Credito: Netflix/Divulgaçao.Cena da serie As cronicas de Sao Francisco. Credito: Netflix/Divulgaçao.Cena da serie As cronicas de Sao Francisco.

Conheça os ‘revivals’ As crônicas de São Francisco e The hills

Publicado em Lista, Séries

De tempos em tempos, a televisão traz de volta produções que fizeram sucesso no passado em formato conhecido como “revival” quando o elenco original retorna para novas histórias

Os remakes e os revivals são recursos bastante utilizados na dramaturgia e, que, apesar de parecidos, têm conceitos diferentes. Os dois revivem o passado, mas de formas distintas. O primeiro traz a mesma história com novos atores e, em alguns casos, outras abordagens. Já os “revivals” são quando o estúdio retoma uma produção antiga, mantendo o mesmo elenco ou, ao menos, parte dele, dando continuidade à mesma narrativa.

Nos últimos meses, a televisão resolveu apostar no resgate de tramas antigas. Atualmente, duas produções desse formato estão no ar: a série As crônicas de São Francisco, veiculada na Netflix, e The hills: Novo começo, exibida na MTV. A lista de revivals ainda tem Barrados no baile, Veronica Mars e Punky: A levada da breca, todas em processo de produção.

A série As crônicas de São Francisco entrou no catálogo da plataforma de streaming em 7 de junho. De Lauren Morelli, a produção tem Mary Ann Singleton (Lauren Linney) como protagonista, uma mulher que retorna à cidade de São Francisco após 23 anos para o aniversário de Anna Madrigal (Olympia Dukakis), proprietária da 28 Barbary Lane, pensão em que a personagem morou. Novos personagens são incluídos, mas a série permanece tendo como conceito discutir questões LGBTs.

A chegada dos novos episódios do seriado ocorrem mais de 20 anos depois da exibição da primeira temporada na tevê. Antes da estreia de As crônicas de São Francisco, a história teve novas inserções em 1998 e 2001 exibidas na televisão fechada. A história retratada na trama tem como base os livros de Armistead Maupin. A produção começa mostrando Mary Ann, uma menina do interior, indo morar em São Francisco em meio ao movimento pós-hippie e à epidemia de HIV na pensão de Anna Madrigal, uma mulher transgênero.

Credito: MTV/Divulgaçao. Elenco de The hills: Novo começo, da MTV.

A outra novidade é The hills. Spin-off de Laguna Beach: The real Orange Country, a série em formato reality show foi ao ar pela primeira vez em 2006. Até 2010, contou com seis temporadas acompanhando personalidades famosas da sociedade californiana. Entre os nomes mais conhecidos da produção estão Lauren Conrad, Heidi Montag e Brody Jenner, filho de Caitlyn Jenner e Linda Thompson.

A sequência da produção estreou em 8 de julho, às 21h, na MTV, sob o título de The hills: Novo começo. Parte do elenco original está de volta, ao lado de filhos e amigos, para compartilhar a agitada vida pessoal e profissional em Los Angeles. As novas adições ao elenco são o ator e modelo Brandon Thomas, que esteve recentemente em Sierra Burgess is a loser e é filho da atriz Pamela Anderson com o músico Tommy Lee, e a atriz Mischa Barton, que ficou conhecida por interpretar a personagem Marissa Cooper em The O.C.

O que vem por aí

Jason Kempin/Getty Images/AFP

Quem também está de volta é Veronica Mars. Dessa vez, a produção foi resgatada pelo serviço de streaming Hulu, que lança os novos episódios em 26 de julho. Exibida entre 2004 e 2007, a série teve uma versão em telefilme em 2014. Agora, o seriado volta a acompanhar a detetive Veronica Mars, interpretada pela Kristen Bell, resolvendo crimes na cidade fictícia de Neptune, na Califórnia.

Sucesso nos anos 1990, a série, que ficou conhecida no Brasil como Barrados no baile, terá uma nova temporada. O revival da produção tem previsão de estreia em 7 de agosto nos Estados Unidos — ainda não há data de exibição na televisão brasileira. Diferentemente das temporadas anteriores, o retorno da série não abordará a história dos clássicos personagens, mas, sim, dos atores que integraram o elenco.

Crédito: Fox/Reprodução. Elenco do seriado Barrados no baile.

Na nova série, Shannen Doherty, Jason Priestley, Jennie Garth, Gabrielle Carteris, Brian Austin Green e Tori Spelling vivem versões de si mesmos em um reencontro 20 anos após o fim do seriado, falando exatamente da execução de um revival do programa. “É sobre os personagens por trás dos personagens. É algo dentro da vida das pessoas que viveram nessas criações por 10 anos”, adiantou Jennie Garth ao Entertainment Weekly.

Outra personagem emblemática que retorna em 2019 é a protagonista de Punky, a levada da breca. A Universal Cable Productions anunciou o desenvolvimento de uma sequência da produção tendo Soleil Moon Frye de volta para o papel de Punky. Na nova versão, a personagem é uma mãe solo com três filhos, que tenta um recomeço ao reencontrar uma jovem que a lembra muito de seu passado. O título do revival será apenas Punky e terá Steve e Jim Armogida como roteiristas. Ainda não há previsão de lançamento da série.

Desejo antigo
O sitcom Friends foi sucesso entre 1994 e 2004. Desde que a série deu adeus à programação televisiva, os fãs clamam por um retorno. Um revival da comédia está mais próximo do que nunca. Pela primeira vez, uma das atrizes do elenco admitiu que toparia voltar a gravar a série. A declaração foi dada por Jennifer Aniston, que vivia a personagem Rachel Green, em entrevista à Ellen DeGeneres: “Por que não? As garotas fariam. E tenho certeza que os garotos também”. Em compensação, David Schwimmer, que interpretou Ross, se mostra contrário à ex-colega de elenco: “Olha, a coisa é, eu não sei se quero ver todos nós de muletas fazendo a série”.