Beasts of No Nation Beasts of No Nation. Crédito: Netflix/Divulgação

Conheça cinco filmes da Netflix que ganharam prêmios (ou chegaram perto)

Publicado em Filmes

Inspirado no Leão de Ouro vencido pela plataforma, Próximo Capítulo monta seleção de filmes da Netflix que merecem ser assistidos

No último fim de semana, o Festival de Veneza causou uma polêmica ao premiar o filme Roma, do mexicano Alfonso Cuarón, com um Leão de Ouro. O motivo é que o longa-metragem é uma produção do cineasta em parceria com a Netflix, que vem sendo contestada desde sempre pelos festivais cinematográficos por não disponibilizar seus originais nas telas de cinema.

Polêmicas à parte, nós aqui do Próximo Capítulo ficamos inspirados com a premiação conquistada pela Netflix e montamos uma lista com alguns filmes originais da plataforma que foram premiados ou chegaram quase lá e merecem ser vistos.

A lista não tem Roma porque o filme de Cuarón ainda não tem previsão de estreia no catálogo brasileiro, estima-se que chegue em dezembro. Mas se você quiser ficar por dentro, o longa se passa na década de 1970 e narra a vida de uma família de classe média do México, sendo uma espécie de semi-autobiografia do diretor.

Filmes da Netflix

Okja

Lançado em 2017 no Festival de Cannes com plateia dividida entre vaias e aplausos, Okja é um filme do diretor sul-coreano Joon-Ho Bong e retrata a história de pequena Mikha (Seo-Hyun Ahn), jovem que ganha um concurso da empresa Mirando para criar um superporco por 10 anos, a fêmea Okja. A menina passa a ter uma relação de amizade com o animal e sofre quando precisa se separar do bicho.

Dentro desse contexto, o filme debate a indústria pecuária e alimentícia, principalmente, em relação aos maus-tratos aos animais. Um ponto interessante em relação ao longa é o fato de misturar vários gêneros, como aventura, ficção científica, drama e comédia. Quer saber mais? Publicamos no ano passado uma crítica completa sobre o filme, leia aqui.

Ícaro

No Oscar deste ano, a Netflix saiu da premiação com uma estatueta de melhor documentário para o longa-metragem Ícaro, que já havia sido premiado no Festival de Sundance.

Dirigido por Byan Fogel, o filme investiga os escândalos de doping no esporte mundial e chega até à figura do médico russo Grigory Rodchenkov, que trabalhou com delegações do país em dois Jogos Olímpicos. O longa retrata desde o início da fraude até quando ela foi exposta pelo jornal The New York Times.

Beasts of no nation

Um dos injustiçados da Netflix, o longa foi cotado para o Oscar de 2015, mas acabou sequer concorrendo por conta da baixa adesão dos votantes. De Cary Joji Fukunaga, nome por trás de produções pra lá de badaladas, com Idris Elba, outro astro dos cinemas, o filme é inspirado no romance homônimo de Uzodinma Iweala e acompanha a história de Agu (Abraham Attah), um menino que, após ser separado da família, é forçado a lutar ao lado de mercenários na guerra civil da África do Sul.

The square

Ganhador de três estatuetas do Emmy 2014, um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Toronto e com uma indicação ao Oscar de melhor documentário, The square é uma das produções originais da Netflix bastante celebrada.

O documentário mostra a visão dos jovens sobre a Revolução Egípcia, em 2011, um dos eventos da Primavera Árabe. A história tem como base a principal manifestação realizada na Praça Tahrir, no Cairo, e passa ainda pela renúncia do presidente Hosni Mubarak até a deposição, em 2013, de Mohammed Morsi. O longa tem direção Jehane Noujaim.

Heroína(S)

Na seleção do festival Telluride do ano passado e indicado ao Oscar, o documentário em curta-metragem Heroína(S) retrata a luta de três mulheres contra a epidemia de opioides (a heroína) nos Estados Unidos, sob o ponto de vista da cidade de West Virginia, que tem uma taxa de overdose da droga dez vezes superior a média nacional.

A produção foi dirigida e escrita por Elaine McMillion Sheldon e Kerrin Sheldon e discute por meio da história das personagens a série de equívocos que cercam a crise do entorpecente nos Estados Unidos.