamentos existenciais em uma trama empolgante e cheia de sutilezas. E a pergunta que não quer calar: o que vai acontecer no aniversário de sete anos do primeiro arrebatamento? Vai ter mais? Será o fim do mundo?

Em tempos de questionamentos (com spoilers) após o primeiro episódio…

– O que acontece com os cachorros dessa série?
– Em que momento John e Laurie viraram um casal?
– Estariam os Remanescentes culpados mortos?
– Alguém pode me explicar o que aconteceu com Lily?

SERVIÇO
The leftovers
Domingo, às 22h, na HBO. Disponível na HBO GO.