BBB19 Crédito: Globo/Divulgação

Crítica: BBB 19, a edição que não aconteceu

Publicado em Reality show

Na sexta-feira, o BBB 19 completará três meses no ar e até agora a edição não teve um enredo que fisgasse o espectador de verdade

O meme “nada acontece, feijoada” pode ser a melhor forma de explicar a 19ª edição do Big brother Brasil. Na sexta-feira, o reality show completa três meses no ar sem nenhum enredo que gerasse história para o programa.

A produção até tentou reunindo uma seleção de participantes que tinha tudo para brigar diariamente, como acontece do lado de fora: os militantes x os privilegiados. Mas o pessoal da militância correu a temporada inteira de treta — mesmo tendo motivos, com o excesso de comentários machistas, homofóbicos e racistas. O confronto entre os grupos foi o tempo inteiro totalmente civilizado, lúdico e até “professoral”. O que seria muito bom, se o BBB não fosse um jogo movido pelos problemas de convivência.

Hana, Elana, Hariany, Isabella, Alan, Rízia, Rodrigo e Gabriela – a turma do “Baile da Gaiola”. Crédito: Globo/Divulgação

Outro aspecto contra o BBB 19 foram as próprias eliminações. O enredo do confronto entre os grupos poderia ter tido futuro se Gustavo, Hana e Diego tivessem continuado mais tempo no programa. Os meninos do camarote adoravam falar mal de Hana, que era a única participante da gaiola capaz de brigar. Ela, inclusive, foi a BBB que movimentou as primeiras semanas do programa e continua até hoje sendo assunto na casa.

Outro ponto que pesou negativamente para a 19ª edição foi o fato dos participantes terem muito medo de se comprometer. Nas votações e até no jogo da discórdia, os BBBs fazem de tudo para não se indispor. É um tal de “desculpa, amo todos vocês”, que dá vontade de revirar os olhos. Pouquíssimos participantes pensam de verdade em como ficar de fora do paredão — Danrley parece o único a jogar no momento –, sem contar naqueles que não enxergam as ameaças ao lado.

A protagonista “finada” Hana. Crédito: Globo/Divulgação

Já não bastasse tudo isso, o BBB 19 conta ainda com outro problema: o apresentador. Tiago Leifert está se saindo muito mal no comando da 19ª edição, demonstrando abertamente torcida e sendo parcial, sem contar nas falhas, quando Leifert entrega informações privilegiadas ao público.

A situação do BBB 19 está tão ruim que, pela primeira vez, o Big brother Brasil terá uma eliminação definida pelos próprios participantes. Nesta terça-feira (12/3), quando Leifert anunciar os participantes salvos pelo público, o pessoal da casa terá o poder de eliminar um dos outros dois BBBs que sobraram do paredão quádruplo. Mas, garanto, que nem assim o programa vai encontrar um bom enredo para seguir até a final.