The young pope
Crédito: Gianni Fiorito/Divulgação

Crítica: The young pope, a “guerra do trono” do Vaticano

Publicado em Séries

Minissérie The young pope mostra uma disputa de poder dentro da Igreja Católica, em uma atuação inspirada do protagonista Jude Law

Veredito: Excelente

The young pope é uma das produções mais corajosas do momento. Digo isso porque a minissérie dirigida por Paolo Sorrentino (A grande beleza) resolveu retratar — mesmo que sendo uma ficção — uma história sobre a disputa de poder dentro do local mais importante para a Igreja Católica, o Vaticano.

Apesar de não vender que seja um Game of thrones, é exatamente isso que The young pope é nas entrelinhas: a guerra pelo trono principal dos católicos, que, claro, conta com muitas armações. Essa disputa, que também é política, tem feito a série ter sido considerada um House of cards da igreja (mas, como a blogueira aqui não acompanha a trama de Francis Underwood, ficou com a comparação a GoT mesmo).

Tudo isso é revelado pela história do protagonista Lenny Belardo (papel exercido de forma maestral pelo britânico Jude Law), que se torna o Papa Pio 13, o pontífice mais jovem da história e também o primeiro norte-americano escolhido pela conclave.

The young pope do Fox Premium
Crédito: Gianni Fiorito/Divulgação

Pio 13 é tudo que não se espera de um figura que representa a igreja: cheio de defeitos, como o próprio personagem diz, é “intransigente, irritado, vingativo e com uma boa memória” e sequer acredita em Deus (sim, a cena dessa revelação, inclusive, é uma das melhores do primeiro episódio). À primeira vista, soa como um papa moderno, ao melhor estilo do atual, Papa Francisco. No entanto, aos poucos, os ares de conversador começam a dar as caras, à la Bento 16. Inclusive, esse lado dúbio, que traz muitos mistérios envolvendo Pio 13, são um grande trunfo da série. É difícil saber de que lado Lenny está, quais são seus reais interesses.

Já não bastasse ter uma história instigante como essa, The young pope tem ainda várias outras qualidades. O visual é algo que é preciso destacar. As cenas são todas muito bem construídas, bonitas e têm um jogo de cores característicos de Sorrentino. E as imagens de cima que mostram a Itália são de tirar o fôlego (e fazem com que você queira comprar uma passagem na hora com destino ao país).

E o que falar do elenco? Para começar tem Jude Law, que está maravilhoso na pele do Papa Pio 13, abusando da ironia e do sarcasmo que o personagem lhe pede. E como não amar a Irmã Mary de Diane Keaton? Com bastante liberdade, a atriz faz uma religiosa extremamente carismática e, que, também está fora de qualquer estereótipo. Ela interpreta a freira que criou Lenny após ter sido deixado no orfanato abandonado pelos pais e se torna o braço direito do papa no Vaticano.

Arrisco-me a dizer que The young pope está entre as melhores séries de 2017, pelo menos aqui no Brasil, já que a série foi exibida no ano passado na Itália. E o, melhor, já rendeu milhares de memes. Divido alguns abaixo.

Ficou curioso? The young pope estreia neste sábado (29/4), às 22h, na Fox Premium 1, que está com sinal aberto para todas as tevês por assinatura (Amém, gente!).