insatiable 2 Insatiable. Crédito: Anette Brown/Divulgação

Não dá para defender a comédia Insatiable, da Netflix

Publicado em Séries

Antes mesmo da estreia, Insatiable já havia causado na internet. A produção foi acusada de gordofobia e gerou até uma petição pedindo o cancelamento. Assistimos ao primeiro episódio e entramos na polêmica!

Costumo evitar me deixar levar pelas polêmicas da internet, principalmente, se elas forem baseadas em algo que as pessoas não viram, não leram, não tiveram conhecimento de causa. Até por isso não falei nada de Insatiable até assistir ao primeiro episódio da série da Netflix. E agora digo: não dá para defender Insatiable.

A polêmica envolvendo a produção é real. Talvez, se a série tivesse sido lançada há uns 10 anos não tivesse o mesmo barulho. A questão é que o humor de depreciação não tem mais vez e tem cada vez menos espaço — que bom! — no mundo de hoje. Grande parte dos espectadores não quer mais ver uma produção que faz chacota de pessoas acima do peso ou de qualquer minoria. E para entender isso basta ver o sucesso do stand-up Nanette, disponível no mesmo serviço de streaming, em que a humorista Hannah Gadsby questiona exatamente esse tipo de humor.

Crédito: Tina Rowden/Netflix. Cena da série Insatiable
Crédito: Tina Rowden/Netflix. Cena da série Insatiable

Insatiable resolveu apostar na depreciação da protagonista Patty, vivida pela atriz Debby Ryan, uma adolescente obesa, que após se envolver em uma briga com um mendigo quebra a mandíbula, passa a se alimentar apenas de comidas líquidas e perde muito peso. Dentro do padrão estético tradicional, Patty passa a usar da sua beleza para se vingar de todos que fizeram bullying com ela quando era gorda.

Para contar essa história, a série aposta em piadas em relação ao peso de Patty e a quem ela era quando estava gorda, muitas delas feita pela própria personagem. Há um momento em que ela diz a seguinte frase: “eu era gorda, eu era descontrolada”. Demonstrando que apenas agora, magra, consegue ser uma pessoa normal. E vem das declarações da protagonista, o título da série “insaciável”, também uma referência a como ela era antes.

Insatiable. Crédito: Anette Brown/Divulgação
Insatiable. Crédito: Anette Brown/Divulgação

E não é só Patty que sofre com a desvalorização de sua figura, outros personagens passam por situações grotescas também. A mãe da protagonista, Angie Bladell (Sarah Colonna), faz piada com a melhor amiga da filha, a jovem Nonnie Thompson (Kimmy Shields), que nutre uma paixão secreta por Patty. Ainda tem a relação entre Bob Amstrong (Dallas Roberto) e Patty. Treinador de concurso de beleza, ele começa a preparar a jovem para participar das disputas e ela se apaixona por ele. Sem falar nas situações bizarras em que a série faz piada de coisas sérias, como câncer e pedofilia.

Já não bastasse tudo isso, a verdade é que Insatiable é uma série boba. A história não se sustenta e a decisão de ter dois narradores, tanto Patty quanto Bob, torna tudo extremamente didático e sem graça. E, por mais que muita gente justifique a série alegando que o que ela faz é “humor negro e ironia”, a escolha da comédia pelas piadas de depreciação não condiz com o momento atual do mundo.