Room 104
Room 104_Divulgação HBO Crédito: Divulgação/AssessoriaHBO - Room 104 Room 104

Room 104: Criativa (até demais), a série entretém sem acrescentar nada de importante a tevê

Publicado em Séries

Com uma história por episódio, criação e elenco de peso, Room 104 tinha tudo para ser um hit, mas foca muito na construção de uma trama que aborda terror, comédia e drama, e acaba se esquecendo de uma reflexão mais completa para o público

A partir desta sexta-feira (11/8), às 20h30, a HBO lança a produção Room 104, dos irmãos Duplass (The league). Como o próprio nome indica, a série tem como foco manter uma trama em apenas um ambiente, um quarto de hotel. Recurso que não é necessariamente novo, muito pelo contrário, é possível lembrar várias outras séries que utilizam esse artifício, como Friends, com O Central Perk ou Lost, com a ilha.

Room 104 explora as trajetórias dos diferentes personagens que passam pelo quarto do hotel e, por mais que a sinopse insista em ser “o terror do quarto assombrado”, após ver os dois primeiros episódios da trama, a impressão que fica é de que as histórias se sobrepõe ao “ambiente”, mantendo sua importância. Na prática o que você assistirá é uma história absurdamente criativa e diferente por capítulo.

Room 104
Crédito: Divulgação/HBO – Room 104

Com uma singular simplicidade e forte aposta na capacidade de atuação (com algumas estrelas de Hollywood, como James Van Der Beek e Nat Wolff), Room 104 tem a clara ambição de jogar com terror, comédia e drama. Óbvio que não é um trabalho fácil, talvez, até por isso, a série mereça uma colher de chá ao não alcançar tal ambição.

Planejadamente, o público fica muito atento a cada episódio com a construção daquele arco narrativo completamente absurdo, mas ao fim dos 20 minutos, o que resta é uma sensação agridoce de “o que diabos foi isso?”. De certa forma, tal sensação também é planejada – caso contrário, teriam abordado outra linha narrativa –, mas o meu ponto é: o conteúdo das histórias simplesmente não conseguem nada além de um incômodo por um episódio, que não acrescentará nenhuma catarse significativa – como toda produção, teoricamente, deveria buscar.

Room 104
Crédito: Divulgação/HBO – Room 104

Outra coisa que é importante apontar é a má escolha da ordem dos episódios. Enquanto o piloto tem o objetivo de chocar o público com um terror psicológico e ao mesmo tempo atropelado, o segundo tem um desenvolvimento muito mais suave e inteligente, mas que foi provavelmente preterido por não ter tantos “elementos” para chocar o público.

CUIDADO, O CONTEÚDO ABAIXO CONTÉM SPOILERS

Room 104
Crédito: Divulgação/HBO – Room 104

Na estreia, o público é apresentado ao enredo de Ralphie, o garotinho assassino e a pobre babá (sim, não existe muito mais para escrever sobre…). Já no segundo episódio, Room 104 mostra o Pizza Boy, que, com bem menos terror, mas maior qualidade, discorre sobre dois atores e a fantasia de estranhos – muito bem ensaiada por sinal. No total, a primeira temporada terá 12 episódios e acho que o melhor capítulo será o sétimo, intitulado de The missionaries.