Faroeste Caboclo
Crédito: Hugo Santarem/Divulgação

Cinco vezes em que Brasília foi bem retratada na tela

Publicado em Filmes, Minissérie

No aniversário da capital federal, Próximo Capítulo reúne seleção de produções televisivas e cinematográficas que mostram Brasília com bons olhos

Durante um tempo, Brasília foi lembrada por sua bela arquitetura. Depois, ao longo dos anos, a corrupção política se impregnou erroneamente na história e na visão da capital (para fora dela). Querendo valorizar o quadradinho, reunimos minisséries e filmes que mostram Brasília como a gente quer ver: com bons olhos!

Brasília na tela

1. Felizes para sempre? (2015)

Cena da minissérie Felizes pra sempre, filmada em Brasília.
Crédito: YouTube/Reprodução. Olha os cobogós aí, gente!

A minissérie da Rede Globo, de Fernando Meirelles, acompanhava o dilema moral de cinco casais na capital federal. Apesar de muita gente só lembrar da cena de nudez da atriz Paolla Oliveira, a produção mostrou verdadeiros fascínios brasilienses, como os cobogós, o céu, a Universidade de Brasília, as quadras do Plano Piloto e até o Parque da Cidade. Deixando assim muitos brasilienses orgulhosos do que viram na telinha.

2. JK (2006)

Minissérie JK
Crédito: Rede Globo/Divulgação. Cenário clássico da capital em JK

A minissérie JK, de Alcides Nogueira, narrou os 74 anos de vida de Juscelino Kubitschek, o presidente que sonhou com a construção da capital federal e foi interpretado na televisão pelo ator José Wilker. O principal desafio da produção foi retratar as diversas fases de Brasília desde a construção até a inauguração. A abertura da produção chamou bastante atenção por ter sido feita com base em desenhos de Oscar Niemeyer e por representar alguns elementos de Brasília, como o Palácio do Planalto e o Memorial JK.

3. O último Cine Drive-in (2014)

Cena do filme O último cine drive-in.
Crédito: Vitrine Filmes/Divulgação

De direção do brasiliense Iberê Carvalho, a produção mostra um patrimônio importante da capital, o último cine drive-in do Brasil. No filme, o cinema é de Almeida (Othon Bastos), um sonhador que pretende manter o local aberto mesmo não atraindo a quantidade de espectadores do passado. Ao lado do filho, Marlombrando (Breno Nina), ele precisa lidar com a ameaça de demolição do Cine Drive-in. Dentre as muitas qualidades da produção, o longa tem muitas cenas de Brasília, que a transformam em uma personagem da trama.

4. Faroeste caboclo

Diferentemente da maioria das produções que retratam Brasília, o longa-metragem de René Sampaio, inspirado na história da música homônima da Legião Urbana, foi além e mostrou vários outros lados do quadradinho como o Paranoá e até o Entorno, tendo cenas gravadas no Jardim ABC, na Cidade Ocidental (GO), para retratar a Ceilândia no fim dos anos 1970. Mas é claro que tiveram os locais clássicos como UnB, Parque da Cidade, Esplanada dos Ministérios, as superquadras e Praça dos Três Poderes.

5. Somos tão jovens

Em Somos tão jovens, de Antônio Carlos da Fontoura, a história acompanha a chegada de Renato Russo, vivido por Thiago Mendonça, em Brasília em 1973 até formar a formação das bandas Aborto Elétrico e a Legião Urbana. Entre os principais cenários de Brasília retratados estão as superquadras, mas também tem a Esplanada dos Ministérios e outros pontos da cidade — tudo isso através da história de Renato Russo.