Série Bull do canal A&E
Crédito: A&E/Divulgação

Crítica: Seriado Bull é uma espécie de House e The mentalist do mundo jurídico

Publicado em Séries

Primeira temporada de Bull estreia nesta quinta-feira (20/4) no canal A&E. O Próximo Capítulo assistiu ao primeiro episódio e te diz o que esperar!

Veredito: Bom

O mundo dos seriados jurídicos ganhou no ano passado mais uma produção: a série Bull. Criada por Phil McGraw e Paul Attanasio, a trama chega com alguns meses de atraso ao Brasil estreando nesta quinta-feira (20) no canal A&E.

A melhor forma de definir Bull é fazendo uma comparação com as séries House e The mentalist. O principal motivo é que as três produções têm protagonistas que utilizam métodos nada convencionais para resolver os problemas em suas áreas de atuação. Além disso, o produtor executivo de House, Paul Attanasio, é um dos criadores de Bull — ou seja, rolou uma reutilização da história em outro contexto.

Em Bull, o protagonista é o Dr. Bull (daí o nome do seriado), papel de Michael Weatherly (ex-NCIS), um psicólogo que utiliza seus conhecimentos na área, e mais uma dose de intuição, para entender a mente de todas as pessoas envolvidas em um julgamento — júri, advogados, testemunhas e acusados.

Assim como Dr. House (Hugh Laurie) e Patrick Jane (Simon Baker), Dr. Bull tem carisma de sobra, o que já é um ponto positivo para a série. Além disso, ele conta com uma equipe interessante em sua empresa Trial Analysis Corporation, que o auxilia a vencer julgamentos que parecem perdidos.

Equipe do Trial Analysis Corporation com Dr. Bull na série Bull
Crédito: A&E/Divulgação. Equipe do Trial Analysis Corporation com Dr. Bull

Benny Colón (Freddy Rodríguez), por exemplo, é o advogado que atua em julgamentos simulados pela empresa. Desse jeito, o ex-cunhado de Bull consegue imaginar o que poder acontecer durante o julgamento. Já o braço direito de Bull é Marissa Morgan (Geneva Carr), uma especialista em neolinguística do Departamento de Segurança Nacional.

A dupla de personagens tem um destaque no primeiro episódio de Bull. Mas a equipe ainda tem Danny James (Jaime Lee Kirchner), ex-detetive do Departamento de Polícia de Nova York; Cable McCrory (Annabelle Attanasio), uma hacker; e Chuck Palmer (Chris Jackson), um estilista e ex-jogador de futebol americano responsável pelo visual dos clientes. Todos personagens interessantes e com potencial na trama.

O primeiro episódio, intitulado O colar (The necklace, em inglês), apresenta Dr. Bull assumindo o apoio no caso do adolescente Brandon Peters, filho do milionário Pete Peters, que é acusado de matar uma jovem que traficava drogas na escola. Tudo levar a crer que o menino está envolvido, afinal de contas, foram encontrado indícios de relação sexual entre os dois. E, claro, que Dr. Bull consegue dar uma reviravolta ao melhor estilo Annalise Keating (Viola Davis) de How to get away with murder e salvar o réu da acusação de homicídio.

Um dos pontos mais interessantes de Bull é que a série contraria a famosa frase de que alguém é inocente até que se prove o contrário. Para Dr. Bull, o réu é sempre culpado até que se prove a inocência. Em cada episódio, a trama segue uma história que será resolvida de forma nada tradicional pelo protagonista. Então, se você é fã do estilo de série “NCIS e companhia”, Bull foi feito para você.

SERVIÇO
Bull
Quinta, às 23h15, no canal A&E.