The Mayor
The Mayor Crédito: Reprodução/Facebook - The Mayor The Mayor

Fall season 2017: Conheça The mayor, comédia política da ABC

Publicado em Séries

Aposta cômica do canal norte-americano ABC, The mayor apresenta história rica e cheia de possibilidades com execução apenas regular

Comédias políticas não são fáceis. Por mais que algumas produções façam parecer um mamão com açúcar (como Veep), na verdade, elas precisam de uma dedicação e atualização constante. Não há espaço para nada menos que excelência e The mayor não conseguiu atingir esse nível em seu piloto.

Criada por Jeremy Bronson, a série apresenta a história de Courtney (Brando Micheal), um jovem – engraçadinho – que se candidata a prefeito de sua cidade natal apenas para divulgar, com maior cobertura midiática, o trabalho como rapper. Mas ele acaba ganhando o pleito. Sem saber muito bem o que fazer, Courtney contará com a ajuda de Val (Lea Michele), assessora muito pragmática e ambiciosa, e sua mãe (Yvette Nicole Brown), uma sonhadora de coração forte, que acredita muito no potencial do filho como líder político para comandar a cidade cheia de problemas.

The Mayor
Crédito: Reprodução/Facebook – Courtney, sua mãe, assessora e amigos enfrentarão o desafio de comandar uma cidade

Me parece que a produção esperava apontar um lado mais humilde e humano da política, em que os líderes teriam como interesse, apenas, o bem-estar da comunidade em que representam. Contudo, sabemos que essa situação não é tão verdade assim. Isso resulta em piadas, muitas vezes, vazias e chatas, e a sensação que o público tem é a de que a série está perdendo uma oportunidade única de brincar com o cenário real da política norte-americana.

A atuação de Lea e Micheal são importantes para manter a atenção do público, assim como Yvette, em um ótimo momento na carreira cômica. Porém, a única coisa que consegui pensar ao ver a interação dos dois foi o quão previsível a tensão amorosa do potencial casal iria ser nos próximos episódios. Assim, como a – possível – segunda temporada levar Courtney a outros cargos políticos, como governador e até quem sabe, eventualmente, a presidência.

The Mayor
Crédito: Reprodução/Internet/TVGuide – Venceu. E agora?

Em síntese, a previsibilidade e ritmo lento da produção é algo que incomoda. Tentar surpreender o público no primeiro episódio era algo fundamental para os fãs de séries que já conheciam todo o plot desde as primeiras linhas da sinopse apresentadas pelo canal.

Em nível regular, a estreia de The mayor deixou a desejar. Não ficarei para ver uma possível recuperação. A expectativa é que melhores produções cômicas ainda apareçam nessa fall season 2017.