Malhação: Pro Dia Nascer Feliz Casal de Malhação: Giovane pergunta se Joana pode engordar Giovane (Ricardo Vianna) e Joana (Aline Dias).

Crítica: As infelicidades de Malhação Pro dia nascer feliz

Publicado em Novela

Temporada atual de Malhação coleciona polêmicas. Nas redes sociais, o público reclama de racismo, preconceito social e gordofobia.

 

Quando a atual temporada de Malhação estreou havia muita expectativa. Com o subtítulo Pro dia nascer feliz, a atração vinha de uma crise na audiência com Seu lugar no mundo, e, para se reerguer, apostava em nomes consagrados como Deborah Secco, Marcos Pasquim e Thiago Fragoso e na primeira protagonista negra, Aline Dias, intérprete de Joana.

Mas não foi na audiência que Pro dia nascer feliz bateu recordes. Há tempos que a novela teen não causava tanta polêmica. Acostumado a ver temas importantes, como Aids, gravidez na adolescência e racismo, serem tratados com leveza, o público estranhou e reagiu nas redes sociais a vários deslizes do texto supervisionado por Emanuel Jacobina.

Primeiro veio Joana. Além da falta de carisma de Aline Dias, a personagem teve outras questões levantadas nas redes sociais, logo nas primeiras semanas da temporada. Porque Joana era uma faxineira enquanto Deborah Secco (linda e loura) era recepcionista? Porque a origem da personagem era na pobreza extrema? Não bastava não saber quem era o pai para que a trama da rixa entre Ricardo (Pasquim) e Caio (Fragoso) decolasse?

 

Ceará só tem gente feia, Malhação?

 

Capítulos se passaram, a poeira parecia ter baixado (embora a audiência teimasse em não subir) e veio outro tiro no pé. Assim como Joana, Sula (Malu Falangola) foi do Ceará para o Rio de Janeiro tentar melhorar de vida. Recém-chegada à Cidade Maravilhosa, Sula conhece Rômulo (Juliano Laham), que a pergunta se ela está gostando de morar lá. A resposta da moça não poderia ser mais infeliz: “Aqui tem tanta gente bonita que eu estou até com saudade de ver gente feia”. Ops! A turma das redes sociais não perdoou e, novamente, Pro dia nascer feliz meteu os pés pelas mãos. Os comentários acusavam a Globo de dizer que o cearense é um povo feio.

O ensaio da discórdia em Malhação
O ensaio da discórdia em Malhação

Pensa que acabou? Que nada! Lembra que é um recorde de polêmicas? A terceira, mais uma vez, envolve Joana. Em conversa com o namorado, o jogador de vôlei de praia Giovane (Ricardo Vianna), ela, que agora é assistente de marketing da academia Forma, questionou uma cena de ciúmes do rapaz. A moça participava de um ensaio de biquíni e ele reclamou que ela chamava mais atenção do que as outras meninas. Depois, eles saíram para jantar e, ao ver a namorada querer churros de sobremesa, o rapaz fez um pedido no mínimo preconceituoso. “Promete que vai ficar bem gorda? Para os caras pararem de olhar para você”. Pensa que acabou? A menina piorou: “Gorda? Para você me largar? Nada disso!” Overdose de gordofobia, termo da moda que bombou nas redes por causa da novela!

A repercussão dessa sucessão de erros mostrou que Malhação ainda tem alcance, especialmente com o público jovem, que usa e abusa das redes sociais para se expressar. A questão é porque não virar o jogo e fazer com que tal alcance ajude a propagar temas educativos, como DSTs e violência no trânsito?

 

Quer saber mais sobre Malhação? Veja quem vai estrelar a próxima temporada!