Institucional Vitória Strada brilha como Cris Valência, protagonista de Espelho da vida

Vitória Strada domina a primeira semana de Espelho da vida

Publicado em Novela

Nova novela das 18h, Espelho da vida precisa acelerar o ritmo, mas tem bom texto. Leia a crítica!

Quando Vitória Strada surgiu em 2017 como uma das protagonistas de Tempo de amar, muito falou-se em sorte de principiante. Mas agora, a atriz mostra que era, na verdade, o nascimento de uma estrela. É isso que se pode ver na primeira semana da nova novela das 18h, Espelho da vida. A intérprete de Cristina Valência dominou os capítulos de estreia da trama de Elizabeth Jhin.

O talento de Vitória enche a tela a cada vez que ela aparece em Espelho da vida, seja nos dias atuais como Cris, seja no passado, como Júlia Castelo. Um dos indícios de que a atriz agradou mesmo à direção é que dos seis primeiros capítulos, em cinco ocasiões foi em Cris o gancho para o episódio seguinte. Vitória cresce ainda mais quando contracena com a veterana Irene Ravache, a Margot. As cenas com Alinne Moraes, muito bem como Isabel, também renderam boa parceria.

É especialmente nos diálogos entre Cris e Margot que fica evidente outro grande acerto de Espelho da vida: o texto de Elizabeth Jhin e da equipe dela. É tudo redondinho e sem espaço para didatismos chatos, mesmo quando Margot explica a Cris e a Alain (João Vicente de Castro) a crença que tem no espiritismo.

Alinne Moraes e Reginaldo Faria foram acertos da escalação de Espelho da vida
Alinne Moraes e Reginaldo Faria foram acertos da escalação de Espelho da vida

Outro acerto da novela foi a escalação de Reginaldo Faria para a participação especial como Vicente, marido de Margot e avô de Alain. Foram apenas dois capítulos, o suficiente para Reginaldo mostrar o porquê é um dos grandes da nossa televisão. Deixou um gostinho de quero mais, embora a morte dele seja crucial para o desenvolvimento de Espelho da vida.

Para ficar tudo em família, foi bonita a homenagem a Roberto Farias (irmão de Reginaldo na vida real) feita na cena em que Alain ganha o prêmio de melhor curta-metragem do ano.

Nem tudo deu certo em Espelho da vida

João Vicente de Castro defende personagem complexo em Espelho da vida
João Vicente de Castro defende personagem complexo em Espelho da vida

Porém, não é só de flores a primeira semana de Espelho da vida. Talvez o maior problema da trama de Elizabeth Jhin tenha sido o ritmo. O tempo passa lentamente em Rosa Branca. Quem sabe com o início das filmagens de Amor infinito, o longa de Alain, isso mude? Fica a torcida.

Por falar em Alain… João Vicente de Castro está mais à vontade, temos que concordar. Mas está longe da força que Alain precisaria. O personagem é complexo, está perdido entre o passado em Rosa Branca e o que ele almeja para o futuro; entre o amor de outros tempos por Isabel e o atual, por Cris. É complicado passar tudo isso.

Os primeiros capítulo de Espelho da vida foram centrados demais em Cris, Margot, Alain e Isabel, deixando outros personagens para trás. Isso acabou evidenciando um certo abismo que há entre os atores do núcleo principal e os que vivem os outros moradores de Rosa Branca. Ana Lúcia Torre e Emiliano Queiroz são esperadas exceções.

O início das filmagens de Amor infinito deve mexer com Rosa Branca, com a chegada dos atores que estarão no filme e a ida de curiosos e da família de Cris para a cidade. A expectativa é que a inclusão ou o crescimento de outros personagens (estão no elenco bons nomes como Patricya Travassos, Julia Lemmertz, Felipe Camargo e Ângelo Antônio, entre outros) agite mais do que Rosa Branca, movimente também Espelho da vida.