cidade_650

Confira produções do streaming que se inspiram em livros

Publicado em Séries

Filmes e séries das plataformas de streaming buscam inspiração na literatura para contar histórias que vão do suspense ao romance

O cinema bebe há muito tempo da fonte da literatura para levar páginas de livros ao roteiro de filmes. No streaming também é assim: séries e filmes exclusivos buscam em obras literárias matéria-prima para títulos como O silêncio da cidade branca e Por lugares incríveis (Netflix), Pequenos incêndios por toda parte (Amazon Prime) e My brilliant friend (HBO), entre tantos outros.

Escrito por Eva García Sáenz de Urturi, O silêncio da cidade branca é o início de uma trilogia de suspense. O filme, oferecido no catálogo da Netflix, também tem essa atmosfera de histórias policiais. Na tela, crimes nos mesmos moldes dos que chocaram a cidade de Vitoria, nos países bascos, voltam a acontecer 20 anos depois da prisão de Tasio Ortiz de Zárate (Alex Brendemühl) como autor dos assassinatos pelo jovem policial Unai López de Ayala (Javier Rey). As vítimas são jovens — sempre um homem e uma mulher — e o método escolhido inclui muita dor, mas pouco sangue: picadas internas de abelhas ingeridas à força.

O interessante em O silêncio da cidade branca é que Unai e a chefe dele, Alba (Belén Rueda), não sabem se Tasio está por trás do que está acontecendo ou se houve uma injustiça há 20 anos, mas o público fica sabendo, ainda na primeira metade da produção, o que está acontecendo. Ver a dupla se afastando e se aproximando das pistas certas é um diferencial do longa-metragem.

Também na Netflix, o filme Por lugares incríveis vem do livro de Jennifer Niven. Após perder a irmã num acidente, Violet Markey (Elle Fanning) vai à ponte onde tudo aconteceu para “se juntar” à irmã. Theodore Finch (Justice Smith), amigo dela da escola, chega a tempo de impedir que a menina se mate. Os dois acabam se apaixonando e, juntos, descobrem o valor de coisas simples da vida.

Elenco conhecido está no streaming

Cena da série Pequenos incêndios por toda a parte
Foto: Erin Simki/Hulu. Pequenos incêndios por toda a parte está no catálogo do Amazon Prime

As personagens de Reese Witherspoon (Elena) e Kerry Washington (Mia) são as protagonistas da série Pequenos incêndios por toda parte, série que chegou recentemente ao catálogo da Amazon Prime depois de estrear no Hulu. Mia aluga a casa de Elena e, para pagar o aluguel, acaba trabalhando como governanta justamente para a família de Elena. O choque entre os dois mundos é o que move os oito episódios da série que fala sobre preconceito, homossexualidade, racismo, maternidade — isso tudo envolto em passados misteriosos das duas mulheres.

A segunda temporada de My brilliant friend chegou recentemente ao catálogo da HBO. Baseada na obra de Elena Ferrante, a série italiana de oito episódios acompanha a passagem das amigas Lenu (Marguerita Mezzuco) e Lila (Gaia Girale) da adolescência para a vida adulta. O crescimento das duas está longe de ser tranquilo e, além das dúvidas características dessa fase da vida, envolve abusos, traição e violência. A ação se passa na década de 1960, o que faz, também, com que a condição social da mulher seja assunto constante nas páginas e nas cenas de My brilliant friend.